Banco do Brasil e Caixa Econômica devem entrar em greve nesta segunda 9

  • 09/09/2024
  • 0 Comentário(s)

Banco do Brasil e Caixa Econômica devem entrar em greve nesta segunda 9

Os trabalhadores das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira 9. A decisão foi tomada de forma unânime na última sexta-feira 6, após assembleias em diversas regiões do país rejeitarem a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), considerada insuficiente pela categoria. Segundo o Sindicato dos Bancários do RN, as ofertas feitas pelos bancos não atendem às necessidades dos trabalhadores, que já enfrentam perdas significativas no poder de compra.

Entre as propostas apresentadas pela Fenaban, está o reajuste salarial de 4,64% para 2024, com um aumento real de 0,7%, além de um reajuste de 15% nos pisos salariais. Para 2025, foi oferecido um aumento real de 0,6% acima da inflação. A proposta também incluía a criação de 3.000 vagas de formação para mulheres na área de Tecnologia da Informação (TI) e o reajuste de 8% na verba de requalificação, totalizando R$ 2.285,00. No entanto, os bancários consideraram esses valores insuficientes, alegando que não são capazes de compensar as perdas inflacionárias acumuladas ao longo dos anos.

No caso do Banco do Brasil, a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) previa o limite de sete salários por ano para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além da criação de novas vagas para assistentes de negócios e supervisores de atendimento. A oferta também incluía a abertura de 500 vagas para gerente de relacionamento, impactando mais de 11 mil funcionários, além de um compromisso para resolver questões de saúde e previdência até julho de 2025. Já para os caixas, foi garantida a manutenção da gratificação até dezembro deste ano, com prioridade para promoções em funções com salários mais altos.

No que diz respeito à Caixa Econômica Federal, a proposta incluía a permissão para que mães cedessem até 60 dias da licença-maternidade para o pai, caso ambos trabalhem em empresas participantes do programa Empresa Cidadã, além de flexibilidade na jornada de trabalho, com possibilidade de redução de até 25% para acompanhamento dos filhos. A retomada das funções de caixa e tesoureiro com jornada de 6 horas e a contratação de até 500 novos empregados também faziam parte da oferta, além da garantia de indenização por Quebra de Caixa e a proibição de banco de horas negativas impostas pelos gestores.

AGORA RN


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Programa Reproduzido no AutoDJ

Anunciantes