NOTÍCIAS DO DIA: 25.10.2023

  • 25/10/2023
  • 0 Comentário(s)

NOTÍCIAS DO DIA: 25.10.2023

NOTÍCIAS DO DIA: 25.10.2023

MAIS QUALIDADE NA INFORMAÇÃO

CULTURA

Teatro Riachuelo tem arrasta-pé no palco

Foto: DIVULGAÇÃO

O projeto “Roda Potiguar de Forró” está celebrando seus cinco anos de existência, e vai levar o arrasta-pé para o palco. A cantora Tanda Macêdo, idealizadora do encontro, convocou seis convidados especiais para tocar o forró com ela no Teatro Riachuelo, quinta (26), às 19h30. A direção musical do show é assinada por Jubileu Filho. O projeto foi criado para exaltar a música nordestina, especialmente, o forró.

Entre os convidados desta edição comemorativa, está a cantora vencedora do prêmio Grammy Latino 2020, Mariana Aydar, que tem o forró como a influência musical mais marcante em sua carreira. A lista de participações inclui ainda Dodora Cardoso; Nara Costa; o cearense Luciano Moreno, que segue os passos do pai, o cantor e compositor Waldonys; e o potiguar Severo Ricardo, conhecido pelo Forró do Severo em Olho D’água do Borges, Mossoró e região. Haverá ainda uma atração “surpresa”.

O repertório da noite vai passear por clássicos do gênero, de Elino Julião ao forró das antigas. “Muitas canções potiguares são conhecidas nacionalmente e as pessoas não sabem que são daqui. Então essa é uma missão do repertório deste ano, levar mais informação ainda sobre as músicas autorais potiguares para o público, que com certeza vai chegar junto e cantar com a gente”, ressaltou Tanda.

Serviço:Roda Potiguar do Forró – 5 anos. Quinta (26), às 19h30, no Teatro Riachuelo. Os ingressos gratuitos serão distribuídos presencialmente até o dia 25, na Lampadinha Candelária, enquanto houver disponibilidade (Av. Dão Silveira, 3740).

Tribuna do Norte

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

João Câmara: 1ª Edição do Prêmio Professor José Teixeira foi Destaque no Dia do Professor

Na noite do último domingo (15), no auditório do Sest Senat aconteceu a solenidade de premiação do Prêmio Professor José Teixeira.

Prêmio que teve o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais de educação de escolas públicas e privadas do município de João Câmara que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo ações inovadoras no campo da valorização da educação, apoiadas pela comunidade. Bem como, o resgate da história de luta do homenageado.

É uma propositura do Professor e Vereador Silvano Carlos. O parlamentar destaca que “ O objetivo foi alcançado dando visibilidade as práticas cujo foco seja o desenvolvimento de competências que tornam o sujeito capaz de criar valor para o mundo à sua volta, integrando-as à construção de projetos de vida e estimulando o desenvolvimento integral dos estudantes. Bem como, resgatar a história do inesquecível Professor José Teixeira“.

A solenidade contou com de várias autoridades, a presença dos familiares do homenageado, gestores escolares e professores das redes pública e privada que disputaram o prêmio e foram homenageados.

Por Assis Silva

Blog do Jasão

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atos golpistas: primo dos Bolsonaro, Léo Índio é alvo de buscas da PF

Foto:Reprodução Redes Sociais

Nova fase da Lesa Pátria cumpre ao todo 5 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão.

Ao todo, policiais cumprem 13 mandados de busca em MT, SP, RJ e DF. Primo dos filhos de Bolsonaro, Léo Índio publicou fotos em que aparece em cima do Congresso nos atos de vandalismo.

A Polícia Federal tenta prender nesta quarta-feira (25) mais cinco suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro – quando vândalos invadiram e danificaram os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, em Brasília.

Além dos mandados de prisão preventiva, a PF cumpre também 13 ordens de busca e apreensão contra 12 suspeitos em quatro estados. A operação foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

A GloboNews apurou que Léo Índio, primo de três filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, está entre os alvos de buscas. No fim de janeiro, a PF já tinha feito buscas em endereços dele em Brasília e no Rio.

Até as 9h50, quatro dos cinco mandados de prisão já tinham sido cumpridos. A TV Globo apurou que os alvos são:

  • José Carlos da Silva, de Cuiabá (MT) (também alvo de buscas);
  • Luiz Antônio Villar de Sena, de Cuiabá (MT);
  • Cézar Guimarães Galli Júnior, de Cuiabá (MT);
  • Fabrício Cisneiros Colombo, de Cáceres (MT);
  • Walter Pereira, de Santos (SP).

Esta é a 19ª fase da operação Lesa Pátria, iniciada ainda em janeiro. A etapa atual mira tanto os participantes dos atos golpistas quanto os incentivadores da ação.

Segundo a PF, há mandados sendo cumpridos em Cuiabá (MT), Cáceres (MT), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e em Brasília (DF).

Até a última atualização desta reportagem não haviam sido dadas informações sobre os alvos dos mandados de prisão e de busca e apreensão.

g1

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Confira temas de atualidades e reportagens que podem cair no Enem

Matérias da Agência Brasil podem ser úteis na preparação para a prova

ouvir:

Fórmulas, regras gramaticais e datas históricas são conteúdos importantes para saber antes de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, além das matérias aprendidas em sala de aula, as questões do Enem costumam trazer temas atuais, que muitas vezes são abordados de forma integrada em mais de uma disciplina.

Tanto para a redação quanto para as questões objetivas que envolvem temas da atualidade, os alunos devem estar bem informados sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo.

As atualidades no Enem são cobradas de forma interdisciplinar, e podem estar inseridas em questões de língua portuguesa, matemática, biologia, geografia e história, por exemplo.

Um dos assuntos que pode ser abordado são os impactos ambientais e o aumento dos casos extremos, na avaliação do professor de geografia e atualidades e gerente de marketing de conteúdo da plataforma Descomplica, Cláudio Hansen.

O especialista cita a relação do desmatamento da Amazônia e o aumento das emissões de gases do efeito estufa com a intensificação do aquecimento global e o fortalecimento de eventos extremos como as ondas de calor e os ciclones. Os casos de tragédias causadas por chuvas e deslizamentos, como os de Petrópolis (RJ) em 2022 e Bertioga (SP), em 2023, também ganham força na prova do Enem.

Outro tema que pode cair na prova é a questão dos povos originários no Brasil, segundo o professor. “As disputas pelas demarcações de terras para povos originários gera grande debate e ao longo de 2023. Vimos a intensificação da luta dos povos yanomami contra o avanço do garimpo ilegal e da violência que esse processo imprimiu”, explica.

O conhecimento do conceito de democracia, bem como as recentes ameaças que Estados estão combatendo, também podem ser tema de questões do Enem. O professor cita casos como as derrubadas de governo na região africana do Sahel. que desde 2021 vem acumulando crises profundas.

A guerra da Ucrânia e seus desdobramentos, apesar de já ter aparecido no Enem, ainda pode ser abordada. Outros temas citados pelo professor Cláudio Hansen são o racismo e os casos de violência relacionados a ele e o avanço tecnológico e o redesenho do mundo do trabalho com o avanço da inteligência artificial.

Nomes da arte

Grandes nomes da arte que faleceram recentemente também podem ser temas abordados nas provas, segundo a professora Carol Mendonça, do canal Português para Desesperados. Ela cita como exemplo as cantoras Rita Lee, que morreu em maio deste ano, e Gal Costa, falecida em novembro do ano passado.

“Rita Lee já caiu na parte de linguagens com relação aos Mutantes. Gal Costa também tem muitas obras que podem ser trabalhadas, porque o Enem gosta de trabalhar músicas. Até mesmo a participação histórica delas com relação ao papel da mulher no cenário artístico brasileiro pode ser abordada”, sugere.

Carol Mendonça separou uma lista de 10 principais eixos temáticos que merecem atenção dos alunos: educação, meio ambiente e sustentabilidade, saúde, segurança, economia e desenvolvimento, cultura e comportamento, tecnologia e informação, comunicação e linguagem, preconceito e acessibilidade.

Segundo ela, apesar de as questões do Enem serem bem explicativas nos enunciados, a resolução será mais fácil para os alunos que já têm conhecimento sobre os temas de atualidade que forem abordados. “Vale a pena dar uma olhada nesses temas, porque se cair na prova não vai ser um susto tão grande”.

Veículos de Comunicação

Temas como vacinação, meio ambiente, saúde e educação estão na lista de atenção do professor Noslen. Ele orienta os alunos a prestar atenção nos assuntos que foram tema do noticiário nos últimos meses, com a leitura de notícias de vários veículos diferentes.

“É bom investir na leitura de notícias de vários veículos diferentes, para ver como cada veículo aborda aquele assunto”, diz o professor Noslen, alertando que a fonte de informação deve ser veículos que têm referência e validação.

AGÊNCIA BRASIL

_____________________________________________________________________________________________________________________________ 

Projeto Sertão Vivo destinará R$ 150 milhões a 38 mil famílias no RN

Iniciativa do BNDES e do FIDA beneficiará famílias no semiárido nordestino visando ações que contribuirão para o combate à fome e aos efeitos das mudanças climáticas.

O governo federal anunciou nesta terça-feira (24) o projeto Sertão Vivo, Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste, que vai destinar R$ 1,8 bilhão a 439 mil famílias no semiárido nordestino. O projeto Sertão Vivo destinará R$ 150 milhões a 39 mil famílias. A governadora Fátima Bezerra participou do evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

A iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), das Nações Unidas visa ações que contribuirão para o combate à fome e aos efeitos das mudanças climáticas.

Durante o evento no Palácio do Planalto, o BNDES e o FIDA assinaram o contrato de financiamento dos recursos que serão disponibilizados para todos os nove estados da região, que tiveram os projetos aprovados no âmbito do edital lançado em julho deste ano.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que não é apenas um projeto social, mas um campo de pesquisa estratégico diante do cenário de eventos climáticos extremos. Segundo ele, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) também é uma das parceiras do projeto.

“Nós tivemos o ano mais quente da histórica da terra, o mês mais quente, o dia mais quente da história da terra agora. E 98% da previsão meteorológica [indicam] que os cinco próximos anos serão ainda mais quentes do que este”, destacou. “A caatinga…o semiárido é uma região que historicamente foi exposta à ausência de recursos hídricos, ao sol intenso, a variações de temperatura e ao aquecimento”, lembrou Mercadante.

Pela sua conta no Instagram, a governadora Fátima Bezerra comemorou a conquista dos recursos do Sertão Vivo para o RN. “Conseguimos aprovar nosso projeto no Programa Sertão Vivo com investimento na ordem de R$ 150 milhões! Essa é uma parceria entre @bndesgovbr, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e @governodobrasil, que visa apoiar projetos dos Estados da região Nordeste que promovam o aumento da resiliência climática da população rural do Semiárido do Nordeste brasileiro”.

Novo Notícias

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Corredores do Walfredo começam a ser esvaziados após transferência de pacientes

Governo do Estado e Prefeitura do Natal começaram a atender determinação da Justiça e recomendação do MP

Foto: Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte e a Prefeitura do Natal começaram a cumprir nesta semana decisões da Justiça que têm como objetivo desafogar os corredores do Hospital Walfredo Gurgel, o maior da rede pública do Estado.

Seguindo determinações do Judiciário, o Governo do Estado abriu novos leitos ortopédicos na sua rede e se prepara para abrir uma nova área no próprio Walfredo. Já a Prefeitura do Natal iniciou a ampliação dos atendimentos na área de traumatologia e ortopedia de modo que menos pacientes sejam encaminhados para o hospital.

Todas as ações foram determinadas pela Justiça após solicitação do Ministério Público Estadual (MPRN), que está acompanhando o caso através da promotora da Saúde, Iara Pinheiro.

Walfredo

A ampliação do Walfredo Gurgel está prevista em um acordo entre Governo do Estado e Ministério Público que foi homologado em agosto pelo juiz Artur Cortez Bonifácio, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal. Por esse acordo, ficou decidido que seriam abertos 15 novos leitos no Walfredo, com o 5º andar da unidade.

Os servidores que vão atuar nessa nova área já foram convocados pelo Governo do Estado. Os atos foram publicados no Diário Oficial na semana passada e nesta terça-feira (24). Os funcionários têm 30 dias para se apresentar e começar a trabalhar. Na lista, estão 56 profissionais, sendo 23 técnicos de enfermagem.

O hospital também está passando por obras de reforma e ampliação, com um investimento pouco acima dos R$ 9 milhões, que incluem a construção de um novo centro cirúrgico, melhorias no Centro de Tratamento de Queimados, em dois andares do bloco B e recuperação das instalações elétricas.

O acordo assinado entre Governo e MPRN também previa a abertura de 20 novos leitos no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, etapa que já foi cumprida.

Prefeitura

Além disso, o Ministério Público conseguiu na Justiça que a Prefeitura do Natal fosse proibida de limitar atendimentos ortopédicos em prestadores privados de serviço, o Hospital Memorial e a Prontoclínica Paulo Gurgel.

Isso porque chegou ao conhecimento do Ministério Público que os dois hospitais privados receberam ordem da gestão municipal para atender via SUS apenas o limite de pacientes previsto em contrato, muito embora a demanda seja maior. O excedente estava sendo encaminhado para o Walfredo.

Em 10 de outubro, o juiz Cícero Martins de Macedo Filho, da 3ª Vara da Fazenda Pública, atendeu a um pedido da promotora Iara Pinheiro e determinou que a prefeitura não limitasse os atendimentos nos prestadores privados. Segundo o MPRN, a Prefeitura do Natal acatou parcialmente a ordem da Justiça. Com isso, a capacidade diária de atendimentos foi ampliada para 15 por dia (estava em cerca de metade disso).

Com o cumprimento das decisões, no último fim de semana os corredores do Walfredo Gurgel começaram a ser esvaziados. Com isso, 35 pacientes com necessidade de atendimento ortopédico foram transferidos entre o sábado e o domingo.
Segundo o MPRN, em 23 de outubro, havia apenas 16 pacientes nos corredores.

AGORA RN

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Prefeito tem 10 dias para exonerar filhos, esposas e sobrinho de vereadores e irmão de secretário

Um inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) para investigar a prática de nepotismo na Prefeitura de Riachinho, no Bico do Papagaio, após denúncias anônimas apontarem a contratação de pessoas ligadas a vereadores da base do prefeito, Ronaildo Bandeira, do Solidariedade.

Em 2022, pressionado pelo Ministério Público, o gestor municipal já havia exonerado parentes, até o terceiro grau, dos vereadores, vice-prefeito, secretários municipais e outros dirigentes, que estavam ocupando cargos comissionados ou funções gratificadas, com exceção dos servidores aprovados em concurso público.

Dessa essa vez, o MPTO pediu a exoneração de outras sete pessoas, que incluem filha, esposo, esposas e sobrinho de vereadores da base do prefeito.

As pessoas citadas são, Débora Carvalho Oliveira (filha do presidente da Câmara Municipal); João de Oliveira Abreu (esposo da vereadora Velzeni Araújo Batista); Mayla Katiele Silva Freitas (filha do vereador Danil Freitas); Dileuza Pereira Silva (esposa do vereador Antônio Carvalho de Sousa); Karys Alves da Silva (esposa do vereador Daniel Gouveia Feitosa); Iago Gustavo Alves Feitosa (sobrinho do vereador Daniel Gouveia); Hilário Santana da Silva (irmão do secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças, David Santana da Silva).

O Ministério ainda cita que o grau de formação profissional de nível superior completo no caso da servidora Débora Carvalho Oliveira, não se conforma com os requisitos ou predicados exigíveis para a boa gestão pública, confirmando a prática do ato de improbidade administrativa.

“A nomeação dos sete servidores [...] para cargos políticos agridem, de forma direta, os princípios da legalidade, da impessoalidade, da eficiência e da moralidade administrativa. A afronta a valores republicanos se torna mais patente no que concerne à nomeação de parentes desprovidos de formação acadêmica ou experiência profissional que os credenciem para exercício das atribuições do cargo político, em notório desvio de finalidade”, disse o MPTO.

A Prefeitura de Riachinho terá o prazo de 10 dias para o cumprimento da recomendação emitida pelo Promotor de Justiça da Comarca de Ananás, Leonardo Gouveia Olhe Blanck, sob pena de responder a medidas judiciais. O prefeito deverá enviar cópias de todos os atos de cancelamento de contrato, exoneração e/ou rescisão contratual relacionados aos casos de nepotismo.

O documento do MPTO foi expedido nesta quinta-feira (19/10).

AF Noticias

Blog do Jasão

_____________________________________________________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO SUPERIOR

UFRN aprova quadro de vagas para 2024

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, 24, os quadros de vagas para ingresso em 2024 na graduação presencial e a distância. A instituição irá ofertar 7.186 vagas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), distribuídas em 4.902 para o primeiro semestre e 2.284 para o segundo semestre. O número foi acrescido de 50 vagas em comparação a 2023, em virtude da criação do novo curso de Relações Internacionais, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Os conselheiros também decidiram flexibilizar as notas mínimas exigidas no Sisu, excepcionalmente na edição 2024, em decorrência dos impactos da pandemia da covid-19.

No total, serão ofertadas 7.804 vagas de graduação presencial, que incluem 166 vagas para graduações com Processo Seletivo Específico (PSE); 444 vagas para reingresso de segundo ciclo e oito vagas para mobilidade interna. A oferta de vagas do Programa de Estudantes de Convênio (PEC-G) foi aprovada em resolução própria, tendo em vista as datas do calendário disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Além dessas, a UFRN ofertará 300 vagas para os cursos a distância de licenciatura em História e Pedagogia, remanescentes de edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As vagas serão distribuídas igualmente entre os dois cursos e divididas entre demanda social e para professores da rede. O curso de História contemplará 30 vagas para cada polo de apoio presencial, nos municípios de Caraúbas, Currais Novos, Lajes, Luís Gomes e Macaíba. A licenciatura em Pedagogia também contemplará 30 vagas para cada polo de apoio presencial, nas cidades de Guamaré, Macaíba, Marcelino Vieira, Martins e Nova Cruz.

A flexibilização das notas mínimas considera as dificuldades ocasionadas pela pandemia na educação, a partir do entendimento de que “os estudantes, sobretudo da rede pública de ensino, tiveram o processo de aprendizagem comprometido em razão da dificuldade de acesso ao ensino remoto”, explicou a relatora do processo, Elda do Nascimento Melo. Diante desse contexto, a nota mínima nas provas de todas as áreas do conhecimento deverá ser superior a zero. A mesma decisão foi tomada anteriormente para o Sisu 2021, 2022 e 2023, a fim de preservar o critério de inclusão social vigente na UFRN.

Portal UFRN

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Lesa Pátria: PF cumpre mandados de busca e apreensão em 4 estados

Ação visa prender pessoas que participaram dos atos de 8 de janeiro

ouvir:

A Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (25), cinco mandados de prisões preventivas e 13 mandados de busca e apreensão no âmbito da 19ª fase da Operação Lesa Pátria. A ação visa identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os atos de 8 de janeiro, em Brasília, quando as sedes dos três poderes - Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal - foram invadidas e depredadas.

As medidas judiciais têm relação a 12 investigados e estão sendo cumpridas em Cuiabá (MT), Cáceres (MT), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e em Brasília (DF). Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo”, explicou a PF, em nota.

AGÊNCIA BRASIL

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


 Locutor no Ar

Peça Sua Música

Programa Apresentado no Sistema AutoDJ .


Anunciantes