NOTÍCIAS DO DIA : RÁDIO E WEB TV TOUROS ANO 2023
- 28/10/2023
- 0 Comentário(s)

NOTÍCIAS DO DIA: Edição de sexta-feira,01.12.2023
MAIS QUALIDADE NA INFORMAÇÃO
D E S T A Q U E D O D I A
Imagem do Bom Jesus dos Navegantes(01.12.2023)
Foto: Rádio e Web Tv Touros
N O T Í C I A S
Rogério Marinho é acusado de usar recursos da Codevasf para abusar da máquina (Foto: Roque de Sá / Senado)
O desembargador Expedito Ferreira, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), determinou que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) detalhe todas as verbas que foram encaminhadas a municípios potiguares durante os anos de 2021 e 2022. A intimação será encaminhada ao diretor-presidente da companhia, Marcelo Andrade Moreira Pinto.
Na época do envio dos recursos, o atual senador Rogério Marinho (PL) era ministro do Desenvolvimento Regional – pasta à qual a Codevasf está ligada. Pela decisão de Expedito Ferreira, a Codevasf terá de mostrar quais valores foram enviados para o Estado e quem fez a solicitação dos recursos.
A decisão do desembargador foi proferida nesta sexta-feira (1º) atendendo a um pedido do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PSD), que perdeu para Rogério Marinho na disputa pelo Senado em 2022. Carlos Eduardo move uma ação contra o adversário desde agosto do ano passado, acusando o senador bolsonarista de abuso de poder político e econômico, por ter usado a estrutura do Governo Federal – Ministério do Desenvolvimento Regional e Codevasf – para obter vantagem eleitoral na corrida para o Senado, privilegiando prefeitura de aliados políticos.
Além de encaminhar mais recursos para prefeitos aliados, em detrimento das reais necessidades do RN, Rogério Marinho teria agido para alterar o rol de atuação da Codevasf, estatal ligada ao MDR, para, de maneira inédita, passar a atender o RN. A empresa, então, começou a ser turbinada com verba do orçamento secreto.
Esta é a 3ª vez que o TRE-RN determina à Codevasf que encaminhe o detalhamento dos recursos enviados ao RN. Em uma delas, houve decisão colegiada do próprio TRE. A estatal respondeu intimações anteriores e enviou as informações, mas com dados considerados incompletos.
“Os registros cuja obtenção foi deferida por decisão colegiada desta Corte Eleitoral apresentam natureza pública e seriam passíveis de ampla fiscalização pela sociedade civil, devendo ser disponibilizados com o máximo de transparência possível, não sendo excessivo reclamar a individualização do responsável pelo pedido de envio e as finalidades as quais se destinavam”, enfatizou o desembargador.
Na decisão desta sexta-feira, Expedito Ferreira também mandou intimar os prefeitos Allyson Bezerra, do município de Mossoró, e Jacinto Lopes de Carvalho, de Severiano Melo, para que forneçam os documentos que comprovem os requerimentos para recebimento de recursos em 2021 e 2022.
Na ação movida junto ao TRE, Carlos Eduardo busca comprovar que Rogério Marinho utilizou um “critério eleitoreiro” para enviar verbas a municípios do Estado no período pré-eleitoral.
Para o ex-prefeito, o critério utilizado não foi técnico. Na avaliação de Carlos Eduardo, o problema só ocorreu por causa do instrumento do “orçamento secreto”, como foi batizado o envio de verbas aos municípios pelo Governo Federal através das emendas de relator. No fim do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que o formato de distribuição de emendas era inconstitucional.
Blog do Barreto
Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens
Dezembro Vermelho é mês de conscientização e prevenção das ISTs
ouvir:
Dados do Ministério da Saúde indicam que o país vem registrando queda nos casos de HIV/aids, mas não entre homens de 15 a 29 anos. Nesta faixa, o índice tem aumentado, chegando, em 2021, a 53,3% dos infectados de 25 a 29 anos. Os números da pasta também registram crescimento dos casos de sífilis em homens, mulheres e gestantes.
No mês em que se realiza a campanha Dezembro Vermelho, iniciativa de conscientização para a importância da prevenção contra o vírus HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que, se não tratadas, essas infecções podem causar lesões nos órgãos genitais, infertilidade, doenças neurológicas e cardiovasculares e até câncer como o de útero e de pênis.
Ao longo do mês de dezembro, a sociedade médica esclarece as principais dúvidas envolvendo as ISTs por meio de live, posts e vídeos em seu perfil nas redes sociais (@portaldaurologia).
Vacinação
Apesar de o SUS oferecer a vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, segundo o Ministério da Saúde, a cobertura da segunda dose está em 27,7% entre os meninos. Já entre as meninas, a cobertura é maior, atingindo 54,3%, mas ainda longe dos 95% recomendados.
Karin Jaeger Anzolch, diretora de Comunicação da SBU e uma das responsáveis pela campanha, disse que os urologistas têm percebido que o uso dos preservativos nas relações sexuais tem decaído muito nos últimos anos, enquanto a transmissão das ISTs segue em alta.
“Outra grande preocupação é que muitas dessas infecções estão se tornando resistentes aos tratamentos existentes, em várias partes do mundo. Por essas razões, decidimos que temos que voltar a falar mais sobre o assunto, alertar e instruir a população e os agentes de saúde, e este é o terceiro ano consecutivo que adotamos o Dezembro Vermelho, mês já tradicional de conscientização sobre a aids, como o mês dedicado à temática de todas as ISTs”, disse a médica, em nota.
Sintomas
As ISTs podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Entre as mais comuns estão herpes genital, sífilis, HPV, HIV/aids, cancro mole, hepatites B e C, gonorreia, clamídia, doença inflamatória pélvica, linfogranuloma venéreo e tricomoníase.
Algumas ISTs, em seu estágio inicial, são silenciosas, não apresentando sinais ou sintomas, ou os sintomas iniciais podem desaparecer espontaneamente, dando a falsa impressão de que a doença foi curada, o que pode atrasar o tratamento e agravar as complicações e as consequências, que podem ser infertilidade, câncer e até mesmo a morte.
Entre os sintomas mais comuns estão: feridas, corrimento, verrugas, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.
O uso do preservativo (masculino ou feminino) continua sendo a melhor forma de prevenção, além da vacinação contra ISTs como HPV e hepatite.
Estatísticas de HIV/aids
Dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids 2022 do Ministério da Saúde apontam que o número de infectados vem caindo, exceto entre os homens de 15 a 29 anos. De acordo ainda com o boletim, a quantidade de infectados pelo HIV em 2021 era maior entre os homens de 25 a 29 anos (53,3%). Nas mulheres, o maior índice foi registrado entre 40 e 44 anos (18,4%).
Somente em 2021, foram contabilizadas 28.967 infecções pelo vírus em pessoas com idade entre 15 e 39 anos, sendo 22.699 entre os homens e 6.268 entre as mulheres.
Na análise do número de casos em geral, a maior quantidade nos últimos anos vem sendo registrada entre o sexo masculino.
Segundo Karin Anzolch, na época que eclodiu a aids, e por vários anos depois, muitas pessoas se assustaram e de fato passaram a adotar e a exigir o uso do preservativo, bem como começaram a ter mais cuidado na escolha de parceiros. Entretanto, com o tempo, muitas pessoas se descuidaram e passaram a banalizar os riscos de contágio, o que não só as deixaram novamente expostas ao HIV, mas a todas as outras ISTs que são altamente prevalentes.
Outro ponto importante de salientar, de acordo com a médica, é que, embora as pessoas que vivem com HIV hoje em dia disponham de tratamentos eficazes que não somente prolongam, mas também oferecem uma boa qualidade de vida, não se pode esquecer que, para isso, elas precisam tomar regular e constantemente medicações e ter uma rotina bem rígida de cuidados, exames e controles médicos, já que ainda se trata de uma doença incurável.
“Agora imagine um jovem, iniciando a sua vida, contraindo uma doença dessas e já tendo que conviver com esse ônus, influenciando todo o seu presente e futuro. E é o que está ocorrendo, infelizmente, sobretudo entre o público jovem masculino, em que se verificou um aumento na incidência da doença. Isso é resultado de uma série de razões, mas sem dúvida a exposição durante a prática de sexo desprotegido, bem como o consumo de drogas injetáveis, estão entre os principais fatores”, afirmou a médica.
Desde o início da epidemia de aids (1980) até 2021, foram notificados no Brasil 371.744 óbitos devido à doença. A maior proporção desses óbitos ocorreu no Sudeste (56,6%), seguido das regiões Sul (17,9%), Nordeste (14,5%), Norte (5,6%) e Centro-Oeste (5,4%).
Estatísticas de sífilis
Segundo o Boletim Epidemiológico Sífilis 2023, do Ministério da Saúde, de 2012 a 2022, foram notificados no país 1.237.027 casos de sífilis adquirida, 537.401 casos de sífilis em gestantes, 238.387 casos de sífilis congênita e 2.153 óbitos por sífilis congênita. Houve aumento na taxa de detecção de sífilis adquirida de 2012 a 2022, exceto em 2020, provavelmente em decorrência da pandemia de covid-19.
O boletim também indica aumento em casos e taxa de detecção de gestantes com sífilis, de 2012 a 2022. A Região Sudeste é a campeã, com 248.741 casos registrados, seguida do Nordeste, com 112.073.
“A sífilis se manifesta inicialmente como uma lesão na pele, no local onde foi feita a inoculação por contato direto com a lesão de uma pessoa infectada (sífilis primária). Mesmo sem tratamento, essa lesão inicial cicatriza espontaneamente, dando a falsa impressão de que a lesão não era ‘nada de grave’, mas a pessoa continua infectada e a doença continua evoluindo, podendo provocar a morte do paciente”, destacou Alfredo Canalini, presidente da SBU.
Na opinião do vice-presidente da SBU, Roni de Carvalho Fernandes, para combater a sífilis no Brasil, algumas medidas poderiam ser adotadas, como educação e conscientização, acesso facilitado a testes e tratamentos, melhorias no sistema de saúde, ampliação do pré-natal e fortalecimento da vigilância epidemiológica.
“É importante ressaltar que a adoção dessas medidas deve ser feita de forma integrada e contínua, visando à prevenção, detecção e tratamento adequado da sífilis para reduzir sua incidência e impacto no Brasil”, recomenda Fernandes.
Vacinação contra o HPV
O papilomavírus humano (HPV) é responsável por cerca de 50% dos cânceres, entre os quais colo de útero, ânus, vulva, vagina, orofaringe e pênis. E a vacinação contra o HPV é a forma mais eficaz de prevenir o contágio.
A SBU realiza anualmente, em setembro, a campanha #Vemprouro, de conscientização da saúde do adolescente masculino, e aproveita para chamar a atenção sobre a importância da imunização.
Segundo a médica Karin, o índice de vacinação ainda está muito aquém do ideal, especialmente entre os meninos. Além dos cânceres, o HPV também pode ocasionar verrugas genitais de demorado e difícil tratamento, que estigmatizam a pessoa e levam a consequências nos relacionamentos e risco de transmissão.
“Pessoas com imunossupressão, nas quais se incluem os transplantados e pessoas que vivem com HIV, têm riscos ainda maiores, e a faixa etária para vacinação gratuita nesse grupo e para as pessoas vítimas de violência sexual foi estendida para até 45 anos. Temos trabalhado muito a vacinação do HPV, justamente por todas essas questões, mas especialmente entre os adolescentes masculinos, um público que ainda não está sendo suficientemente motivado ou direcionado para receber esse benefício”, sinaliza Karin.
Como o HPV é uma doença na maioria das vezes assintomática e com remissão espontânea em até dois anos, muitas pessoas não descobrem ter o vírus e o transmitem a seus parceiros. Por isso a importância do incentivo à vacinação. A vacina está disponível no SUS para meninos e meninas de 9 a 14 anos (além de pessoas imunossuprimidas), mas a cobertura ainda não chega nem próxima da meta recomendada de 95%.
Entre as consequências do HPV estão os cânceres de colo de útero e de pênis. Em 2021, foram registradas mais de 6 mil mortes de mulheres devido ao câncer de colo de útero, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. E a estimativa é que surjam mais de 17 mil novos casos em 2023.
Com relação ao câncer de pênis, de 2007 a 2022, foram realizadas no SUS 7.790 amputações de pênis decorrentes de tumores malignos, o equivalente a uma média de 486 procedimentos por ano. Em relação ao número de mortalidade em decorrência da doença, é registrada uma média de 400 por ano.
AGÊNCIA BRASIL
CONFIRA OS VALORES RECEBIDOS(créditos) PELOS MUNICÍPIOS DE PUREZA,TOUROS,SÃO MIGUEL DO GOSTOSO E RIO DO FOGO REFERENTES A 3ª PARCELA DE NOVEMBRO DE 2023
.PUREZA R$ 1.009.650,35 C
.TOUROS R$ 2.946.618,80 C
.SÃO MIGUEL DO GOSTOSO R$ 1.273.946,66 C
.RIO DO FOGO R$ 1.271.938,52 C
Fonte: SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
FPM PUREZA: Mais de 2 milhões e 600 mil entraram nos cofres da prefeitura de Pureza em novembro de 2023.Confira !
Dia 10/11 - R$ 1.316.309,00 C
Dia 20/11 - R$ 283.374,29 C
Dia 30/11 - R$ 1.009.650,35 C
Total R$ 2.609.333,64C
Fonte:SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
Prefeita e vice de Pedro Velho tem mandato cassado; novas eleições serão realizadas
Foto: Internet
A corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) julgou recurso interposto por Francisca Edna de Lemos e Rejane Maria de Lima Costa, respectivamente, prefeita e vice do município de Pedro Velho. Os magistrados seguiram o voto do relator, desembargador Expedito Ferreira, e foi confirmada a sentença condenatória, mantendo a cassação do diploma de ambas investigadas, pela prática de abuso de poder político. A decisão ocorreu durante sessão plenária desta quarta-feira (29).
De acordo com a decisão, também foi aplicada sanção de inelegibilidade apenas para a então prefeita Francisca Edna, a contar nos oito anos subsequentes à eleição de 2020, nos termos do art. 22, XIV, da Lei Complementar nº 64/1990. Foi determinado o afastamento imediato de ambas as recorrentes dos cargos e a realização de novas eleições para ocupar as cadeiras no município, ficando interinamente no cargo o presidente da câmara local até a execução do pleito.
O julgamento teve como base para a justificativa o Art. 73, inciso V, da Lei nº 9.504/97: “São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: (…) V – nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito.”
A nova votação pode ocorrer até seis meses antes das Eleições Municipais de 2024, com agendamento seguindo o calendário de eleições suplementares disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Sobre o caso
Francisca Edna de Lemos foi eleita vereadora da cidade e, como exercia a presidência da Câmara de Vereadores do local substituiu a prefeita Dejerlane Macedo, que teve seu mandato cassado pela corte do TRE-RN. Assim, foram agendadas eleições suplementares das quais ela participou como candidata ao cargo de prefeito daquele município e venceu.
A Coligação Pedro Velho Para Todos, formada pelos partidos PT, PCdoB e PV, ingressou com ação de investigação judicial eleitoral contra a prefeita e a vice-prefeita Rejane Maria de Lima Costa, acusando-as de prática de abuso de poder político e de conduta vedada. De acordo com a acusação, a gestora municipal, no período em que assumiu temporariamente a Prefeitura, teria realizado mais de 300 novas contratações com o objetivo de promover sua candidatura ao pleito suplementar.
Tribuna do Norte
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 37 milhões
Foto: Agência Brasil
As seis dezenas do concurso 2.662 da Mega-Sena serão sorteadas nesta quinta-feira (30), a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.
Caso apenas um apostador ganhe o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 224,5 mil de rendimento no primeiro mês. O prêmio está estimado em R$ 37 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Agência Brasil
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta quinta
Segundo o Dieese, salário extra injetará R$ 291 bilhões na economia
ouvir:
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela paga até esta quinta-feira (30). A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 291 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.057.
Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 25 de maio e 8 de junho. A segunda foi depositada de 26 de junho a 7 de julho.
Quem tem direito
Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.
Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.
Cálculo proporcional
O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos 1 ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.
A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.
Tributação
O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre o décimo terceiro, incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela.
A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.
AGÊNCIA BRASIL
FPM de novembro fecha com crescimento de 2,67% em relação ao mesmo mês de 2022
Com o pagamento aos cofres municipais, previsto para a próxima quinta-feira (30), da última parcela do mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), novembro de 2023 apresenta crescimento de 2,67% em comparação ao mesmo período do ano passado.
O acumulado do mês interrompe uma sequência de quatro meses de queda nos repasses regulares, conforme levantamento feito pela área de Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, registra nota do portal virtual da entidade.
A quantia será de R$ 3.361.493.666,37, levando em consideração a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), enquanto que o valor total bruto representa R$ 4.201.867.082,96.
Blog do Jasão
Abertura da 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária será hoje
Evento funcionará das 10h às 22h, até sábado 2; Entrada é franca
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Começa nesta quarta-feira, 29, e segue até o próximo sábado, 02, a 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada pelo Governo do RN, por meio da por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). A abertura ocorrerá a partir das 10h, na Escola de Governo, com a presença da governadora Fátima Bezerra, no Centro Administrativo do Estado, em Natal (RN).
A Feira e os estandes funcionarão das 10h às 22h. A entrada é gratuita. São 58 empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária, vila gastronômica e estandes institucionais, distribuídos em mais de 2.500 metros quadrados, na sede do governo estadual. A expectativa de público é de aproximadamente 12 mil pessoas.
O evento conta com investimento via projeto Governo Cidadão, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A programação cultural da Feira Potiguar é coordenada pela Fundação José Augusto, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, com o nome “Festival do MST: por terra, arte e pão!” Haverá shows de Odair José, Cátia de França, Santanna, o Cantador, Nação Zumbi, Karina Nuhr e Academia da Berlinda, dentre outras atrações.
Durante a Feira, no Centro Administrativo e no Mercado da Agricultura Familiar, serão realizadas cerca de 30 atividades de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; agroecologia; assistência técnica e extensão rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados e cooperativismo solidário; e protagonismo feminino.
A Fepafes é realizada em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-RN), com apoio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), da Agência de Fomento do RN (AGN), da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas) e do Sistema Ocern (Organização das Cooperativas do RN). O evento conta ainda com apoio institucional do Governo Federal, por meio do Banco do Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
SERVIÇO:
Local: Centro Administrativo do Estado, Natal (RN)
Hora: das 10h às 22h
A entrada é gratuita.
Localização:
Abertura – Auditório Nísia Floresta – Escola de Gov
Palco Sementes – Pavilhão Feira
Palco Árvore – Campo de Futebol
AGORA RN
Mais Médicos terão 28 mil profissionais em campo até o fim do ano
Profissionais concluem esta semana curso de capacitação
ouvir:
Esta semana, cerca de 3,5 mil médicos concluem o curso de capacitação para trabalhar no Programa Mais Médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, esta é a maior turma em formação desde o lançamento do programa há 10 anos. Com a retomada da iniciativa, no primeiro semestre, foram 34 mil pedidos de inscrição, o maior número da história. O ministério acredita que, até o fim deste ano, 28 mil profissionais estarão atuando nos municípios. Atualmente, 20 mil estão alocados.

Nesta terça-feira (28), os médicos que fazem o curso em São Paulo farão uma prova para ingressar no programa. Na segunda-feira (27), os profissionais tiveram uma aula intensiva de preparação para o teste. Eles precisam passar por esse exame que, entre outros assuntos, aborda atenção primária à saúde e o acolhimento dos pacientes.
“A gente vai pensar na população quilombola, na população ribeirinha, na atenção à saúde prisional, na população LGBTQIA+, e a gente traz tanto essas políticas como alguns problemas de saúde mais prevalentes, como hipertensão e diabetes, mas também tuberculose, hanseníase, malária, covid, raiva”, disse Mariana Tomasi Scardua, coordenadora pedagógica do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) - Polo São Paulo.
Em São Paulo, 1,3 mil médicos que vão atuar nas regiões Sul e Sudeste fazem o treinamento, com duração de 30 dias. Após aprovação nesse módulo, eles terão a inscrição efetivada.
O curso também foi realizado na Bahia e em Minas Gerais para os médicos que vão trabalhar nas outras regiões do país. Os aprovados terão de 4 a 8 de dezembro para se apresentar nos municípios. Os médicos formados no exterior ou estrangeiros vão receber um registro temporário para atuar enquanto não passam pelo Revalida, exame que valida diplomas de medicina de formados fora do Brasil.
O objetivo do Ministério da Saúde é ampliar ainda mais o programa. “No primeiro semestre já foi possível recompor o quantitativo de profissionais que estavam no programa ao longo do tempo. Ele vinha sendo bastante descaracterizado e, agora, nesse segundo semestre, estamos providenciando vagas novas. Vamos chegar a 28 mil médicos alocados até o final deste ano”, disse Felipe Proenço de Oliveira, secretário adjunto de Atenção Primária do Ministério da Saúde.
Nídia Machado é formada na Nicarágua. “Eu já trabalhei aqui [no Brasil], mas com uma liminar. Ao final do processo, eu perdi e tenho que fazer o Revalida”, explicou.
Ela disse que há similaridades entre as doenças encontradas no seu país e, especialmente, na Região Norte do Brasil.
A médica Gabriela Ferrari Santos participa do curso em São Paulo e avalia o programa como uma oportunidade para levar atenção básica a toda população. “Para que o brasileiro entenda a importância do SUS [Sistema Único de Saúde], colocar o SUS em prática de verdade e mostrar para a nossa gente que a gente tem o melhor sistema”, avalia.
AGÊNCIA BRASIL
João Câmara com alerta laranja de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; confira outros municípios na lista
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para a maior parte do Rio Grande do Norte. O aviso foi iniciado às 6h15 e é válido até às 12 horas desta terça-feira (28).
De acordo com o comunicado do instituto, as cidades potiguares podem ser atingidas por chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de até 100 km/h. “Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, alertou.
O Inmet ainda orienta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas. Além disso, recomenda que, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Confira as cidades
Acari
Assú
Afonso Bezerra
Alto do Rodrigues
Angicos
Areia Branca
Arez
Campo Grande
Baía Formosa
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Canguaretama
Carnaubais
Ceará-Mirim
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Cruzeta
Currais Novos
Espírito Santo
Extremoz
Fernando Pedroza
Florânia
Galinhos
Goianinha
Governador Dix-sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Itajá
Jaçanã
Jandaíra
Boa Saúde
Japi
Jardim de Angicos
João Câmara
Jucurutu
Jundiá
Lagoa d’Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Macaíba
Macau
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Paraú
Parazinho
Parnamirim
Passa e Fica
Passagem
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Poço Branco
Porto do Mangue
Pureza
Riachuelo
Rio do Fogo
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Bento do Trairi
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São José do Campestre
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serrinha
Sítio Novo
Taipu
Tangará
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Tibau do Sul
Touros
Triunfo Potiguar
Upanema
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor
Blog do Jasão
RN registra chuvas de até 316mm em 24 horas; veja boletim
Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
O boletim publicado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) aponta que as últimas 24h da segunda-feira (27) registraram números surpreendentes de chuva. A cidade de Brejinho, na região agreste, apresentou o maior quantitativo, com 316mm. Natal teve 194.9mm e Extremoz teve o maior acumulado da região metropolitana, com 261mm
Confira o boletim completo, por região, divulgado pela Emparn:
Agreste Potiguar
Brejinho – 316.2mm;
Lagoa de Pedras – 250mm;
Lagoa Salgada – 241.2mm;
Passagem – 185mm;
Sítio Novo – 102mm;
Jandaíra – 46.4mm;
Japi – 9.6mm;
Poço Branco – 4.2mm.
Central Potiguar
Jardim de Angicos – 70.2mm;
São Vicente – 51.5mm;
Lagoa Nova – 51.2mm;
Bodó – 48mm;
Timbaúba dos Batistas – 27.2mm;
Angicos – 23.4mm;
Cruzeta – 11.8mm;
Acari – 11.4,mm;
São José do Seridó – 9.0mm;
Serra Negra do Norte – 1.2mm;
Ipueira – 1.0mm.
Leste Potiguar
Extremoz – 261mm;
Natal – 194.9mm;
São Gonçalo do Amarante – 161.8mm;
Maxaranguape – 93.2mm;
Rio do Fogo – 70.6mm;
Vila Flor – 26mm;
Nísia Floresta – 13.4mm;
Baía Formosa – 5.4mm;
Pedro Velho – 1.2mm;
Parnamirim – 0.3mm.
Oeste Potiguar
Triunfo Potiguar – 20mm;
São Rafael – 16.8mm;
Paraú – 9.4mm;
Caraúbas – 3.2mm;
Severiano Melo – 2.8mm;
Martins – 1.4mm;
José da Penha – 1.2mm;
Almino Afonso – 0.6mm;
Patu – 0.2mm.
Tribuna do Norte
Trecho da BR-101 será interditado por 60 dias a partir desta segunda-feira, informa DNIT
Foto: Reprodução/Google
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que será iniciada uma interdição no trecho compreendido entre o km 121,05 e o km 121,5 da BR-101/RN, nas proximidades do Posto de Pesagem PIAF, próximo também a cidade de São José do Mipibu. De acordo com o órgão federal, a previsão é de que a interdição dure por aproximadamente 60 dias, começando a partir das 10h desta segunda-feira (27).
Essa medida, segundo o DNIT, se faz necessária para viabilizar o avanço das obras de implantação do Posto de Fiscalização – PIAF, com previsão de duração de aproximadamente 60 dias. Durante esse período, o referido trecho permanecerá completamente bloqueado.
Para minimizar impactos no tráfego, haverá desvio para a pista de serviço, que é paralela à pista principal. O local estará devidamente sinalizado, visando alertar os condutores acerca das mudanças no fluxo de tráfego, além de indicar os limites de velocidade reduzidos, garantindo a segurança na rodovia. Em situações de chuva, as atividades programadas serão adiadas, com nova data a ser agendada.
Tribuna do Norte
SAÚDE
Ultraprocessados ligados ao aumento de câncer; leia opinião do AGORA RN
Aditivos encontrados nesses alimentos, como os adoçantes artificiais, podem ser parcialmente responsáveis pelo aumento nos casos de câncer de cabeça e pescoço
Foto: Helena Pontes / IBGE
Um estudo recente estabelece uma ligação direta entre o consumo de alimentos ultraprocessados e o aumento do risco de três tipos de câncer, reforçando a necessidade de revisão dos hábitos alimentares. Este estudo, que acompanhou mais de 450 mil adultos ao longo de 14 anos, descobriu que um aumento de apenas 10% na proporção de alimentos ultraprocessados na dieta está associado a um risco 23% maior de câncer de cabeça e pescoço e 24% maior de câncer de esôfago.
Alimentos ultraprocessados, como sorvete, biscoitos recheados, chocolates, misturas para bolo, macarrão instantâneo, refrigerantes e salsichas, são conhecidos por serem ricos em gorduras, açúcares, sódio e aditivos. Além do risco de câncer, esses alimentos já foram associados a outras condições de saúde adversas, incluindo diabetes, hipertensão, demência e obesidade. A natureza viciante desses alimentos, devido à sua composição rica em ingredientes prejudiciais à saúde, torna-se um fator preocupante.
Os cientistas que conduziram a pesquisa acreditam que os aditivos encontrados nesses alimentos, como os adoçantes artificiais, podem ser parcialmente responsáveis pelo aumento nos casos de câncer de cabeça e pescoço. Estes incluem câncer na boca, garganta e esôfago. Outros fatores de risco potenciais incluem a presença de contaminantes nas embalagens dos alimentos ou que são introduzidos durante o processo de fabricação.
Embora a pesquisa tenha revelado uma correlação significativa entre a ingestão de alimentos ultraprocessados e o aumento do risco de certos tipos de câncer, os pesquisadores enfatizam a necessidade de mais estudos para determinar a causa exata dessa relação. Ainda assim, os resultados são um indicativo claro dos perigos potenciais associados ao consumo excessivo desses alimentos.
A principal autora do estudo, Fernanda Morales-Berstein, alerta que estratégias focadas exclusivamente na perda de peso, como o uso de medicamentos tidos como milagrosos, não são suficientes para reduzir o risco de desenvolver esses tipos de câncer. Ela destaca que mudanças nos hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos são componentes essenciais para a prevenção desses tipos de câncer.
Este estudo é um lembrete da importância de uma alimentação balanceada e da necessidade de cautela no consumo de alimentos ultraprocessados. A pesquisa sugere que a prevenção de doenças graves como o câncer vai além do controle de peso, exigindo uma abordagem mais holística que inclui uma dieta saudável e um estilo de vida ativo.
AGORA RN
Mega-Sena deve pagar neste sábado prêmio de R$ 26 milhões
O concurso 2.660 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (25) à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 26 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às 20h no Espaço da Sorte, na Avenida Paulista.

Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso (2.659) - 11 - 36 - 46 - 53 - 55 - 60 - e o prêmio acumulou.
As apostas para o concurso de hoje podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa,em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5
AGÊNCIA BRASIL
Previsão do tempo: Temperatura pode atingir 35°C no interior do RN durante fim de semana
A temperatura máxima no interior do Rio Grande do Norte neste fim se semana, de sexta-feira (24) a domingo (26), deve chegar a 35º C. A mínima pode chegar aos 19º C. Os dados são do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
As temperaturas previstas para região Leste, onde fica localizada a capital, Natal, poderão variar entre 22° C durante as madrugadas e 31° C durante as tardes.
A previsão do tempo é de predominância de céu parcialmente nublado a claro nas regiões do Litoral Leste, Agreste e Vale do Assú. Nas demais regiões do estado, a previsão é de céu claro com poucas nuvens.
Confira a previsão dia a dia
- Quinta-feira (23): Céu parcialmente nublado a claro no Litoral, Agreste e Vale do Açu, demais regiões céu claro.
- Sexta-feira (24): Céu parcialmente nublado a claro no Litoral, Agreste e Vale do Açu, demais regiões céu com poucas nuvens.
- Sábado (25): Céu parcialmente nublado a claro no Litoral e no Agreste, demais regiões com céu com poucas nuvens.
- Domingo (26): Céu parcialmente nublado a claro no Litoral e no Agreste, demais regiões com céu com poucas nuvens.
g1RN
MOSTRA DE CINEMA DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO CELEBRA EDIÇÃO DE 10 ANOS EM 2023
Foto: Divulgação
O evento tem promovido encontros entre o público potiguar e o cinema brasileiro contemporâneo. Ações educativas e grande fluxo de turistas beneficiam a economia local.
Em 2023, a cidade de São Miguel do Gostoso recebe a edição comemorativa de um dos eventos culturais mais aguardados do ano: a Mostra de Cinema de Gostoso. Criada há dez anos pelo cineasta Eugenio Puppo, o evento acontece ao longo de cinco dias, sempre no mês de novembro, e oferece ao público uma programação que inclui exibições de filmes ao ar livre, debates, seminários e atividades voltadas ao mercado audiovisual.
Ao longo dessa década de existência, o projeto tem acompanhado a rápida transformação de São Miguel do Gostoso, um dos destinos turísticos mais procurados do Rio Grande do Norte, e tem conseguido manter sua essência de ser um espaço aberto e popular de encontro com o cinema brasileiro.
Com uma seleção diversa de filmes independentes, a programação da 10ª Mostra de Cinema de Gostoso é composta por 9 longas-metragens e 17 curtas-metragens de 11 estados brasileiros, distribuídos entre as mostras Competitiva, Panorama, Coletivo Nós do Audiovisual e Sessão Especial. A curadoria escolheu um conjunto de produções capazes de dialogar com o público de São Miguel do Gostoso e com questões prementes da contemporaneidade.
O evento se preocupa em destacar e promover trabalhos de cineastas e produtores da região, fortalecendo a identidade cinematográfica local e estimulando o crescimento da indústria audiovisual potiguar.
Além de ser um palco para a exibição de produções nacionais de diversos estados, a Mostra de Cinema de Gostoso se destaca por suas ações educativas e o impacto positivo na economia local. Desde sua primeira edição, a Mostra aposta em oferecer a jovens do município e distritos arredores uma série de cursos de formação técnica e audiovisual, que têm como objetivo proporcionar o domínio de toda a cadeia da produção cinematográfica.
"Queremos não apenas entreter, mas também educar e inspirar a próxima geração de cineastas. Acreditamos no poder transformador da educação através do cinema", destaca Matheus Sundfeld, um dos diretores do festival.
Como resultado dos cursos de 2023, os alunos realizaram dois curtas-metragens que serão exibidos na sala de cinema ao ar livre.
Os cursos já formaram 148 jovens e têm foco no desenvolvimento pessoal e na capacitação profissional, despertando potenciais voltados tanto para o audiovisual quanto para outras áreas, estimulando o estudo e a busca por novas oportunidades de trabalho.
“Participar dos cursos da Mostra de Cinema de Gostoso mudou completamente a minha vida e minha visão de mundo. Hoje em dia, eu conquistei meu espaço na cidade atuando como editor, designer gráfico e fotógrafo. Tenho minha própria empresa, que cada dia cresce mais, e consigo trazer um olhar diferenciado para meus clientes”, comenta Rubens dos Anjos, aluno da segunda turma das oficinas, que continua participando das atividades do festival.
A riqueza cultural que a Mostra de Cinema de Gostoso traz para a cidade é de grande importância, mas ela também desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico local.
Com a chegada de cineastas, produtores e amantes do cinema, a demanda por serviços atinge seu ápice. Hotéis, restaurantes e comércios em geral experimentam um aumento significativo nas vendas, gerando empregos temporários e aquecendo a economia da região. É um período em que a movimentação econômica cresce consideravelmente na cidade.
No ano em que a Mostra de Cinema de Gostoso celebra dez anos, ela passa a contar com o patrocínio fundamental da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. O Programa Petrobras Cultural faz acontecer projetos que emocionam, ressaltam nossa brasilidade, nossa diversidade e movem a economia criativa de norte a sul do país.
A empresa tem cumprido um papel primordial no financiamento e na visibilidade da arte brasileira, e em 2023 comemora 70 anos desde sua criação. Esta parceria resultou na inauguração de um novo espaço de exibição para a Mostra Panorama, batizado de Sala Petrobras. Localizada na Praia do Maceió, em uma tenda climatizada em formato geodésico, a Sala Petrobras receberá quatro longas e sete curtas-metragens, filmes que apostam na pesquisa das fronteiras da linguagem audiovisual e na pluralidade de abordagens dos debates da atualidade.
Este novo espaço também receberá uma novidade da programação: a primeira edição do Work in Progress BrLab/Gostoso, que exibirá dois filmes em fase final de montagem a um grupo de profissionais brasileiros e estrangeiros composto por curadores de festivais, distribuidores e agentes de venda.
“Após as sessões, os cineastas e produtores terão a oportunidade de dialogar com estes profissionais, ampliando assim as possibilidades de circulação e financiamento destes filmes. Trata-se da primeira atividade com convidados estrangeiros da Mostra, que será ampliada em edições posteriores, rumo à internacionalização do evento”, diz Eugenio Puppo.
A Mostra de Cinema de Gostoso tem estreitado seus laços com empresas de grande relevância para o estado do Rio Grande do Norte como a Salinor, a Solar Coca-Cola e a Interjato, que a cada ano apostam novamente no projeto e patrocinam suas atividades.
Além disso, tem se consolidado uma longeva parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte e a Fundação José Augusto, que acreditam no impacto do projeto desde sua gênese. A Mostra de Cinema de Gostoso não é apenas um festival de filmes — é um catalisador para o da região.
Conforme a cidade se firma como um ponto de referência cultural e econômico, o evento se aperfeiçoa cada vez mais, trazendo filmes emocionantes e proporcionando atividades fundamentais para se pensar o cinema e a cultura brasileira.
g1RN
Procon RN orienta consumidores para Black Friday
Foto: Internet
Com a proximidade da Black Friday, que acontece no próximo dia 24 de novembro, o Procon/RN está reforçando as orientações para os consumidores sobre práticas seguras e conscientes durante esse período de promoções intensas.
Segundo o Subcoordenador de Promoção e Defesa do Consumidor do Procon/RN, Oberdan Medeiros, o consumidor deve fazer uma lista de produtos que realmente precisa. “Após listar os produtos, o consumidor deve realizar uma pesquisa na data de hoje. Para isso, ele pode utilizar ferramentas gratuitas que fazem esse comparativo de preço antes da Black Friday e no momento da Black Friday”, declarou Oberdan.
A terceira dica está relacionada ao frete do produto. “Muitas vezes, o consumidor compra através do site da empresa, e quando coloca o produto no carrinho virtual, identifica um aumento no frete, onde, na verdade, aquele desconto que o fornecedor deu no produto foi compensado no frete. Isso é o que chamamos de desconto maquiado”, conclui Oberdan.
Além disso, é recomendado que o consumidor faça uma pesquisa de preços em sites oficiais. Outra dica importante é referente ao índice de resolutividade da empresa, que pode ser pesquisado através do aplicativo do consumidor.gov.br, e às políticas de trocas do estabelecimento.
O PROCON-RN está à disposição para esclarecer dúvidas e receber reclamações durante esse período, através do número (84) 98147-3498. Além disso, a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania e do Procon Legislativo, uniu-se ao Procon Estadual para realizar ações conjuntas no Rio Grande do Norte.
Novo Notícas
Árvore de Ponta Negra é acesa, e “Natal em Natal 2023” começa oficialmente
Foto: José Aldenir / Agora RN
Com o tema “Festa da Paz e Alegria”, a Prefeitura do Natal iniciou nesta quarta-feira 22 a edição de 2023 do Natal em Natal. A celebração natalina da cidade começou com o acendimento da Árvore do Polo Ponta Negra, na noite de ontem, na Avenida Praia de Ponta Negra.
Todas as regiões da cidade receberão decoração natalina. Ponta Negra, bairro que inicia as ações do Natal em Natal, se destaca devido ao fluxo de turistas e moradores da capital, segundo informou o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega.
“É um polo turístico e gastronômico que atrai, além de turistas, muitas famílias natalenses. Fomenta a economia da cidade porque lá o movimento é de segunda a segunda, não tem um dia parado”, disse ele em entrevista à 98 FM na última segunda-feira 20.
Neste ano, a Árvore de Ponta Negra tem um projeto novo. Ao contrário dos anos anteriores, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), utiliza equipamentos em RGB. Aproximadamente três mil pixels são distribuídos na estrutura de 30 metros de altura. Com isso, as cores da árvore possuem infinita possibilidade de acendimentos e movimentos.
Além da árvore, a Avenida Praia de Ponta Negra conta com um túnel de 60 metros de extensão, um presépio e adereços alusivos ao período natalino. Por meio de um trabalho integrado entre as secretarias de Assistência Social, Turismo e Cultura, uma feira de artesanato com aproximadamente 70 metros de extensão também será colocada no local.
Famílias aproveitam túnel de luz instalado no polo Ponta Negra, o primeiro a ter decoração natalina acesa no Natal em Natal 2023 – Foto: José Aldenir / Agora RN
Segundo o prefeito Álvaro Dias (Republicanos), o acendimento da Árvore de Ponta Negra mostra o comprometimento da gestão com os potiguares e turistas que visitam a cidade entre o final de novembro e início de janeiro. “O Natal em Natal é a celebração que a nossa cidade poderia ter. Estamos comemorando o período natalino, mas, acima de tudo, os 424 anos de fundação de Natal. Que foi fundada numa data tão especial, 25 de dezembro”, frisou.
“O acendimento em Ponta Negra é o começo da festa que estamos fazendo. Teremos decoração espalhada em todas as regiões. Zona Norte e Zona Oeste, por exemplo, terão destaques, com árvores de Natal no Parque dos Coqueiros, no Panatis, bairro Nordeste e Bom Pastor”, destacou.
Decoração nas regiões
Neste ano, a Semsur expandiu as áreas que receberão decoração natalina. Na zona Norte, a Área de Lazer do Panatis e o Parque dos Coqueiros irão receber árvores com 30 metros de altura. A região contará ainda com os tradicionais Três Reis Magos do Potengi (Av. João Medeiros Filho) e decoração em toda a Avenida Itapetinga. Devido a obras do Pró-Transporte na região do Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, a Prefeitura está estudando um novo local para colocar a árvore de Natal e demais decorações.
A praça dos Beijoqueiros (Bom Pastor) e a nova Av. Felizardo Moura receberão decoração natalina. A Prefeitura fará ainda a iluminação especial do Palácio Felipe Camarão, Instituto Histórico e das igrejas que fazem parte da área histórica da cidade (Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, do Galo, Matriz, Santos Reis, Bom Jesus e Catedral Metropolitana).
Também receberão decoração as avenidas Café Filho, Presidente Vargas e Roberto Freire, a Ladeira do Sol, a Via Costeira, a escadaria de Mãe Luiza e as praças Gentil Ferreira, Passo da Pátria e Pedro Velho – Com as duas últimas praças recebendo árvores de Natal (a primeira com 10 metros de altura e a segunda com 15 metros).
“Seguimos concentrando as ações do Natal em Natal em polos, mas agora alcançamos todas as regiões. Seja na Zona Oeste ou na Zona Sul, todos poderão ver uma bela decoração natalina. Além de árvores, enfeites e luzes que lembram o período Natalino, este ano a nossa cidade irá ganhar belos painéis que homenageiam a nossa cidade. Esse material será espalhado em pontos estratégicos e é baseado nas obras do artista Vandeberg Medeiros”, acrescentou o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega.
Mirassol
Com 110 metros de altura, a árvore de Mirassol em 2023 é montada por meio de um projeto inovador e com alta tecnologia. Todo o material que irá compor a iluminação é em RGB G30. Com isso, toda a extensão, como em Ponta Negra, terá uma infinita possibilidade de cores. A proposta deste ano é utilizar a tecnologia disponível para apresentar ao público as cores natalinas em suas mais diversas formas.
Além da árvore gigante, Mirassol irá contar com túnel natalino com cores douradas e 30 metros de extensão. A novidade deste ano é que o equipamento terá um portal inspirado no Forte dos Reis Magos. O público presente também poderá aproveitar a tradicional casinha do Papai Noel, as feiras de artesanato e gastronômicas, o parque de food truck e apresentações culturais. A expectativa é de que o acendimento da árvore de Mirassol ocorra na última semana de novembro, com previsão para o dia 27, próxima segunda-feira.
AGORA RN
Ministério do Trabalho desmente boato sobre fechamento do comércio em Natal no Feriado
Foto: reprodução de vídeo
A superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Rio Grande do Norte refutou, nesta quarta-feira 22, os boatos que circularam sobre a suposta determinação de fechamento de estabelecimentos comerciais durante o feriado de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal.
Rumores disseminados em grupos de WhatsApp e veiculados em blogs locais afirmavam que fiscais do MTE ordenaram o fechamento de lojas, alegando descumprimento de uma portaria recente sobre regras de trabalho em domingos e feriados. O superintendente do MTE no Estado, Cláudio Gabriel de Macedo Júnior, esclareceu que não houve fiscalização durante o feriado na capital potiguar, classificando as notícias como “fake news”.
Em entrevista à 98 FM, Cláudio Gabriel afirmou que a superintendência não conduziu nenhuma fiscalização e repudiou a disseminação de informações falsas, destacando que isso atenta contra a imagem do órgão. Ele assegurou que, mesmo em fiscalizações de rotina, não há prática de fechamento de estabelecimentos, e eventuais autos de infração são sujeitos a processos administrativos com prazos para defesa.
O superintendente enfatizou a prioridade ao diálogo com as instituições patronais e representações dos trabalhadores, tranquilizando os comerciantes de Natal quanto à inexistência de fiscalização. Cláudio Gabriel solicitou que comerciantes denunciem golpes de falsos fiscais, caso ocorram.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal confirmou que não houve fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego e esclareceu que as críticas feitas anteriormente diziam respeito a “excessos” cometidos por fiscais de sindicatos de trabalhadores, não pelo MTE.
A Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba) também negou ações de fiscalização do MTE no feriado, destacando seu compromisso com informações concretas para o funcionamento responsável do comércio, de acordo com as leis trabalhistas e demais legislações.
Em entrevista à 98 FM, o presidente da Aeba, Matheus Feitosa, esclareceu que as fiscalizações em lojas são realizadas por sindicatos, visando o cumprimento da convenção coletiva do comércio, e que a nova portaria do MTE não altera o funcionamento no Alecrim, pois os empresários já seguem a regra, abrindo após a convenção coletiva.
Com informações do repórter Tiago Rebolo – 98 FM
AGORA RN
Servidores do Detran e do Ipern fazem paralisação a partir desta quarta-feira 22
Foto: Reprodução
Servidores de órgãos da administração indireta do Governo do Rio Grande do Norte farão uma manifestação na manhã desta quarta-feira 22 contra a suspensão, pela gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), das negociações sobre reajuste salarial e concurso público.
Pelo menos duas categorias vão paralisar as atividades: os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) e do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern). No caso do Detran, a paralisação será nos dias 22, 23 e 24 (quarta a sexta). Já os funcionários do Ipern vão cruzar os braços só nesta quarta.
Além da paralisação dos funcionários do Detran e do Ipern, servidores de outros órgãos – como DER, Emater, Fundação José Augusto, Fundase e Idema – farão uma manifestação pelas ruas de Natal. Uma caminhada sairá das imediações do shopping Midway Mall em direção ao Centro Administrativo do Estado.
De acordo com Santino Arruda, vice-coordenador do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai-RN), a paralisação do Detran e do Ipern e a caminhada das demais categorias têm o objetivo de protestar contra a decisão do Governo Fátima de suspender negociações sobre reajuste salarial e concurso público. As categorias cobram, também, o pagamento de auxílio-alimentação, reestruturação de planos de carreiras e definição sobre o 13º salário de 2023.
“É insuportável a nossa situação com tantas perdas salariais. O governo anunciou que não vai ter mais recomposição enquanto não houver a definição sobre o ICMS em 20%. Isso deixou todo mundo apático, surpreso e numa situação muito ruim, porque havíamos acertado a recomposição salarial e tínhamos a indicação de que o concurso iria sair a partir de um TAG”, afirma Santino Arruda.
“Os servidores do RN estão cansados de esperar e as suas reivindicações são justas”, complementa o sindicalista.
Bombeiros e policiais militares protestam
Na última segunda-feira 20, policiais e bombeiros fizeram um ato público também em protesto contra o Governo do Estado. Uma caminhada partiu das imediações do shopping Midway Mall em direção ao Centro Administrativo do Estado. Os manifestantes chegaram a bloquear, durante a passeata, o trânsito na Avenida Salgado Filho no sentido Zona Sul.
A categoria cobrava uma reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT) para tratar de uma extensa pauta de reivindicações. Os policiais e bombeiros dizem que não aceitam mais tratar do assunto com auxiliares, depois de terem ouvido do secretário de Administração, Pedro Lopes, que estão suspensas as negociações sobre reajuste salarial e concursos públicos enquanto não houver definição sobre o projeto de lei que trata do aumento definitivo da alíquota do ICMS no Estado.
AGORA RN
INSS: pedidos de benefícios devem ser atendidos em até 30 dias em 202
Informação é do minsitro Carlos Lupi durante programa de TV da EBC
ouvir:O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse nesta quarta-feira (21) que, até dezembro de 2024, a pasta pretende atender a todos os pedidos de benefícios em um prazo máximo de 30 dias. A legislação brasileira prevê que o atendimento aconteça em até 45 dias. Entretanto, segundo o próprio Lupi, atualmente, apenas 55% das pessoas são atendidas nesse prazo. 

“Até dezembro, nossa intenção é colocar todo mundo em 45 dias de espera. Para que, no ano que vem, comecemos a pensar em um novo modelo, um modelo mais ágil, mais rápido. Estamos trabalhando para isso”, afirmou, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
De acordo com o ministro, em janeiro deste ano, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o governo, o percentual de pedidos de benefícios atendidos em até 45 dias era de cerca de 30%. “Estamos afunilando”, disse.
“Nossa intenção é colocar todo mundo em 45 dias até dezembro. Claro que você só tem o balanço de dezembro em janeiro, porque tem que esperar o mês terminar. Mas a nossa intenção é essa. E eu sou um pouco ousado: pretendo que, no ano de 2024, tenhamos todos numa fila de 30 dias. Até o final do ano que vem. Para isso, a gente está fazendo uma série de medidas.”
Atestmed
Lupi lembrou que segurados do INSS que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) podem fazer o requerimento por meio de análise documental e ter o benefício concedido de forma mais rápida, sem passar pela perícia médica. O processo, que recebeu o nome de Atestmed, pode ser feito por meio do site ou do app MeuINSS.
“O atestado que você tem como cidadão, particular, com CRM, ou do SUS ou de qualquer hospital público, serve como atestado para você tirar a sua licença até 90 dias, provisória, e receber pela previdência social”, disse. “Não precisa ter que ir pra perícia pra fazer um novo exame. Já está o exame ali, já está constatado pelo médico, nós confiamos nos médicos brasileiros. Isso já melhora bastante o fluxo da fila. A perícia só vai entrar quando esse prazo é maior, quando é uma coisa mais grave,” explicou o ministro.
AGÊNCIA BRASIL
O TEMPO E A TEMPERATURA: quarta-feira (22) com alerta para chuvas intensas em áreas do Maranhã
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas para esta quarta-feira (22). As áreas afetadas são o sul, oeste, centro e leste maranhenses, sudoeste piauiense e extremo oeste baiano.
Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Algumas instruções são recomendadas, como evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
A previsão do tempo indica muitas nuvens em todo o Nordeste, com possibilidade de chuva nas demais áreas do Maranhão, sudeste do Piauí e na região metropolitana de Salvador.
A temperatura mínima fica em torno de 15ºC no município de Vitória da Conquista, na Bahia, e a máxima pode chegar aos 37ºC em São Miguel do Tapuio, no Piauí. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Fonte: Brasil 61
Hemonorte está com estoque em estado crítico e precisa de doacões de sangue
O Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) enfrenta uma situação crÌtica devido a baixa nas doações de sangue, possuindo apenas 59,7% de sua capacidade total disponÌvel. Diariamente, são necessárias cerca de 1.005 bolsas para manter o estoque em níveis seguros, entretanto, nesta segunda-feira (20) havia somente 600 unidades disponíveis. Do total, apenas uma bolsa de sangue era do tipo B- e, o sangue do tipo O+, encontrava-se em falta. Além disso, são necessárias doações dos tipos sanguíneos O-e A-.
A carência de bolsas de sangue acontece em meio a Semana do Doador, que ocorre de 22 a 25 de novembro. A iniciativa tem como objetivo expressar gratidão a todos que praticam este gesto solidário e, ao mesmo tempo, estimular a população a participar voluntariamente da doação de sangue.
Diariamente, o Hemonorte recebe entre 130 a 190 pessoas doadores de sangue. No entanto, do grupo total, algumas são consideradas aptas para doar, enquanto outras são consideradas inaptas, após a avaliação realizada no processo de testagem para HIV, HCV, HTLV, sífilis, hepatites B, C e D e doença de Chagas, garantindo a segurança tanto do doador quanto do receptor.
Como resultado desse processo,o número efetivo de bolsas desangue coletadas varia de 70 a 80
por dia. Cada doação consiste em uma bolsa de sangue contendo 450 ml. Devido às festas de fim
de ano, a perspectiva é que essas doações sofram uma redução de aproximadamente 30%.
Segundo a diretora do departamento de apoio técnico do Hemonorte, Miriam Mafra, tanto o Hemocentro de Natal quanto os demais espalhados pelo Brasil, estão lidando com a redução nas tipagens sanguíneas O-, A-, B- e AB-. Essa situação se deve à insuficiência na quantidade de doadores dessas tipagens para atender à crescente demanda.
O Hemonorte é responsável pela distribuição de sangue e seus componentes para diversas unidades de saúde públicas no Rio Grande do Norte, incluindo hospitais como o Monsenhor Walfredo Gurgel, Maria Alice Fernandes e Deoclécio Marques, bem como hospitais privados e filantrópicos.
A diretora faz um apelo à população para que contribua com doações de sangue e salve vidas.
“Nós brasileiros precisamos ter uma cultura de doação de sangue, mas, infelizmente, essa cultura não é fortalecida, por isso, os hemocentros enfrentam essa dificuldade de ter sangue para suprir as demandas transfusionais. As pessoas devem ser estimuladas a incluir em suas agendas diárias a doação de sangue”, conclamou.
Francisco Sales Farias, de 47 anos, veio ao Hemonorte doar sangue para seu filho, de 12 anos, que esá prestes a passar por um procedimento cirúrgico no Hospital Varela Santiago. Profissional de mergulho, ele enfatizou a importância de doar não apenas para sua família, mas também como um gesto solidário para ajudar outros que necessitam de transfusões.
“No momento, estou fazendo doação para o meu filho, mas sempre faço doação para o Hospital Varela Santiago, pois meu filho faz tratamento lá. A gente faz a doação pensando no próximo, em salvar vidas. Tem gente que precisa de sangue e nós temos que ajudar”, pontuou.
Tribuna do Norte
Festa da padroeira de Natal termina nesta terça-feira 21; confira a programação
Foto: José Aldenir/Agora RN
A Festa da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, se encerra nesta terça-feira, 21.
Atividades e festejos irão durar o dia todo. Confira a programação de encerramento da festa:
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO (ANTIGA CATEDRAL)
- 0h – Salva da Meia Noite e início da Vigília da Apresentação (Praça das Mães)
- 3h30 – Procissão Fluvial (a partir do Iate Club pelo Rio Potengi)
- 5h – Missa Festiva da Alvorada (Praça das Mães)
- Presidente: Dom João Santos Cardoso – Arcebispo Metropolitano de Natal/RN
- 7h30 – Missa Solene de Nossa Senhora da Apresentação
- Presidente: Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo Emérito de Natal/RN
- 15h – Louvores e Acolhida aos Peregrinos e Devotos para a Procissão
CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO
- 10h – Missa Solene de Nossa Senhora da Apresentação
- Presidente: Dom João Santos Cardoso – Arcebispo Metropolitano de Natal/RN
- 16h – Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Apresentação
- 18h – Missa de Encerramento da Festa de Nossa Senhora da Apresentação
- Presidente: Dom João Santos Cardoso – Arcebispo Metropolitano de Natal/RN
- 19h30 – Show pirotécnico de encerramento (AGORA RN)
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 51 milhões
Sorteio será às 20h no Espaço da Sorte em São Paulo
ouvir:
As seis dezenas do concurso 2.658 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça-feira (21), a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. 

Caso apenas uma pessoa ganhe o prêmio principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 309 mil de rendimento no primeiro mês. Ele está acumulado em R$ 51 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Mega da Virada
As apostas para a Mega da Virada podem ser feitas com o volante específico em qualquer lotérica do país ou nos canais digitais das Loterias Caixa. O prêmio estimado nesta edição é de R$ 550 milhões, o maior da história das Loterias Caixa, e o sorteio será realizado no dia 31 de dezembro.
O prêmio da Mega da Virada não acumula, ou seja, se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de seis números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (com cinco números) e assim por diante, conforme regra da modalidade.
Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega da Virada e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 3,3 milhões no primeiro mês.
AGÊNCIA BRASIL
Criticado, Brasil recebe Argentina nesta terça-feira (21)
A Seleção Brasileira deve ter duas novidades para o clássico com a Argentina, nesta terça-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio, pela sexta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Gabriel Jesus assumiu o lugar do lesionado Vinícius Júnior no ataque. Na lateral, por opção técnica, Carlos Augusto ganhou a disputa com Renan Lodi.
Vindo de uma fase ruim, o Brasil busca voltar a vencer. Desde que o técnico Fernando Diniz assumiu a seleção brasileira, foram cinco jogos: duas vitórias, um empate e duas derrotas. São três jogos sem vencer, sendo estes últimos três resultados negativos. Na tabela, caiu para a quinta posição com sete pontos, vendo outras seleções ultrapassarem.
“A gente quando é pequeno e quer ser jogador de futebol sonha com grandes jogos assim, por seleção ou por clube. Vai ser um jogo muito grande. Sabemos da qualidade do nosso time, o peso da nossa camisa. Temos que nos apegar a isso. Com certeza vai dar tudo certo”, comentou Martinelli que deve ser titular na equipe.
Martinelli reforçou a importância da partida e garantiu foco no jogo.
“Sabemos da importância desse jogo, todo mundo sonhou em jogar esse jogo. Ainda mais no Maracanã. Temos conversado isso. Um jogo que tem que querer jogar, dar o nosso melhor e ganhar a partida. É um jogo muito importante nesse nosso processo. Vamos nos doar bastante para sair com a vitória”.
A Argentina por sua vez vive um momento um pouco melhor. Os argentinos vêm de uma derrota para o Uruguai na última rodada, mas lideram com 12 pontos, por mais que vejam os uruguaios na cola na segunda posição com 10. A equipe venceu quatro de seus cinco jogos até aqui e quer voltar a vencer para se isolar na ponta da tabela de classificação.
Para o duelo, a Seleção Brasileira não terá dois de seus principais jogadores: os atacantes Neymar e Vini Jr, ambos lesionados.A ausência da dupla, inclusive, foi assunto na entrevista coletiva do técnico da Argentina, Lionel Scaloni, nesta segunda-feira (20). O treinador tratou de minimizar os desfalques brasileiros e projetou um jogo difícil no Maracanã.
“Estas grandes equipes têm substitutos. Se olharmos para o time que dizem que vai jogar, são todos jogadores de alto nível, jovens, rápidos, com experiência em times importantes. E com certeza o treinador terá algo preparado devido à falta de alguns. É o Brasil, sabemos tudo o que isso significa”, disse Scaloni.
Nas partidas, as seleções já se enfrentaram 108 vezes, de acordo com números do portal ogol . Foram 43 vitórias para o Brasil, 26 empates e 39 vitórias da Argentina. Porém, o Brasil não vence os argentinos há três partidas.
EndrickO atacante Endrick aposta na força da torcida para ajudar na conquista de uma vitória. “Espero poder contribuir, ajudar a nossa Seleção, ainda mais diante da nossa torcida. O apoio deles vai ser fundamental para a busca da nossa vitória”, afirmou.
Endrick elogiou o técnico Fernando Diniz. “É um excelente treinador, tenho essa felicidade de treinar com ele. Ele falou para eu ir para frente, atacar, se perder a bola não tinha problema. Depois que ele falou aquilo, fiquei mais leve, mais tranquilo. Espero que ele possa dar muito orgulho para a nossa Seleção”.
Tribuna do Norte
Servidores do Detran-RN vão paralisar atividades nesta quarta 22
Foto: José Aldenir/Agora RN.
Os trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) iniciarão uma paralisação a partir da quarta-feira 22. O movimento, planejado para se estender até sexta-feira 24, foi desencadeado devido o Governo do RN ter recusado a aprovação da reposição salarial e realizar um concurso público.
A informação foi confirmada pelo coordenador de comunicação no Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN), Alexandre Guedes, que também é funcionário do departamento.
Conforme Guedes, os trabalhadores do Detran farão uma caminhada até a Governadoria do Estado, que será o ponto final da manifestação. A concentração está marcada para começar às 8h, em frente ao Shopping Midway Mall. Representantes de outras entidades vinculadas ao Sinai também participarão do evento.
O coordenador defendeu a paralisação, alegando que, apesar da produtividade dos profissionais, não há reconhecimento por parte do governo.
“Nós trabalhamos para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e nós arrecadamos também. O Detran tem aumentado a sua arrecadação e não diminuido. Desde março aguardamos o reajuste e o acordo do concurso público não foi feito. Essas pendências tem prejudicado a categoria e também a população, já que não conseguimos prestar um atendimento a altura”, relata.
AGORA RN
HOJE TEM FPM
FPM: municípios recebem R$ 1,5 bilhão nesta segunda-feira (20)
PUREZA RN
1ª PARCELA DE NOVEMBRO 2023
R$ 1.316.309,00 C
2ª PARCELA DE NOVEMBRO 2023
R$ 256.596,24 C
Total: R$ 1.571.905,24C
Fonte: SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
Gabinete da secretária de Educação tem 15 professores, com 18 vínculos ativos e custo de R$ 154 mil, denuncia sindicato
Socorro Batista é Secretaria de Educação RN - Foto: José Aldenir/Agora RN
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (Sinsp-RN) divulgou que o gabinete da secretária de Educação conta com 15 professores, totalizando 18 vínculos ativos e um custo de R$ 154 mil.
No gabinete da secretária Socorro Batista, os 15 professores estão exercendo funções administrativas, como atendimento em recepção, em detrimento de suas atribuições originais. Três desses professores possuem dois vínculos cada, totalizando 18 vínculos e ocupando vagas destinadas a servidores.
O custo do desvio de função no gabinete é de R$ 154 mil mensais, sendo que o maior salário é de R$ 14 mil. Esse desvio de função representa um gasto excessivo, considerando que os servidores administrativos que desempenhariam as mesmas funções receberiam entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. O valor seria máximo de R$ 45 mil, caso não houvesse o desvio de função.
É destacado também que três desses professores acumularam duas matrículas no mesmo local, atingindo uma carga horária semanal de 60 horas. Alguns desses profissionais recebem horas suplementares e têm seus pagamentos pagos pelo FUNDEB.
O sindicato encaminhou os dados sobre os casos de desvio de função na Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) para a Controladora-geral do Estado, Luciana Daltro, e disponibilizará as informações aos órgãos de controle.
AGORA RN
Mais de 50% das leis contra a violência doméstica não saem do papel no RN
Foto: Alex Régis
Relatório de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) apontou que mais da metade das leis aprovadas para o combate à violência contra a mulher que necessitam de ações por parte do Estado para sua implementação ou acompanhamento, não estão implementados ou não possuem medidas efetivas de monitoramento e fiscalização para garantir sua execução adequada. Como consequência, a auditoria avaliou que isso compromete a política de combate à violência contra as mulheres e provoca a perda de credibilidade da legislação.
Para combater a violência de gênero, são adotadas diversas medidas legais e de proteção, tais como a implementação de leis específicas de proteção à mulher, a criação de abrigos para vítimas de violência doméstica, a disponibilização de linhas diretas de emergência, além da realização de programas de conscientização e educação.
A fiscalização do TCE foi realizada com o objetivo de avaliar a eficácia e a eficiência das ações governamentais, seja em planos ou programas, em prol da erradicação dessa violência durante o período 2019-2021, incluindo o impacto da pandemia. Para este recorte, encontrou 12 normas sem implementação identificadas e 5 com necessidade de monitoramento e fiscalização.
No atual cenário do RN, as ações de combate à violência contra a mulher são respaldadas por um conjunto de leis elaboradas com o objetivo de proteger as vítimas e promover a igualdade de gênero além de uma rede de serviços especializados e instrumentos de proteção, sendo estas coordenadas pela Secretaria de Estado da Mulher, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH). A maioria dessas normas foi criada após o estabelecimento da secretaria.
“Ao analisar os normativos relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres no Estado, identificamos um aspecto importante: a maioria dessas normas foi criada após o estabelecimento da SEMJIDH, ou seja, após 2019. Contudo, em resposta ao questionário eletrônico (B7), a SEMJIDH destacou que existem leis e regulamentos que não estão sendo efetivamente implementados devido à necessidade de ações governamentais”, diz o relatório.
Entre as leis não implementadas, estão a que cria o aplicativo (APP) “SOS Mulher”; a que garante a gratuidade de novas vias de documentos que indica e a prioridade no atendimento às vítimas e seus filhos; a que cria o Dossiê da Mulher Potiguar; a que prevê reserva de vagas para mulheres vítimas nas empresas contratadas pelo Estado. Além disso, também é cobrada a efetivação das leis que criam Fórum Estadual de Enfrentamento, o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDIM) e o Programa Estadual de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar, que também institui um Centro de Apoio às Vítimas (CEAV).
Já as que necessitam de monitoramento compreendem a lei que obriga condomínios residenciais informarem casos de violência doméstica em suas dependências aos órgãos de segurança pública; a que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio e segurança à mulher que se sinta em risco; e leis que instituem campanhas de prevenção e de informação sobre os tipos de violência, canais de denúncias e leis que versam sobre o tema.
Além da falta de efetivação de programas e medidas estabelecidas em leis e regulamentos, o TCE também apontou a deficiência na territorialização das ações, ausência de atuação efetiva dos mecanismos estabelecidos com a sociedade civil, a fragilidade na articulação entre os diferentes atores envolvidos, a falta de uma base de dados integrada e acessível, a fragilidade nos mecanismos de acompanhamento e assistência às vítimas, a ausência de informações sobre recursos de forma desagregada para avaliação da efetividade das ações, a falta de um planejamento em nível estadual para o combate à violência contra as mulheres e a insuficiência de ações de formação e capacitação continuada dos profissionais envolvidos nos programas fiscalizados.
É importante apontar que um dos achados na auditoria do TCE compreende o número de Boletins de Ocorrências registrados sobre mulheres que foram violentadas. Em 2019 foram 1.920 e, desde então, a quantidade subiu de forma expressiva, passando para 4.159 em 2020; depois 6.541 no ano seguinte e chegando aos 8.640 em 2022.
Já o número de feminicídios oscilou. Foram 21 em 2019, mas caiu para 13 em 2020. No ano seguinte, subiu para 20 e reduziu para 16 em 2022.
Secretaria aponta avanços na política
Wanessa Fialho, subsecretária de Políticas para Mulheres do Governo do Estado, diz que o Governo trabalha na perspectiva de minimizar danos e que houve descontinuidade das políticas públicas voltadas às mulheres nos últimos anos em nível nacional. Por essa razão, o trabalho está focado em recuperar o prejuízo. Para tanto, ela conta que algumas iniciativas já tinham sido efetivadas e contemplavam outras semelhantes, o que normalmente não é considerado numa auditoria. Além disso, após a fiscalização do TCE, outras ações foram implementadas.
Algumas dessas o TCE já aponta que foram normatizadas, como o Programa Maria da Penha (Lei nº 10.097/2016), Projeto Casa Abrigo (Lei nº 10.722/2020), campanhas em bares e restaurantes (Lei nº10.986/2021), promoção de ações educativas nas escolas (Lei nº 10.330/2018) e a disponibilidade da Delegacia Virtual, regulamentada pela Lei nº 10.726/2020.
“Temos tentado correr atrás desse prejuízo, visando ampliar serviços e equipamentos de atenção especializada. Devido a toda a questão estrutural, de investimentos, inclusive da própria secretaria que tem apenas 5 anos, precisamos observar leis mais robustas que absorviam outras”, disse ela.
Um exemplo é a campanha nos bares e restaurantes prevista em lei e a ativação do “Ônibus Lilás”, que percorre cidades do estado com a campanha “Maria Vai à Cidade”. Segundo a gestora, essas atendem a questões propostas em outras leis correlatas porque focam em prevenir todas as formas de violência contra as mulheres, além de outros serviços que são oferecidos como Ouvidoria dos Direitos Humanos e serviços visando a empregabilidade das vítimas.
Já para o Dossiê da Mulher Potiguar, ela diz que há umaa dificuldade. “Tem que fazer o cruzamento de dados de violência entre saúde, Assistência Social e Segurança Pública. A gente precisa de investimento em tecnologia para garantir a implementação dessa lei”, afirma Fialho.
Contudo, ressalta que isso já está encaminhado porque a Secretaria de Saúde Pública (SESAP/RN), contratou uma empresa para fazer serviço semelhante parametrizando dados de violência contra mulher. Em diálogo com a secretaria da Mulher, vai incluir dados das outras pastas, cumprindo o que pede a lei.
Outra iniciativa é a destinação de 5% das vagas em empresas contratadas pelo Estado para as vítimas. “Para tanto, precisa de um cadastro de mulheres que ainda não temos. Estamos verificando como garantir uma equipe específica para fazer o cadastramento dessas mulheres através de um Grupo de Trabalho com vários órgãos do Estado”, disse a secretária.
Quanto aos Conselho Estadual de Políticas para as Mulheres, o Comitê de Enfrentamento a Violência Doméstica Familiar (CEAV) e o Fundo de Políticas para as Mulheres, já estão em funcionamento, segundo diz, assim como o Plano de enfrentamento a violência que foi incluído no Plano Plurianual para os próximos 4 anos.
Quanto à interiorização, Wanessa Fialho cita o aumento de sete delegacias especializadas (antes eram 4) em municípios pólo do estado, a ampliação da Patrulha Maria da Penha, para mais quatro regiões do estado, sendo que antes era apenas em Natal e parte da região Metropolitana, além das campanhas já citadas que percorrem o estado.
“Quem vê de fora, observa o que ainda tem que se fazer e tem. Mas também tem avanços importantes que são marcos históricos dentro das políticas para as mulheres no Rio Grande do Norte”, disse ela.
Tribuna do Norte
AGENDA CULTURAL FINAL DE SEMANA
Fim de semana tem Jorge Aragão, Roberta Sá e 'Duo Sete Cordas & Piano' em Natal; confira agenda cultural
O fim de semana em Natal terá shows musicais de diversos estilos, apresentações infantis, festivais, evento geek e muito mais.
A programação já começa nesta quinta-feira (16), com o Festival Pindorama 2023 no Centro histórico. O evento acontece durante todo o dia e vai até as 21h, com show de encerramento de Pretta Soul.
Ainda no Centro histórico, a partir da sexta-feira (17) o Espaço Ruy Pereira reúne debates e shows em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A programação é gratuita e acontece até a segunda (20).
No sábado (18), a partir das 16h, tem o 3º Festival de Samba Ribeira Boêmia na Arena das Dunas. Entre as atrações confirmadas, estão: Jorge Aragão, Roberta Sá, Toninho Geraes, Roda de Samba Ribeira Boêmia, Preto no Branco e Rosas na Cartola. Os potiguares também poderão curtir mais uma edição do projeto Concertos Potiguares, que neste sábado recebe Duo Sete Cordas & Piano.
Os amantes do mundo gamer também terão programação especial neste fim de semana. No sábado e no domingo (19) acontecerá a Digicom Experience (DCXP), das 10 às 19h, na Arena das Dunas.
No domingo tem Domingo na Arena, também na Arena das Dunas, com apresentações artísticas, atividades lúdicas e esportivas a partir das 16h30.
Durante todo o fim de semana a Casa da Ribeira apresentará o espetáculo “Banho de Sol”, da Zula Cia de Teatro. O público natalense também poderá prestigiar o Festival PratodoMundo, no Beco da Lama.
Confira as dicas do fim de semana
Sexta-feira (17):
Dia da Consciência Negra
Na sexta-feira (17), no sábado (18) e na segunda-feira (20) acontece, em Natal, uma programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Serão três dias de muito ritmo, tradição, debates e apresentações tradicionais no Espaço Cultural Ruy Pereira, no Centro Histórico, com entrada gratuita.
A programação começa nesta sexta-feira com o encontro entre Chico Bethoven, o Regional Choro do Elefante e a participação especial do Mestre Zorro, apresentando o repertório de seu mais recente disco. O Regional Choro do Elefante apresenta Jubileu Filho (violão de 7 cordas), Chumbinho (cavaco), Deo (pandeiro) e Chico Bethoven (sax e flauta). E para tornar a noite ainda mais especial, o grupo será complementado por Monarco, filho de Zorro (repique de anel, repique de mão, caixeta), Leandro (surdo, Tantan e tamborim) e Felipe Calazans (cuíca, pandeiro e sheik).
A festa começa às 18h com Suzete Sales e as Potyguaras, preparando o terreno para a explosão musical que será Chico Bethoven e o Regional Choro do Elefante, com a participação única do Mestre Zorro, a partir das 20h.
O projeto celebra a riqueza cultural da música brasileira, especialmente do samba de preto, em uma noite que também é um tributo ao Dia da Consciência Negra.
Espetáculo Banho de Sol
A Zula Cia de Teatro chega à Casa da Ribeira com o espetáculo “Banho de Sol”, que aborda a vivência de mulheres em privação de liberdade. As apresentações acontecem na sexta (17), no sábado (18) e no domingo (19), começando às 19h30 nos dois primeiros dias e às 18h no último.
Os ingressos custam a partir de R$ 15 e estão disponíveis no Outgo.
Sábado (18)
3º Festival de Samba Ribeira Boêmia
No sábado (18), a partir das 16h, tem o 3º Festival de Samba Ribeira Boêmia na Arena das Dunas. O evento promete ser o melhor de todas as edições, trazendo uma celebração autêntica da tradição e inovação do samba. Entre as atrações confirmadas, estão: Jorge Aragão, Roberta Sá, Toninho Geraes, Roda de Samba Ribeira Boêmia, Preto no Branco e Rosas na Cartola.
Os ingressos custam a partir de R$ 75 e estão disponíveis no Outgo.
Concertos Potiguares
O projeto Concertos Potiguares deste sábado recebe Duo Sete Cordas & Piano, com Johny Casanova (piano) e Toninho Breves (violão de sete cordas). No repertório, trilhas brasileiras de grande sucesso de compositores como Moacir Santos, Tom Jobim, Milton Nascimento, Dominguinhos, João Donato, Edu Lobo e Chico Buarque, com arranjos criados pelos artistas que se misturam também com a linguagem de improvisação.
O projeto Concertos Potiguares acontece no auditório do Parque da Cidade, em Candelária, a partir das 16h. O acesso e o show são gratuitos.
Dia da Consciência Negra
No sábado, a programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra começa às 18h no Espaço Cultural Ruy Pereira com uma Mesa Redonda com Mestre Salu e Hugo Vieira. Na sequência, terá um pocket show de Mestre Salu.
Digicom Experience (DCXP)
Neste sábado (18) começa, na Arena das Dunas, a Digicom Experience (DCXP) - um evento do universo geek que une jogos eletrônicos, gincana, robôs, duelo de cotonete (brinquedo inflável), túnel de airsoft, desfile Cosplay, apresentação K-pop, Vila dos Artistas, just dance e muito mais. A DCXP é voltada para crianças, adolescentes, jovens e famílias amantes do mundo gamer.
Os valores e formas de pagamento estão disponíveis em ligadigicom.com.br/ingressos. A venda física acontece na loja Have, no piso térreo do Midway Mall.
Domingo (19)
O projeto Domingo na Arena reúne, neste domingo (19), apresentações artísticas e atividades lúdicas e esportivas. A programação no palco principal começa às 16h30 com a aequipe do FitDance RN. Em seguida, às 17h30, a companhia Chá da Alegria apresentará o espetáculo "Emília Detetive", uma encantadora história em que Pedrinho, Narizinho e Emília, ao organizar um concurso de desenhos, percebem a ausência da cor verde.
Encerrando as atividades no palco, às 18h30, é a vez do especial "Edja Canta Gal". Natalense, Edja Alves iniciou sua carreira artística em 1999, destacando-se na interpretação de artistas potiguares e ícones da Música Popular Brasileira. Com mais de 20 anos de trajetória, Edja já brilhou nos palcos de eventos importantes do estado, incluindo o Projeto Seis e Meia. Nessa apresentação, a cantora reúne clássicos de compositores brasileiros já interpretados por Gal Costa.
O acesso ao Domingo na Arena é gratuito.
DCXP
No domingo (19) também acontece, na Arena das Dunas, a Digicom Experience (DCXP) - um evento do universo geek que une jogos eletrônicos, gincana, robôs, duelo de cotonete (brinquedo inflável), túnel de airsoft, desfile Cosplay, apresentação K-pop, Vila dos Artistas, just dance e muito mais. A DCXP é voltada para crianças, adolescentes, jovens e famílias amantes do mundo gamer.
Os valores e formas de pagamento estão disponíveis em ligadigicom.com.br/ingressos. A venda física acontece na loja Have, no piso térreo do Midway Mall.
g1RN
Exame de Seleção 2024: provas estão previstas para o dia 26 de novembro
No dia 26 de novembro, estudantes de todo o Rio Grande do Norte deverão fazer as provas para o Exame de Seleção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). São 3.484 vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados por 21 campi do Instituto.
O processo seletivo será realizado através da aplicação de três provas: Língua Portuguesa (20 questões de múltipla escolha); Matemática (também com 20 questões de múltipla escolha) e Produção Textual escrita.
Conforme o Edital, o Cartão de Inscrição para a realização da prova estará disponível para impressão, na Área do Candidato, a partir do dia 21 de novembro. O Cartão indicará o local e horário de realização das provas. O resultado final da seleção será divulgado no dia 20 de janeiro de 2024.
Cronograma
Aplicação das provas
26 de novembro
Divulgação do gabarito preliminar das questões de múltipla escolha
26 de novembro
Recursos contra o gabarito das questões de múltipla escolha
27 e 28 de novembro
Resultado dos recursos contra o gabarito das questões de múltipla e divulgação do gabarito final
4 de dezembro
Publicação da lista de candidatos convocados para Comissão de Heteroidentificação
29 de dezembro
Aferição de autodeclaração por Comissão de Heteroidentificação
2 a 10 de janeiro de 2024 (dias úteis)
Resultado Final
20 de janeiro de 2024
Pré-matrículas e matrículas
De 25 a 30 de janeiro de 2024
Convocação para preenchimento de vagas remane scentes
A partir de 7 de fevereiro de 2024
Etapa | Data/período |
---|
Todas as datas podem ser conferidas no cronograma completo do processo seletivo, disponibilizado no Edital.
Acesse:
Portal IFRN
Manifesto político cobra hospital público veterinário em Natal
Foto: Reprodução
A associação protetora de animais Amor por Toda a Vida iniciou uma campanha pela efetivação de um hospital público veterinário em Natal. O grupo lançou abaixo-assinado e pretende realizar ações de rua para mobilizar mais pessoas em torno da causa.
O serviço de saúde gratuito para animais foi promessa de campanha do prefeito Álvaro Dias (PSDB) e a medida já é autorizada por lei desde 2017, de autoria do ex-vereador Sandro Pimentel (PSol). A ONG lembra que o Código Estadual de Defesa e Proteção Animal do RN, também de autoria de Pimentel, quando deputado estadual, indica a obrigação das prefeituras em zelar pela saúde e bem-estar animal.
Vice-presidente da Amor Por Toda a Vida, Tati Ribeiro, alerta sobre a necessidade do hospital: “Há uma quantidade imensa de animais em situação de rua, de animais que precisam de castração, que é um trabalho que nós da ONG fazemos, mas que é insuficiente para o que a cidade e o estado precisam. É preciso atender às famílias de baixa renda que muitas vezes acabam abandonando os animais quando estão doentes porque não sabem o que fazer, porque não têm um lugar onde levar.”
Tati Ribeiro diz que, em parceria com Sandro Pimentel, pagam 120 consultas por mês, mas que é pouco para a demanda, que inclui ainda internações, cirurgias, ambulatório, espaço para exames.
“Tudo isso é dever do poder público e não é feito hoje. A gente quer garantir que tenha um Hospital Público Veterinário que atenda a toda essa complexidade de demandas, que tenha médicos veterinários especialistas não só médicos veterinárias generalistas. Tudo isso precisa ser garantido pelo prefeito que prometeu, que tá fazendo outdoor, que o atual secretário de Esportes dele faz outdoor para falar sobre, mas que não sai. É muita conversa e pouca ação”, reclama.
Agência Saiba Mais
Brasil toma virada da Colômbia e perde a segunda seguida pelas Eliminatórias
Foto:Juan Barreto /AFP
Nesta quinta-feira, o Brasil foi derrotado pela Colômbia, por 2 a 1, pela quinta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. No Estádio Metropolitano de Barranquilla, Martinelli abriu o placar para a Seleção, e Luis Díaz fez os dois dos colombianos.
Com o resultado, a Seleção permanece com sete pontos, na quinta posição da tabela, enquanto a Colômbia vai para terceiro lugar, com nove pontos. Os comandados de Fernando Diniz chegam ao terceiro jogo sem vitória, vindos de um empate para Venezuela e derrota para o Uruguai.
O Brasil segue agora para o último compromisso do ano. Pela sexta rodada das Eliminatórias, a Seleção recebe a Argentina, no Maracanã, no Rio de Janeiro, na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília).
Primeiro tempo
Mesmo jogando fora de casa, o Brasil não se intimidou e logo mostrou que buscaria o gol a tudo curto. Antes de o relógio completar o primeiro minuto, Renan Lodi finalizou de fora da área e mandou ao lado do gol da Colômbia. Pouco depois, Emerson Royal cruzou na área e Vini Jr cabeceou por cima, com perigo. E, depois dessas duas jogadas, não demorou muito para a Seleção abrir o placar.
Com três minutos, Vini Jr tabelou com Martinelli, apareceu bem na área e concluiu rasteiro para colocar o Brasil em vantagem. A Colômbia só veio arriscar a primeira finalização aos onze minutos. Castaño chutou de longe e Alisson defendeu. Cerca de três minutos depois, Luis Diaz fez boa jogada em cima de Emerson Royal, tocou na área para Carrascal, que finalizou no cantinho para boa defesa do goleiro brasileiro.
Depois de um erro na saída de bola do Brasil, Luis Diaz ficou na cara do gol e novamente parou em Alisson. Depois de um início de primeiro tempo intenso, o Brasil passou a “sofrer”, vendo a Colômbia ter boas oportunidades de igualar o placar. Nesse momento, uma má notícia para Fernando Diniz: o atacante Vini Jr, com dores, precisou deixar o gramado.
Aos 30 minutos, mais uma vez Luis Diaz apareceu com perigo no ataque e ficou cara a cara com Alisson, mas viu André chegar antes e fazer o corte certeiro. Por pouco o Brasil não ampliou em uma finalização perigosa de Rodrygo. Na sequência, James Rodriguez arriscou mais uma vez e mandou próximo ao gol de Alisson.
Segundo tempo
No segundo tempo, a Seleção voltou melhor no ataque, diferente do que apresentou na reta final da primeira etapa.João Pedro recebeu bem na frente, mas não conseguiu concluir a jogada. Pouco depois, Martinelli fez boa jogada e tocou para Rodrygo, que viu a marcação desarmar a jogada. Na sobra, Bruno Guimarães finalizou com perigo.
Aos oito minutos, Raphinha quase fez o segundo, Ele recebeu passe de Rodrygo na entrada da área e soltou a pancada. Vargas buscou no canto e mandou para fora. Após cobrança de escanteio, João Pedro subiu e cabeceou para fora. Na sequência, a Colômbia chegou com Carrascal e, mais uma vez, Alisson fez a defesa.
Raphinha, aos 22, perdeu chance claríssima de ampliar. Ele recebeu passe de Rodrygo dentro da área e mandou para fora. Em sua primeira chance no jogo, Paulinho desperdiçou A resposta da Colômbia foi rápida e Luis Diaz assustou o Brasil, mandando a bola pelo lado de fora da rede. O camisa 7 colombiano, mais uma vez chegou pela esquerda e viu Alisson defender.
Depois da insistência, os colombianos chegaram ao empate aos 29 minutos. James Rodriguez abriu para Borja na esquerda e o jogador cruzou na área para Luis Díaz, sozinho subir e balançar a rede. Na sequência, Córdoba bateu cruzado para nova defesa de Alisson. Quatro minutos depois, os colombianos viraram o placar. Ríos tocou para trás para James, que mandou na área e encontrou Díaz na área para completar ao gol e virar o jogo.
Na sequência da virada, Diniz fez modificações, promovendo, inclusive a estreia de Endrick, mas não deu tempo de mudar muita coisa e a Seleção conheceu a segunda derrota nas Eliminatórias.
FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 2 X 1 BRASIL
Local: Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia
Data: 16 de novembro de 2023, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Martín Soppi (URU)
VAR: Leodán González (URU)
Cartões amarelos: Sánchez (Colômbia); Renan Lodi, Pepê e Fernando Diniz (Brasil)
GOLS:
COLÔMBIA: Luis Díaz (aos 29 e 33 minutos do 2°T)
BRASIL: Gabriel Martinelli (aos três minutos do 1°T)
COLÔMBIA: Vargas; Muñoz, Lucumí, Dávinson Sánchez, Machado (Cristian Borja); Mateus Uribe (Sinisterra), Carrascal (Richard Ríos), Castaño (Lerma); Santos Borré (Córdoba), James Rodríguez e Luis Díaz
Técnico: Néstor Lorenzo
BRASIL: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Douglas Luiz) e Renan Lodi (Pepê); André e Bruno Guimarães; Raphinha (Endrick), Rodrygo (Paulinho), Vinícius Júnior (João Pedro) e Gabriel Martinelli
Técnico: Fernando Diniz
Gazeta Esportiva
Eliminatórias: Diniz aposta em seleção renovada para voltar a vencer
Rádio Nacional transmite confronto entre Brasil e Colômbia
ouvir:
Tentando retomar o caminho das vitórias para se aproximar da liderança da classificação das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil visita a Colômbia a partir das 21h (horário de Brasília) desta quinta-feira (16), no estádio Metropolitano, em Barranquilla. A Rádio Nacional transmite a partida.

Diante do 5º colocado da competição, com 6 pontos na classificação, o técnico Fernando Diniz não espera facilidades para a seleção brasileira, que ocupa a 3ª posição com 7 pontos. “Jogar em Barranquilla é sempre difícil: vamos enfrentar muito calor, apoio maciço da torcida e, além disso, a força do futebol colombiano, que tem uma seleção muito boa”, declarou o comandante da seleção brasileira durante entrevista coletiva concedida na última quarta-feira (15).
Para tentar retomar o caminho das vitórias na competição, após empate com a Venezuela e revés com o Uruguai, Diniz deve optar por uma formação muito ofensiva, com quatro jogadores de frente, na qual tentará aproveitar o entrosamento de Rodrygo e Vinícius Júnior, que ocuparão a faixa central do ataque: “É uma forma de aproveitar o momento deles no Real Madrid [Espanha]. Eles já têm jogado de uma forma mais centralizada. O Rodrygo tem uma característica de um encaixe perfeito do que penso de futebol. Ele não vai mudar muito a característica do que vinha fazendo nos outros jogos. Com a entrada do Martinelli podem acontecer trocas nos lados, ter uma tendência de ter mais movimento e trocas posicionais, e com o próprio Raphinha. Esperamos aproveitar ao máximo esses quatro jogadores para criar dificuldades para os adversários”.
Outras novidades devem ser as entradas na equipe titular do goleiro Alisson, dos laterais Emerson Royal e Renan Lodi, do volante André e dos atacantes Raphinha e Gabriel Martinelli.
Com isso, a seleção brasileira deve entrar em campo com: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; André, Bruno Guimarães e Rodrygo; Raphinha, Vinícius Júnior e Gabriel Martinelli.
A equipe de Fernando Diniz terá como adversário uma seleção da Colômbia que ainda está invicta nas Eliminatórias. Após derrotar a Venezuela na estreia, ficou no empate com Chile, Uruguai e Equador. Para tentar derrotar o Brasil em casa, a equipe comandada pelo técnico Néstor Lorenzo confia muito no talento do atacante Luis Díaz, do Liverpool (Inglaterra), e dos meias James Rodríguez, do São Paulo, e Jhon Arias, do Fluminense.
Transmissão da Rádio Nacional
A Rádio Nacional transmite Colômbia e Brasil com a narração de André Marques, comentários de Rodrigo Campos, reportagem de Rodrigo Ricardo e plantão de Bruno Mendes. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:
AGÊNCIA BRASIL
Inscrições para concurso da Caern iniciam nesta quinta-feira
Foto: Expresso 222
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) publicou o edital Edital Nº 01/2023 com detalhamento para o concurso público com previsão de 33 vagas. As inscrições iniciam às 14h desta quinta-feira (16) e seguem abertas até 20 de dezembro no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). Os salários são de R$ 4.198,11 a R$ 8.746,10.
Os cargos disponibilizados no concurso são de Advogado (1), Engenheiro Civil (2), Engenheiro Eletricista (2), Engenheiro Mecânico (2), Engenheiro Químico (2), Técnico de Controle Ambiental (6), Técnico de Edificações (6), Técnico de Mecânica (6), Técnico de Instrumentação (6). A taxa de inscrição é de R$120,00 para vagas de curso superior e de R$100,00 para técnico. Todas as vagas exigem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em categoria B.
O processo será realizado com quatro etapas: prova objetiva e discursiva (previsto para 25 de fevereiro de 2024), análise de títulos, procedimento de heteroidentificação e avaliação biopsicossocial. Das 33 vagas ofertadas, 21 são de ampla concorrência, oito para pessoas com deficiência (PcD) e quatro para candidatos negros.
De acordo com o edital, além do salário base, os aprovados no concurso podem ter os benefícios de vale alimentação no valor de R$ 1.401,71, plano de saúde, auxílio creche, promoção por mérito, promoção por tempo de serviço e outras vantagens em Acordo Coletivo de Trabalho.
Tribuna do Norte
Presidente Lula sanciona lei para reduzir filas do INSS
Foto: EBC/Agência Brasil
Norma também trata de atendimento a populações indígenas
Os pedidos de aposentadorias e benefícios terão análise mais rápida na Previdência Social. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.724/2023, que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que pretende reduzir o tempo de espera no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União na noite desta terça-feira (14), a lei resulta de medida provisória editada em julho e aprovada pela Câmara dos Deputados em outubro e pelo Senado no último dia 1º.
Para reduzir as filas, o programa prevê a retomada do bônus de produtividade aos funcionários que trabalharem além da jornada regular, tanto na análise de requerimentos de benefícios como na realização de perícias médicas. O programa também autoriza, em caráter excepcional, a aceitação de atestados médicos e odontológicos ainda não avaliados para conceder licenças médicas ou para acompanhamento de tratamento da família sem perícia oficial.
Terão prioridade no recebimento dos bônus os funcionários e médicos peritos que trabalharem em processos administrativos com mais de 45 dias ou com prazo final expirado.
Os servidores administrativos do INSS receberão bônus de R$ 68 por tarefa; e os médicos peritos, de R$ 75 por perícia. O adicional de produtividade foi pago em 2019, com a mesma finalidade de diminuir as filas nos pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios.
Outras medidas
Além da redução das filas do INSS, a lei traz medidas relativas ao atendimento à população indígena e à reestruturação de cargos no Poder Executivo Federal. A lei transforma cargos efetivos vagos em outros cargos efetivos e em comissão ou funções de confiança, para atender à demanda de órgãos e entidades do governo.
A lei também simplifica a gestão de cargos e funções para ampliar o prazo das contratações temporárias para a assistência à saúde de povos indígenas e, por fim, estabelece regras específicas de pessoal para exercício em territórios indígenas.
Funai
A nova lei também altera a Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, que trata de contratações na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Os concursos públicos para a autarquia agora deverão reservar de 10% a 30% das vagas para a população indígena.
Os servidores públicos em exercício na Funai e na Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde poderão trabalhar em regime de revezamento de longa duração, conforme o interesse da administração. Pela legislação, o trabalho nessa modalidade permite que o servidor permaneça em regime de dedicação ao serviço por até 45 dias consecutivos, assegurado um período de repouso remunerado que pode variar da metade ao número total de dias trabalhados.
A lei determina ainda que somente pessoas aprovadas em concursos públicos poderão exercer atividades diretas nos territórios indígenas. Os processos seletivos poderão prever pontuação diferenciada aos candidatos que comprovem experiência em atividades com populações indígenas.
AGÊNCIA BRASIL
Vídeo: Ao empinar motos em alta velocidade, homens sofrem acidente no interior do RN
Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra um acidente entre dois motociclistas, que aconteceu na noite desta segunda-feira 13, na cidade de Cerro Corá, interior do Rio Grande do Norte. Ambos estavam em alta velocidade, quando um dos homens caiu durante o movimento de empinar a moto e atingiu o outro que vinha logo atrás.
De acordo com informações da Polícia Militar de Cerro Corá, a PM não foi acionada no momento do acidente. As imagens mostram os dois homens em alta velocidade na pista até chegarem perto de uma lombada.
Após passarem pelo quebra-mola, um dos motociclistas perde o controle da moto e cai do veículo. Logo depois, o outro rapaz que está atrás é atingido e também cai.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração grave dirigir em alta velocidade enquanto se equilibra em somente uma roda ou faz malabarismo, conforme consta em um dos itens do artigo 244. A infração acarreta em uma multa no valor de R$ 293,47 e a suspensão do direito de dirigir.
Até o momento não se tem maiores informações sobre o estado de saúde dos homens.
Veja o vídeo:
Tocador de vídeo
AGORA RN
Horóscopo 2023: confira a previsão de hoje (15/11) para seu signo
Rosa di Maulo
Áries (21/03 - 20/04)
Aproveite o feriado para curtir paisagens inspiradoras perto da natureza, atividades ao ar livre e momentos animados em ótima companhia. Otimismo, entusiasmo e aventuras não faltarão. Encurte distâncias nos relacionamentos, as comunicações estarão abertas com pessoas queridas de longe. Vênus trará mais harmonia nos relacionamentos. Amor e prazer em alta! Os últimos românticos! Veja quais signos acreditam em alma gêmea
Touro (21/04 - 20/05)
Pense nas reformulações que deseja na rotina e no ambiente de trabalho. Algo do destino se manifestará hoje e viabilizará seus planos de expansão. Inicie um novo relacionamento e comece uma fase mais gostosa. O dia favorecerá também decisões da vida íntima e solução de conflitos. Encontre respostas existenciais e renove os sentimentos. Mudanças virão para melhor! Os últimos românticos! Veja quais signos acreditam em alma gêmea
Gêmeos (21/05 - 20/06)
Encontros especiais e carinhosos alimentarão o coração e a alma neste feriado, que também revelará sonhos e inspirará novo projeto de trabalho. Quebre a rotina com programas agradáveis, em ótima companhia. Valerá intensificar o treino ou movimentar o corpo e diminuir a ansiedade. Amplie o diálogo com o par, filhos ou alguém especial. Caminhos abertos no amor! Os últimos românticos! Veja quais signos acreditam em alma gêmea
Câncer (21/06 - 22/07)
Saúde e trabalho serão assuntos em destaque neste feriado. Aproveite para organizar novas ideias, eliminar pendências e dar um toque de arte na decoração dos seus espaços. Valerá também reunir a família, curtir prazeres gastronômicos e fortalecer vínculos afetivos. Decisões sobre uma viagem animarão o clima. Some forças com amizades especiais em projetos diferentes. Os últimos românticos! Veja quais signos acreditam em alma gêmea
Leão (23/07 - 22/08)
Algo do destino apontará um futuro caminho promissor para o futuro. Aproveite o feriado para desenvolver ideias, criar projetos, ampliar conexões com pessoas de fora e encerrar processos do passado. Vida familiar, casa e antigas pendências pedirão decisões. Aproxime irmãos, converse com os filhos e firme bons acordos. O amor inspirará passos mais largos na carreira. Os últimos românticos! Veja quais signos acreditam em alma gêmea
Virgem (23/08- 22/09)
As comunicações estarão aceleradas, abrevie conversas e evite se estressar com o que você não pode mudar. Em compensação, carinho da família e bons acordos para eliminar pendências deixarão o coração mais tranquilo. Organize a casa, dê um toque delicado na decoração dos espaços e invista em mais conforto. O dia será positivo para compras, feche bons negócios! Os últimos românticos! Veja quais signos acreditam em alma gêmea
Libra (23/09 - 22/10)
Aproxime irmãos, troque mensagens com pessoas queridas e dê espaço a novas relações. O feriado será gostoso para colocar a conversa em dia, ficar por dentro das novidades e pesquisar assuntos do seu interesse nas redes. A busca de maior estabilidade inspirará reflexões importantes sobre escolhas, estudos e moradia. Esclareça dúvidas e fortaleça uma associação. Os últimos românticos! Veja quais signos acreditam em alma gêmea
Escorpião (23/10 - 21/11)
Conexões trarão oportunidades inesperadas. Espere por um clima mágico nos encontros e interações. Assuntos financeiros interferirão nos planos do casamento, encontre soluções práticas para manter o orçamento equilibrado e dar início a um diferente ciclo de vida. Mesmo sem garantias de resultados, tudo fluirá positivamente. Espere por uma ajudinha extra do universo! Os últimos românticos! Veja quais signos acreditam em alma gêmea
Sagitário (22/11 - 21/12)
O feriado será gostoso para se cuidar com carinho, quebrar a rotina, relaxar e pensar em novos objetivos. Compra, venda e transações imobiliárias entrarão no pacote de decisões da vida familiar e de investimentos. Faça amizade com gente interessante de um ambiente diferente. Carisma em alta! Você atrairá as pessoas certas para somar forças num projeto de trabalho. Os últimos românticos! Veja quais signos acreditam em alma gêmea
Capricórnio (22/12 - 20/01)
Explore outro ambiente, entre num novo grupo, circule e deixe a imaginação voar longe. O feriado será gostoso para descontrair e embarcar em novas experiências. Na dúvida, siga a intuição que estará mais aguçada nesta fase. Colocar a leitura em dia também será boa opção. Programas relaxantes, arte, música e caminhadas alimentarão a alma e restaurarão suas forças. Os últimos românticos! Veja quais signos acreditam em alma gêmea
Aquário (21/01 - 19/02)
Reúna amigos, circule, confira eventos e confira a agenda cultural da cidade. Convites e ótimas companhias não faltarão hoje. Confie na sua percepção e tome decisões sobre o futuro com mais clareza e coragem. Amizades apoiarão seus novos projetos e planos. O momento também favorece resgate de antigas relações e união familiar. Construa relações de confiança. Sucesso! Os últimos românticos! Veja quais signos acreditam em alma gêmea
Peixes (20/02 - 20/03)
Aproveite o feriado para sonhar alto, aumentar a cumplicidade com o par e criar novos planos para o futuro. Assuntos em outra localidade poderão ser finalizados. Formalize uma parceria, firme um negócio ou alavanque a carreira com um novo projeto. Comunicações profissionais estarão aquecidas, mesmo em pleno feriado, ligue suas antenas e não perca oportunidades! Os últimos românticos! Veja quais signos acreditam em alma gêmea
METRÓPOLES
Mega-Sena acumulada de R$ 35,5 milhões é sorteada; veja os números
Sem pagar o prêmio principal no último concurso, a Mega-Sena voltou a ser sorteada nesta terça-feira (14) com a promessa de contemplar com R$ 35,5 milhões quem acertar sozinho as seis dezenas reveladas pela loteria. O concurso 2.656 teve os seguintes números sorteados: 20 - 24 - 27 - 46 - 57 - 58. A Caixa deve divulgar daqui a pouco se houve ganhador do prêmio principal e o rateio.
Caso leve o prêmio sozinho, o apostador poderá aplicar toda a bolada na poupança e obter um rendimento mensal de quase R$ 225 mil. O ganho ainda poderá ser impulsionado com investimentos mais rentáveis, com a mesma segurança da caderneta.
Para concorrer ao prêmio da Mega-Sena, basta ir a uma casa lotérica, acessar o aplicativo ou o site das Loterias Caixa até as 19h e marcar de seis a 15 números no volante. Também é possível deixar o sistema escolher os números para você (Surpresinha) e/ou concorrer com a mesma aposta por dois, quatro ou oito concursos consecutivos (Teimosinha).
Cada jogo de seis números custa R$ 5. Quanto mais números forem marcados, maior é o preço da aposta e maiores são as chances de faturar o prêmio da loteria mais cobiçada do Brasil. Outra opção é o Bolão Caixa, que permite fazer apostas em grupo. Basta preencher o campo próprio no volante, ou solicitar ao atendente da lotérica que o faça. Você também pode comprar cotas dos bolões organizados pelas lotéricas.
Confira funcionamento do comércio em Natal no feriado da Proclamação da República
Foto: Internet
O feriado da Proclamação da República, celebrado nesta quarta-feira (15), vai alterar o funcionamento do comércio em Natal, conforme divulgou a Câmara de Dirigentes Lojistas da capital (CDL Natal).
A entidade informou que que as lojas do comércio de rua do Centro da Cidade, Alecrim e Zona Norte estarão fechadas. Já os shoppings funcionarão em horário especial de domingo, e os supermercados funcionam normalmente.
Confira:
Comércio de Rua
Alecrim: Fechado
Centro da Cidade: Fechado;
Zona Norte: Fechado.
Shoppings
Midway MallPraça de Alimentação e lazer: 11 às 21h
Demais lojas: abertura entre 12 e 15h e encerramento às 21h.
Natal ShoppingAlimentação: 11h às 22h
Quiosques de alimentação: 13h às 21h
Âncoras e mega Lojas: 12h às 21h
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h
Academia Bodytech: 8h às 18h
Alpendre: 14h à 23h
Cinema: Conforme Programação
Fechamento facultativo das 20h às 21h, desde que cumpra a quantidade de horas corridas estipulada por segmento.
Praia ShoppingPraça de Alimentação das 11h às 21h;
Lojas e Quiosques – 15h às 21h;
Potiguar Pet – 12h às 20h;
Cinema – Confira a programação em www.moviecom.com.br
Shopping Cidade JardimPraça de Alimentação: A partir das 12h;
Lojas e Quiosques: 14h às 20h.
Shopping Via DiretaPraça de Alimentação e Lazer: 12h às 20h facultativo;
Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h facultativo.
Shopping Cidade VerdeLojas diversas das 15h às 20h;
Alimentação e lazer das 12h às 21h;
Clínicas – Fechadas.
Partage Norte Shopping NatalLojas Âncoras e Megalojas: Abertura facultativo a partir das 12h, e obrigatório das 15h às 21h.
Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h;
Academia: das 8h às 17h.
Cinema conforme programação.
Shopping 10Fechado.
SupermercadosFuncionamento das 7h às 21h.
Tribuna do Norte
Bancos fecham nesta quarta-feira e reabrem na quinta
Foto: Internet
Serviços de autoatendimento e canais digitais ficam disponíveis
ouvir:
As agências bancárias não farão atendimento ao público no feriado nacional do Dia da Proclamação da República (15). No Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, as agências também não abrem nos estados e municípios onde a data é feriado.

Nos dias 16 (quinta-feira), 17 (sexta-feira) e 21 de novembro (terça-feira), os bancos abrem normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os serviços de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo como água, energia elétrica e telefone, e os carnês com vencimento no dia 15 ou 20 poderão ser pagos, sem acréscimo, no primeiro dia útil depois do feriado.
O Dia da Consciência Negra não é um feriado nacional, mas seis estados têm feriado na data por lei estadual: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, além de cerca de 1.260 municípios, entre eles as capitais Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). A data lembra a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695.
AGÊNCIA BRASIL
Sistemas de energia solar crescem 39,9% no RN em um ano
Foto: Reprodução
O Rio Grande do Norte alcançou, ao final de outubro deste ano, marcas históricas na geração de energia solar distribuída, aquela que geralmente é colocada no teto das residências e empresas. De acordo com o Observatório da Energia Solar, base de informações montada pela empresa JVilar Consultoria, que integra a Associação Potiguar de Energias Renováveis – APER, já são 52.873 sistemas instalados, espalhados por todos os 167 municípios do Estado, com uma capacidade instalada de 530,67 kWp. No mesmo período de 2022, eram 37.788 sistemas instalados, com potência de 378,9 kWp. A evolução no período foi de 39,9%.
Para que se tenha uma ideia da ordem de grandeza que isso representa, caso essa potência fosse direcionada para atender apenas estabelecimentos residenciais, com uma conta média mensal de R$ 200,00, seriam atendidos mais de 295 mil domicílios, maior que a quantidade de domicílios existentes na cidade do Natal, 270.045 em 2022, de acordo com dados do IBGE. Em termos de quantidade de sistemas já conectados à rede de energia, 81,1% são representados por estabelecimentos residenciais e 14,9% por comerciais.
Utilizando como referência dados da consultoria Greener e a quantidade de empresas do setor já atendidas pelo Sebrae/RN, estima-se que cerca de 500 empresas estejam atuando no Estado, comercializando e instalando os sistemas, o que representa cerca de 5 mil empregos diretos, considerando uma média de 10 empregados por empresa. Os 10 municípios com maior quantidade de sistemas instalados respondem por 66,2% da quantidade de sistemas instalados no RN e 60,7% da potência instalada. Há ainda um amplo espaço para crescimento do setor, pois as 52.873 conexões já instaladas representam apenas 4,6% da quantidade de domicílios existentes no Rio Grande do Norte em 2022 (1.141.756), conforme dados do IBGE.
A elevação do preço da energia elétrica e a queda nos preços dos equipamentos de energia solar, com os módulos fotovoltaicos atingindo o menor preço da história em 2023, tem contribuído para que o prazo de retorno dos investimentos tenha sido reduzido, mesmo considerando a entrada em vigor das novas regras para geração de energia solar distribuída.
Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, é de grande importância os dados e os impactos positivos do programa de energia solar distribuída no RN. “O Sebrae/RN teve o privilégio de firmar uma parceria com empresários desse setor para apoiar a criação da APER. A associação nasceu dentro do Sebrae e tornou-se, mais recentemente, uma grande parceira do polo Sebrae de Energias Renováveis. É realmente uma associação de grande sucesso. São mais de 50 mil sistemas instalados em todos municípios do RN. Foram criadas novas oportunidades de negócios para instaladores, que já ultrapassa o número de 100 empresas em pleno funcionamento”, afirma Zeca Melo.
Para o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a geração distribuída no Rio Grande do Norte surpreende a cada dia. “Em 2019, quando a governadora Fátima assumiu, nós tínhamos 2.450 instalações. Agora, em setembro, passou de 50 mil. Se você botar na ponta do lápis, eu acho que nem a China cresce numa velocidade dessa. A geração de emprego também é muito grande, nós já temos perto de 500 empresas só instalando painéis solares aqui no Estado e a manutenção disso dá empregos, vamos dizer mais estáveis, e a economia é absolutamente fantástica tanto para as pessoas como para as empresas. A APER, que é a associação potiguar de energia renovável, que cuida da geração distribuída tem um trabalho muito bom e a gente faz uma sintonia muito bacana com a APER. E a gente sempre convida a associação para todos os eventos, inclusive faz parte da nossa Câmara Setorial de Energia”, declarou.
O presidente da APER, Cássio Maia, destaca qu o marco alcançado pela geração distribuída fotovoltaica no RN comprova não somente a grande adesão do potiguar às energias renováveis, mas também a aprovação e validação da energia solar como solução para trazer economia e conforto para os adeptos. “Esse grande número mostra a força e representatividade das energias renováveis na economia do nosso Estado, tendo papel importante na geração de empregos para a população e levando competitividade às empresas potiguares que reduzem seus custos, através da adesão a essa grande oportunidade. Em comparação com os estados vizinhos, o RN é o que apresenta maior potência instalada quando comparado com sua população ou PIB.”, comemora.
Tribuna do Norte
Repatriados da Faixa de Gaza fazem parada no Recife
Grupo já está a caminho de Brasília, com chegada prevista para 2
ouvir:
A aeronave com os repatriados da Faixa de Gaza pousou no início da noite desta segunda-feira (13) na Base Aérea do Recife. O avião traz 32 pessoas que aguardavam há mais de um mês para sair da região do conflito entre Israel e Hamas.

Após cerca de 30 minutos, às 21h07, o avião decolou para Brasília, onde o grupo ficará por, pelo menos, dois dias.
O voo saiu do Cairo, no Egito, na manhã desta segunda-feira (13). No destino final, a Base Aérea de Brasília, os repatriados serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A chegada na capital federal deve ocorrer por volta das 23h30.
O grupo é formado por 17 crianças, nove mulheres e seis homens, sendo 22 brasileiros, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares.
Desde o início da guerra no Oriente Médio, o governo, por meio da Operação Voltando em Paz, resgatou 14.77 pessoas (1.462, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana) e 53 animais domésticos. O voo de hoje é o décimo da operação.
Em Brasília, o grupo ficará hospedado no hotel de trânsito para militares da Base Aérea. Eles irão receber apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. Depois, uma parte irá para outras cidades no Brasil, onde ficarão com parentes, e outra será deslocada para um abrigo especializado em acolhimento de refugiados no interior de São Paulo.
Ao chegarem ao Brasil, também será feita a regularização migratória, pela Polícia Federal, e a emissão de outros documentos que permitam o acesso a serviços públicos e ao emprego.
AGÊNCIA BRASIL
IFRN lança concurso público com 51 vagas; inscrições iniciam terça-feira
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou o EDITAL Nº 7/2023 – RE/IFRN com 51 vagas para contratação entre níveis médio, técnico e superior. As inscrições iniciam nesta terça-feira (14) e segue até 07 de dezembro no site da Funcern.
Os salários são distribuídos entre os níveis de classificação C, D e E, podendo serem acrescidos auxílios e bonificações por área de conhecimento. Já as taxas de inscrições custam R$55, R$70 e R$115, respectivamente. As provas tem duração máxima de quatro horas e deve ser aplicada no dia 21 de janeiro de 2024.
De acordo com o edital, o regime de trabalho será entre 20 a 40 horas semanais. Pessoas autodeclaradas negras e pardas no ato da inscrição terão direito a 20% das vagas, e pessoas com Deficiência (PcD) na proporção de 10%.
Confira o detalhamento:
Classificação C com vencimento básico de R$ 2.120,13: Assistente de aluno (4);
Classificação D com vencimento básico de R$ 2.667,19: Assistente em administração (13), Técnico de tecnologia da informação (8), Técnico de laboratório nas áreas multimídia (3), ciência (1), edificações (1), eletroeletrônica (1), química (2) e informática (4), e Técnico de enfermagem (1);
Classificação E com vencimento básico de R$ 4.556,92: Analista de tecnologia da informação (1), Engenheiro (1), Médico (4), Nutricionista (1), Odontólogo (2), Pedagogo (3) e Técnico em assuntos educacionais (1).
Tribuna do Norte
Brasileiros repatriados de Gaza já estão a caminho do Brasil
Chegada está prevista para as 23h30 na Base Aérea de Brasília
ouvir:
O avião VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República para atuar na Operação Voltando em Paz, decolou na manhã desta segunda-feira (13), do Cairo, no Egito, com 32 repatriados, e está a caminho do Brasil. 

Antes, a aeronave fará uma parada técnica em Las Palmas, na Espanha, e, em seguida, já no território brasileiro, fará outra na Base Aérea do Recife, de onde decola para a Base Aérea de Brasília, com previsão de chegada às 23h30.
O governo federal já tem uma operação de acolhimento pronta para receber os brasileiros e seus familiares palestinos que deixaram a Faixa de Gaza. Os repatriados receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de seguir para outras cidades brasileiras.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo mobilizada para oferecer aos repatriados os cuidados de saúde necessários logo que chegarem a Brasília.
“A oferta, no momento da recepção, envolve cuidados psicológicos e clínicos, incluindo urgências e emergências que possam surgir. A equipe será formada por cinco profissionais da saúde: um médico, um enfermeiro e três psicólogos. Além disso, será disponibilizada uma ambulância do Samu/DF, tipo UTI móvel, com médico e enfermeiro, se houver necessidade de atendimento especializado em unidade da rede de saúde”, explicou a pasta, em resposta à Agência Brasil.
O grupo a caminho do país tem 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.
AGÊNCIA BRASIL
Mega da Virada 2023 vai pagar prêmio de R$ 550 milhões, maior da história
A Mega da Virada 2023 terá um prêmio estimado de R$ 550 milhões, divulgou a Caixa Econômica Federal nesta segunda-feira (13). Este é o maior valor do prêmio na história do concurso e pode aumentar a depender da demanda.
As apostas do concurso 2670 podem ser realizadas a partir de hoje. O tíquete simples custa R$ 5 e os bolões saem a partir de R$ 15. O sorteio será realizado no dia 31 de dezembro, às 20h.
Como sempre, o prêmio principal da Mega da Virada não acumula. Se não houver acerto de 6 números, o prêmio será dividido entre os acertadores da próxima faixa, de 5 acertos — e assim por diante.
"As apostas devem ser feitas com volante específico da Mega da Virada somente nos canais oficiais das Loterias Caixa", diz o comunicado do banco.
g1
ENEM 2023
Milhões de candidatos fazem a segunda prova do Enem neste domingo
Abertura dos portões será ao meio dia e o fechamento, às 13h
ouvir:
Milhões de estudantes em todo o país fazem, neste domingo (12), a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, deverão ser resolvidas – em cinco horas - 90 questões de matemática e ciências da natureza. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. A prova começa às 13h30 e termina às 18h30. Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos e cerca de 2,8 milhões compareceram ao primeiro dia de prova. 

Para fazer as provas é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento de identificação válido, físico ou digital. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição, onde figura o local de prova do participante.
Quem precisa justificar a presença no exame deve imprimir a declaração de comparecimento, que está disponível na Página do Participante. Ela deve ser assinada pelo aplicador no local de prova.
É recomendado que os candidatos levem lanches e água, uma vez que se trata de uma prova longa.
Documentos válidos
Entre os documentos de identificação válidos estão cédulas de identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação e Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Também são aceitos os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e Registro Geral (RG) Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.
Eliminação
Para não ser eliminado do exame é preciso considerar algumas regras. Celulares são proibidos nas salas de aplicação, por exemplo. Eles devem ser desligados e colocados dentro do envelope porta-objetos, que será entregue na sala. O envelope será lacrado.
Além dos celulares e outros objetos eletrônicos - que deverão também estar desligados - todos os pertences como óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros e chaves devem ser colocados no envelope.
Quem não seguir essa regra também pode ser eliminado da prova. Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado.
Os candidatos serão submetidos à revista eletrônica e os objetos e lanches também serão vistoriados. A recusa sem justificativa dessas vistorias pode ser motivo de eliminação.
Será eliminado do Enem o participante que se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova ou utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame. Também não pode registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame.
Enem 2023
O Enem começou a ser aplicado no último domingo (5), quando os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Os exames seguem neste domingo (12) em mais de 1,7 mil municípios de todo o país.
As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Podem ser usadas também para acessar o ensino superior em universidades estrangeiras.
AGÊNCIA BRASIL
Brasileiros cruzam a fronteira de Gaza com o Egito
Grupo de 32 pessoas segue para o Brasil em aeronave da Presidência
Foto: Redes Sociais
ouvir:
O grupo de brasileiros acompanhado pelo Governo Federal que aguardava permissão de autoridades de Egito, Israel e da Autoridade Palestina cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo, 12 de novembro. “O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, oficializou uma postagem do Itamaraty às 5h41 desta madrugada na rede social X (antigo Twitter). “Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, completou o comunicado.

AGÊNCIA BRASIL
C U L T U R A
Prefeitura de Touros realiza Projeto Cultura na Praça
Foto: Divulgação
VÍDEO WEB TV TOUROS
Sistema de Comunicação Rádio e Web Tv Touros
C I N E M A
Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso chega à décima edição
Foto: Divulgação
A mostra de cinema de Gostoso, em sua edição comemorativa de 10 anos, pretende mais uma vez agitar a cidade de São Miguel do Gostoso. Uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, e com direção geral e curadoria de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, a 10ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pela Petrobras e Salinor, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
A proposta de direção de arte para a 10ª Mostra de Cinema de Gostoso foi baseada no briefing e em palavras-chaves tais como: democrático, popular, natureza, formativo, interativo, ao ar livre, agregador, tecnológico e regional. Elas foram sugeridas pela Heco Produções, que nos inspirou a convidar a artista Mariana Zanetti para colaborar com seus desenhos.
A partir do nosso direcionamento e conversas, recebemos da Mariana personagens híbridos, que criaram uma atmosfera para a identidade da 10ª Mostra e um imaginário da mágica interação entre a visão do público, que assiste aos filmes ao ar livre, e dos realizadores, que trazem seu olhar sobre o mundo. Traduzindo a diversidade de estilos, linguagens, origens e recursos, personagens variados – híbridos de humanos (mas não só) e câmeras – são trazidos pelos fluxos da cultura e da arte até um público festivo, representado por olhos de diferentes formatos e posturas, na praia de gostoso.
Os desenhos dos personagens foram feitos com lápis dermatográfico preto e depois coloridos digitalmente. A textura do lápis lhes confere um traço expressivo e gráfico. A tipografia com movimentos sinuosos e linhas angulares bem como a paleta de cores solares, laranja e roxo, reforçam o ambiente de celebração e encontro.
No ano em que a Mostra de Cinema de Gostoso celebra 10 anos, o evento tem a honra de contar pela primeira vez com o patrocínio fundamental da Petrobras, que também está em celebração pelos seus 70 anos.
Parabéns à Petrobras por seu papel de destaque no apoio a festivais de cinema em todo o país e que este ano, por meio do Programa Petrobras Cultural chega à São Miguel do Gostoso (RN), possibilitando o acesso à cultura de cada vez mais brasileiros.
A 10ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pela Petrobras e Salinor, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio da Coca-Cola, Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Grupo Banco Mundial, Governo Cidadão e Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo.
Apoio institucional Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio Interjato, Maxillusion, Visite RN, Emprotur, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Sebrae-RN, Serveng, Inter TV, BrLab, DOT e Mistika.
Novo Notícias
ESPORTE
Fla enfrenta Flu no Maracanã de olho no título Brasileiro
GettyImages/Divulgaçã
Sonhando com o título do Campeonato Brasileiro, o Flamengo mede forças com o Fluminense, a partir das 18h30 (horário de Brasília) deste sábado (11) no estádio do Maracanã, em partida válida pela 34ª rodada da competição. A Rádio Nacional transmite o jogo ao vivo.
Motivado após uma boa vitória de 3 a 0 sobre o Palmeiras na última quarta-feira (8), o Rubro-Negro, que tem 56 pontos, tenta somar o terceiro triunfo consecutivo para alcançar a mesma pontuação do líder Botafogo, que mede forças com o Bragantino no próximo domingo (12) em Bragança Paulista.
Porém, ao ser questionado, em entrevista coletiva após o triunfo sobre o Palmeiras, se o Flamengo já podia ser visto como real candidato ao título, o técnico Tite desconversou: “Se, em algum momento estivermos com uma pontuação ou a uma partida, falamos [sobre a disputa do título]. Por enquanto é a realidade daquilo que nos propusemos. É o próximo jogo, é o próximo passo, é a performance, é produzir bem, é vencer jogos e crescer. Não sei onde quero chegar, mas nosso objetivo é crescimento”.
Para o confronto com o Fluminense o técnico Tite contará com importantes retornos: o atacante Bruno Henrique, o volante Thiago Maia e o lateral Filipe Luís. Mas, caso o treinador opte por manter a mesma formação que bateu o Palmeiras, o Rubro-Negro entra em campo com: Rossi; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton (Bruno Henrique) e Pedro.
Do outro lado do gramado estará o atual campeão da Copa Libertadores. Após garantir o inédito título continental no último sábado (4), o Fluminense (que não busca mais nada no Brasileiro e tem o Mundial de Clubes como novo alvo) ficou no 0 a 0 com o Internacional na última quarta (8) em partida na qual entrou em campo com uma equipe mesclada.
Agora, em um clássico regional, a dúvida que fica é se o Tricolor das Laranjeiras usará força máxima. Segundo o técnico Fernando Diniz, a ideia é avaliar jogo a jogo e escalar o que tiver de melhor: “Vou pensar jogo a jogo e escalar os melhores [jogadores] que tivermos. Talvez, quando estiver mais perto [do Mundial] e se tiver necessidade [vamos poupar]. Mas, a princípio, tentaremos levar o que tem de melhor para conseguir fazer bons jogos e conquistar pontos”.
Com Felipe Melo e Marcelo desgastados após a decisão da Libertadores, há a possibilidade de Diogo Barbosa e Marlon permanecerem na equipe titular. Quem deve voltar é o argentino Gérman Cano. Com isso, o Flu deve entrar em campo com: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Marlon (Felipe Melo) e Diogo Barbosa (Marcelo); André, Martinelli (John Kennedy) e Ganso; Arias, Keno e Cano.
Tempero extraO confronto deste sábado tem um tempero extra, além da rivalidade regional. O Fla-Flu colocará frente a frente Fernando Diniz e Tite, respectivamente o atual e o último técnicos da seleção brasileira. Além disso, esta será uma partida entre as duas últimas equipes que conquistaram a Copa Libertadores da América: o Flamengo, em 2022, e o Fluminense, em 2023.
Transmissão da Rádio NacionalA Rádio Nacional transmite Flamengo e Fluminense com a narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz e reportagem de Rodrigo Ricardo.
Agência Brasil
PREVISÃO DO TEMPO FINAL DE SEMANA NO RN
Fim de semana será de céu nublado e pancadas de chuvas no litoral do RN
A previsão do tempo para este final de semana é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas na região litoral do Rio Grande do Norte. Já no interior do estado, deverá predominar o tempo seco e quente. As informações são do Portal Clima Tempo.
Em Natal, o sábado (11) e o domingo (12), deverão ser de sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura oscila entre a mínima de 25 ºC e a máxima de 31 °C.
Na cidade de Parnamirim, região Metropolitana de Natal, o sábado será de sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Para o domingo, estão previstas as mesmas condições meteorológicas. A mínima será de 25º e a máxima poderá chegar aos 31º C.
Em Mossoró, região oeste potiguar, a previsão para este fim de semana é de sol com algumas nuvens. Não chove. A mínima será de 25º C e a máxima poderá chegar a 36º C.
Em Caicó, na região do Seridó potiguar, o sábado deverá ser de sol com algumas nuvens. Não chove. Para o domingo, estão previstas as mesmas condições meteorológicas. A temperatura oscila entre a mínima de 23 ºC e a máxima de 35 °C.
Em Pau dos Ferros, no Alto Oeste do Estado, o fim de semana será de sol com algumas nuvens. Não chove. A temperatura oscila entre a mínima de 26 ºC e a máxima de 38 °C.
Tribuna do Norte
FPM: 1ª COTA DE NOVEMBRO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO,TOUROS E RIO DO FOGO TEVE UM SUBSTANCIAL CRESCIMENTO EM RELAÇÃO A 1ª PARCELA DE OUTUBRO/23;Confira:
Foto : (Montagem RWT)
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
Dia 10/10/2023 R$ 926.946,24c
Dia 10/11/2023 R$ 1.607.771,75c
TOUROS
Dia 10/10/2023 R$ 1.994.554,97c
Dia 10/11/2023 R$ 3.409.178,59c
RIO DO FOGO
Dia 10/10/2023 R$ 898.785,81c
Dia 10/11/2023 R$ 1.571.474,00c
Fonte:
SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
FPM PUREZA: Município recebeu hoje a 1ª parcela de novembro no valor líquido de R$ 1.189.049,65
Foto: (Montagem RWT)
Veja dados comparativos em relação a 1ª parcela de outubro/2023
Dia 10/10/2023 R$ 689.903,43c
Dia 10/11/2023 R$ 1.189.049,65c
Fonte: SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
FPM: 1ª PARCELA DO MÊS DE NOVEMBRO JÁ ESTÁ NAS CONTAS DAS PREFEIRURAS DE TODO O BRASIL COM AUMENTO DE 56% EM RELAÇÃO A OUTUBRO DE 2023
Veja matéria do Portal Brasil 61
A liberação de R$ 7.278.956.430,97 da primeira parcela de novembro do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) – depositados nas contas das prefeituras na sexta-feira (10) – demonstra um cenário de recuperação dos valores, a serem repassados daqui para a frente, porque os números se aproximaram dos valores do mesmo período do ano passado. A opinião é do consultor de Orçamentos César Lima.
Os recursos do FPM são distribuídos pela União Federal, a cada dez dias, a todos os municípios brasileiros. O dinheiro é considerado fundamental pelos gestores municipais, porque representam a maior fonte de receita para a maioria das prefeituras e são usados para manter as despesas em dia, como folha de pagamentos e gastos com saúde e educação.
César Lima comparou os números atuais com os valores distribuídos na primeira parcela do FPM do mês passado, e constatou um crescimento de 56% no valor da parcela paga nesta semana. O especialista também observou que o valor do Fundo, distribuído às prefeituras no mesmo período de novembro de 2022, equivale a apenas 0,5% a mais do que o valor liberado nesta sexta-feira (10).
Comparativo
- 1ª parcela de novembro/2023 – R$ 7.278.956.430,97
- 1ª parcela de outubro/2023 – R$ 4.105723.849,37
- 1ª parcela de novembro/2022 – R$ 7.318.029.555,44
“Quando a gente compara essa primeira parcela de novembro à primeira parcela de outubro [deste ano], nós temos um aumento bem significativo de 56%”, analisa. “Contudo, essa primeira parcela de novembro ainda está meio por cento menor do que a primeira parcela de novembro do ano passado”, acrescenta o consultor.
“É um resultado menor do que o ano passado, mas essa diferença é muito pequena, de meio por cento. Nós já vimos, no decorrer desse ano, diferenças na casa de 30% a menor do que no ano anterior, então isso daí no meu entendimento demonstra um cenário de recuperação dos recursos do FPM, voltando à normalidade que havia em 2022”, analisa.
Franca recuperação
O especialista acrescenta que, considerando-se a inflação registrada no período, de aproximadamente 4,5%, pode-se considerar uma diferença de 5% — a menor — , no valor do FPM pago aos municípios no dia 10 de novembro deste ano. “Mesmo assim, em relação aos 30% [sendo pagos a menor] que já vimos acontecer em alguns meses desse ano, é um cenário em franca recuperação”, conclui César Lima.
Clique no mapa para saber o valor repassado a cada município:
Fonte: Brasil 61
RESULTADOS DOS JOGOS DO BRASILEIRÃO SÉRIE A , (09.11)
g1
Piso salarial: Estado e professores fecham acordo de R$ 403 milhões, mediado pelo TJRN
Foto: Emanuel Amaral
O vice-presidente do TJRN, desembargador Glauber Rêgo, homologou, nesta quinta-feira (9), acordo firmado entre o Estado do Rio Grande do Norte e a categoria dos professores estaduais, representada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE/RN. Com o pacto, o Governo do Estado reconhece o débito de R$ 403,7 milhões referente ao piso salarial nacional do magistério, para o retroativo de 2011 e 2012, para 30.599 professores da rede estadual. O acordo foi intermediado pelo Núcleo de Ações Coletivas do TJRN, presidido pelo desembargador.
“Esse acordo firmado mostra a eficiência do Poder Judiciário na mediação de conflitos. Além do alcance social e econômico – são mais de 30 mil professores do Estado beneficiados com valor significativo, superior a mais de R$ 400 milhões – vai desafogar o trabalho dos nossos magistrados, pois serão arquivados cerca de 4 mil processos que tramitavam nas Varas da Fazenda Pública”, enfatiza o presidente do Núcleo de Ações Coletivas do TJRN, desembargador Glauber Rêgo.
O pagamento será realizado de forma judicial por meio de alvará individual para cada servidor do magistério estadual. O Precatório/RPV será expedido a partir de junho de 2024 pelas Varas da Fazenda Pública da Comarca de Natal, devendo o valor ser devidamente atualizado e corrigido, tendo em vista a data-base ser agosto de 2023.
O Núcleo de Ações Coletivas do TJRN, unidade destinada a gerenciar as ações coletivas no estado, utiliza a mediação para solucionar processos com grande número de pessoas envolvidas, de maneira mais rápida. O dispositivo, criado em março de 2021, tem o objetivo de promover o fortalecimento do monitoramento e a busca pela eficácia no julgamento das ações coletivas.
Tribuna do Norte
Zenaide e Styvenson votam a favor da reforma tributária. Rogério é contra
(Fotomontagem: Blog do Barreto)
Ontem o Senado aprovou por 53 x 24 p texto-base da reforma tributária. Na bancada potiguar Zenaide Maia (PSD) e Styvenson Valentim (PODE) votaram a favor da proposta.
Já o senador Rogério Marinho (PL), líder da oposição, foi contrário a medida alegando que a proposta não traz justiça fiscal. “Nós estamos fadados com essa reforma a inviabilizar o crescimento do país. Aqueles que gritaram mis foram salvos. Eles querem dizer ao mercado que tiveram uma reforma para chamar de sua”, disse em discurso postado nas redes sociais.
A reforma tributária tramita há 30 anos no Congresso Nacional, mas a história ainda não acabou. Como o Senado fez mudanças a proposta retorna para análise na Câmara dos Deputados.
A síntese da reforma tributária é a simplificação dos impostos com O texto prevê a substituição de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por três: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). Além do Imposto sobre Valor Agregado (IVA).
Blog do Barreto
JOGOS DE HOJE PELO BRASILEIRÃO 2023 SÉRIE A
Foto: Reprodução
ge
Prefeitura de Guamaré publica RETIFICAÇÃO do edital de concurso público
A Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Administração, publicou na edição desta quinta-feira (09), no Diário Oficial dos Municípios, o NOVO EDITAL do concurso publico, que será realizado no próximo mês de dezembro.
Com a publicação desta Retificação nº. 01/2023 pelo município em Diário Oficial será providenciada pela FUNCERN a publicação do Edital RETIFICADO nº. 01/2023, em seu sítio eletrônico, com o texto compilado, condensadas todas as alterações promovidas.
O candidato poderá obter informações referentes ao Concurso Público junto à Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte – FUNCERN, exclusivamente, por meio do e-mail: concursoguamare2023@funcern.br.
Clique aqui e confira o NOVO EDITAL na integra:
RETIFICAÇÃO DO NOVO EDITAL DO CONCURSO DE GUAMARÉ
Portal Guamaré em Dia
ENEM 2023
Professores recomendam revisão e descanso na reta final para o Enem
Ao todo serão 90 questões todas objetivas
ouvir:
Estudantes de todo o país farão, neste domingo (12), as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Ao todo, serão 90 questões, todas objetivas, que deverão ser resolvidas em 5 horas. Revisão e descanso podem ajudar os estudantes a estarem mais preparados e mais seguros para o segundo dia de exame. 

“Revisar matérias mais frequentes nas provas é o ideal! Tentar estudar todo o conteúdo da prova em uma semana é uma péssima ideia, mas reforçar conceitos e fórmulas sobre os assuntos mais comuns, vai trazer mais tranquilidade e melhores chances de obter uma boa pontuação”, diz o professor de matemática do Colégio Leonardo Da Vinci de Porto Alegre Diego Andrades.
Para a professora de química do colégio Ao Cubo do Rio de Janeiro Caroline Azevedo, três coisas são muito importantes na preparação para o segundo dia de provas. A primeira delas, como destacado também Andrades, é focar os estudos nos conteúdos mais recorrentes dos anos anteriores, realizando, as questões de outras edições do Enem. As provas e os gabaritos de anos anteriores estão disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A segunda é chegar na prova com uma estratégia definida, ou seja, sabendo qual prova vai resolver primeiro e quanto tempo vai dedicar a cada área do conhecimento. “Não se deve tomar esse tipo de decisão na hora, muito menos fazer a prova sem uma estratégia definida”, diz a professora.
Já a terceira é avaliar o que deu certo e o que deu errado no primeiro dia do Enem, principalmente em relação ao controle do tempo. No último domingo (5), os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação.
“Algumas questões das áreas de matemática e de naturezas são muito trabalhosas, às vezes envolvem muito cálculo, então o aluno precisa administrar bem o tempo para conseguir fazer a prova inteira. Um estudante que perde muito tempo em uma única questão frequentemente não consegue fazer a prova inteira, por isso acaba chutando questões sem sequer ter lido. E muitas vezes são questões fáceis e rápidas, que ele teria acertado se tivesse ao menos lido”, diz Azevedo.
Na mesma linha de Azevedo, o professor Andrades sugere que os estudantes busquem iniciar a prova procurando uma questão mais fácil. “No início da prova, o nervosismo atrapalha e pode comprometer. Escolher bem por onde começar é fundamental para baixar a ansiedade e ganhar confiança. Além disso, priorize questões de rápida compreensão e interpretação bem como conteúdos com os quais você se sente mais confortável”, sugere.
Segundo o professor, a organização é a chave para um bom desempenho. “Na primeira hora de prova, não hesite em pular as questões mais difíceis, fazendo anotações nelas para voltar depois. Finalmente, lembre-se que as questões da prova são sobre resolver um problema. As fórmulas podem ajudar, mas não são obrigatórias. Busque compreender o problema a ser resolvido, use as alternativas a seu favor e caso não lembre da fórmula, faça estimativas ou aproximações para chegar à resposta correta”, recomenda.
Fui mal no primeiro dia, e agora?
Mesmo quem acredita que não se saiu tão bem no primeiro dia do Enem ainda pode melhorar a nota no segundo dia. Segundo os professores é importante não desistir.
O professor de matemática da Central do Enem, do governo do Amapá, Márcio Costa, conta que durante a semana incentivou todos os alunos a fazerem a prova. No primeiro dia de exame, cerca de 28% dos inscritos faltaram ao exame. “Agora há pouco sai da sala de aula e falava para os alunos que quase 30% dos alunos não foram fazer a prova, a tendência é ter mais alunos faltando. Só o fato dele ir fazer já o coloca em vantagem. O primeiro ponto é, então, ir fazer a prova”, diz o professor.
Costa também recomenda que os alunos descansem ao menos no dia anterior ao exame: “Ter, no sábado, um momento de lazer com a família, com os amigos, dar uma volta, cuidar do psicológico”, recomenda. Isso poderá ajudar na ansiedade na hora do exame.
Azevedo também incentiva os participantes a não desistirem do segundo dia de prova. Segundo ela, o Enem tem notas independentes em cada área de conhecimento, portanto não ter um desempenho tão bom no primeiro dia não quer dizer que o aluno não possa se sair bem no segundo.
“São disciplinas muito diferentes. No segundo domingo de provas, os alunos costumam estar menos tensos, pois já tiveram a experiência do primeiro dia, já conhecem o local de prova, já sabem o que funcionou e o que não funcionou na sua estratégia. Então ele pode fazer esses ajustes”, diz a professora, que acrescenta: “Um bom desempenho no segundo dia pode perfeitamente compensar um baixo número de acertos no primeiro domingo”.
Enem 2023
As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Pode ser usado também para acessar o ensino superior em universidades estrangeiras.
AGÊNCIA BRASIL
Senado aprova texto da reforma tributária e PEC volta à Câmara
Foto: Reprodução
O Senado Federal aprovou o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária com 53 votos favoráveis e 24 contrários nesta quarta-feira, 8. A PEC precisa do aval de três quintos da Casa, isto é, ao menos 49 dos 81 senadores. A aprovação ocorre um dia após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado dar aval ao texto, com as mudanças feitas pelo relator da matéria, o senador Eduardo Braga (MDB-AM). Os destaques ainda serão avaliados pelos senadores. Agora, a proposta volta para a Câmara dos Deputados para ter as mudanças analisadas.
A alteração em uma Casa exige nova apreciação da outra. É possível haver a promulgação “fatiada” da medida, considerando apenas a parte aprovada pelas duas Casas. O texto aprovado pelos senadores ampliou parte das exceções da proposta e criou o cashback (devolução do valor pago) obrigatório no consumo de gás de cozinha para famílias de baixa renda. No relatório anterior, já era obrigatória a devolução de imposto para o consumo de energia elétrica de beneficiários do CadÚnico.
Entre as isenções fiscais que foram incluídas ou mantidas na reforma estão a isenção na compra de automóveis por pessoas com deficiência ou no espectro autista, bem como por taxistas, e a alíquota zero na aquisição de medicamentos e dispositivos médicos pela Administração Pública e por entidades de assistência social sem fins lucrativos. Também foram incluídos benefícios fiscais para montadoras que invistam em carros movidos a álcool, além da manutenção da concessão de créditos tributários para produção de veículos elétricos, válida para plantas de fábricas aprovadas ou implantadas até dezembro de 2025. A imunidade de IPVA para embarcações que exerçam atividades econômicas também foi adicionada na proposta.
A reforma tem objetivo de simplificar o sistema tributário e transformará cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) em três: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). Cada novo tributo terá um período de transição. A CBS e o IBS, que tributam o consumo, são formas de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que incide apenas nas etapas do comércio que geram novo valor ao produto ou serviço e assim evita novas cobranças sobre impostos já pagos.
Para que seja aprovada, uma PEC depende do apoio de 3/5 da composição de cada Casa, em dois turnos de votação em cada Plenário. No Senado, são necessários os votos de, no mínimo, 49 senadores. O texto só é aprovado se houver completa concordância entre a Câmara dos Deputados e o Senado. Como o relator apresentou um substitutivo, o texto passará por nova análise dos deputados.
Líder da oposição: “Reforma vai aumentar carga tributária”
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), disse na quarta-feira (8), em discurso no Plenário, que a reforma tributária votada na Casa, vai implicar em aumento da carga tributária, mesmo com o dispositivo incluído pelo relator, Eduardo Braga (MDB–AM), que cria uma trava para frear “a sanha arrecadatória do governo”.
Embora reconheça a importância da mudança no sistema tributário brasileiro, Marinho avaliou que seria necessário mais tempo para que os senadores estudassem o impacto das alterações na vida econômica do pais. “Não podemos aprovar qualquer reforma”, apelou Marinho, segundo quem, ao longo do tempo, a PEC foi “desfigurada” e “mutilada”, com o acréscimo de uma série de exceções que privilegiam setores econômicos e prejudicam outros.
“Quem teve condições de gritar, brigar e fazer o lobby funcionar, está contemplado com as exceções dentro do projeto em tela. Aqueles que não tiveram essa força ou esse cuidado vão ser obrigado a suportar uma carga tributária que será a maior do mundo”, afirmou o parlamentar. Ele citou o estudo do Ministério da Fazenda, estimando que, mantendo as exceções criadas na Câmara, a alíquota padrão do ficaria em 27%.
Após apresentação do primeiro relatório por Eduardo Braga, a estimativa aumentou para 27,5%. Agora, com as emendas acolhidas na terça, durante votação da reforma na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Marinho calcula que será ainda maior. “Estamos falando de um assunto muito sério, onde não há nenhum estudo de impacto. O que temos, na verdade, é uma perspectiva de um IVA maior do que os 27,5%, que já nos coloca num patamar extraordinário em relação ao resto do mundo”, disse citando estudo que coloca essa alíquota como a maior entre os países que adotam o Imposto sobre Valor Agregado.
Também na sessão do plenário, Randolfe fez uma defesa enfática do texto da reforma tributária e deu uma estocada no ex-presidente Jair Bolsonaro, que fez uma postagem nesta quarta-feira criticando o relatório de Eduardo Braga. “O ex-presidente falou mal porque não conseguiu fazer essa reforma no governo dele”, disse Rodrigues. “Incomoda ao governo passado porque essa reforma irá zerar a alíquota de imposto do arroz, do café e do feijão da cesta básica. Eles querem a manutenção da fila do osso, como ocorreu nos anos do governo passado”, completou o líder do governo.
Tribuna do Norte
Estados que não aumentaram o ICMS têm maior crescimento de arrecadação
Foto: Adriano Abreu
Estudo da Fecomércio mostra que os estados do país que apresentaram maior crescimento de arrecadação do ICMS, até agosto deste ano, contabilizando um período de 12 meses, foram os que mantiveram a alíquota do imposto. Para a Federação, isso mostra como o aumento de imposto pode ser prejudicial ao RN. A conclusão está no estudo apresentado pela Fecomércio em audiência pública na Assembleia Legislativa do RN. Os estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul tiveram aumento de 0,92% e de 0,82%, respectivamente, e são os líderes em crescimento da arrecadação no período analisado.
Para o consultor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio/RN), William Figueiredo, a manutenção da alíquota permite que os investidores tenham visão de longo prazo, enquanto que a mudança constante do percentual retira a segurança para novos investimentos. Aliado a isso,diante do atual cenário fiscal do Governo do Estado, ele adverte que não há projeções palpáveis de que ele possa atuar como indutor do desenvolvimento local. Ele avalia a permanência da alíquota do ICMS em 20% no RN como negativa para o crescimento econômico local. Para entidades do comércio e setor lojista do Estado, ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE, o aumento levou a perda de competitividade e quedas no faturamento.
De acordo com William Figueiredo, o aumento da alíquota do ICMS de 18% para 20% no Estado gerou a queda local da competitividade no mercado, levando os consumidores a optarem por comprar produtos em estados vizinhos e lojas online. Isso porque, embora o aumento no imposto seja de 2 pontos percentuais, para os produtos finais esse percentual sobe para 14 pontos percentuais. “É uma perda grande de competitividade. Qual segmento consegue dar hoje um desconto de 14%, seja uma indústria ou comércio?”, ressalta.
Embora o cenário nacional apresente estímulos para crescimento do comércio, como queda da taxa de juros e inflação e os programas voltados à redução da inadimplência, o Rio Grande do Norte não apresenta as mesmas perspectivas com o percentual vigente do ICMS. De acordo com pesquisa realizada pela Fecomércio, com a entrada da alíquota de 20% em abril, o Estado apresentou queda na variação acumulada do varejo até maio. A partir de junho, ocorreu um crescimento para 1,7%, mas o percentual manteve estagnação até agosto.
William Figueiredo esclarece que, além do ICMS, as vendas no comércio são fortemente estimuladas pela geração de emprego e renda, uma vez que a presença de pessoas com carteira assinada e capacidade de abrir crédito influencia no poder de consumo. “A gente observa na geração de emprego do Rio Grande do Norte que ela está abaixo do seu nível de economia. É a 6º economia da região Nordeste, mas temos o 7º nível de geração de emprego”, complementa o especialista.
Na visão do consultor econômico, nesse sentido, manter a alíquota em 20% é desestimular a abertura de novas empresas e investimentos no Estado. Em 2024, aponta, a previsão é de uma redução no crescimento econômico local em relação a este ano. “Se eu não tenho um aumento no comércio, também não tenho aumento nos empregos e nas vendas. Logo, não temos aumento na arrecadação”, afirma.
Os problemas observados atualmente, contudo, também apresentam consequências a longo prazo. Isso porque a estagnação na atividade econômica, seja ela no comércio, ou na indústria, abre margem para que o Rio Grande do Norte tenha uma participação menor no imposto único proposto pela reforma tributária. “Só tem um jeito da fatia da representatividade do Estado aumentar na distribuição do futuro imposto a ser criado junto à reforma tributária, que é ele reativar as vendas e seus setores industriais para dar competitividade e aumentar a arrecadação mais que os outros estados”, adverte William Figueiredo.
PerdasEnquanto a proposta de permanência da manutenção da alíquota do ICMS em 20% tramita na Assembleia Legislativa, comerciantes já sentem os efeitos do percentual nas vendas. O presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), que se posiciona contra a proposição, Matheus Feitosa, afirma que o aumento nos produtos tem afastado o público das lojas da região. Para 2024, caso a alíquota continue em vigência, a previsão é de uma redução ainda maior. “Não prevemos, no momento, que teremos fechamento de empresas, mas o volume de vendas será reduzido”, afirma.
O empresário Severino Ramos Vasconcelos, dono de uma loja do Alecrim, compartilha que o andamento do seu negócio está acontecendo com muitas dificuldades. Atualmente, a empresa conta com 37 funcionários e, embora não tenham ocorrido demissões, não foi possível admitir a equipe prevista para o fim deste ano. “Está todo mundo trabalhando no limite. A gente permanece aberto, continuamos trabalhando com a perspectiva de que isso vai passar. Agora quanto tempo vai durar não sei e, também, não sei quanto tempo os comerciantes do Alecrim irão aguentar”, relata.
Segundo Rodrigo Vasconcelos, representante da organização Viva o Centro Natal, o comércio da Cidade Alta já vem sofrendo com descaso do poder público, abandono, fechamento de lojas e altos preços dos aluguéis ao longo dos anos. Com o aumento da alíquota em 20% neste ano, especialmente, ocorreram quedas nas vendas e o consequente agravamento da situação do local. Em alguns setores como vestuário, de agosto a setembro deste ano, ele cita que as perdas no faturamento chegaram a até 45%. “O governo deveria reduzir o custo da máquina pública e não impactar o comércio e a população”, defende.
Na visão do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal, José Lucena, a permanência da alíquota em 20% é observada com cautela pela entidade. Isso porque, se por um lado a baixa na arrecadação pode levar ao atraso das folhas estaduais, por outro, a elevação do imposto vai continuar reduzindo a competitividade do Estado e as vendas no setor lojista. Uma alternativa, para ele, seria a redução gradual do percentual para que o Estado pudesse ganhar mais mercado e ter um diferencial frente a outros estados.
Tribuna do Norte
Festa da padroeira de Natal começa no sábado (11); veja programação
Tem início no próximo sábado (11), a festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. O evento vai ocorrer às 16 horas, na antiga Catedral, onde será celebrada missa, presidida pelo pároco, Padre Bianor Júnior. Durante a celebração, haverá a acolhida das capelinhas com a imagem da padroeira, que estavam em peregrinação pelos lares dos fiéis. Às 18h30, os fiéis sairão em procissão, da antiga Catedral para a Catedral Metropolitana. Ao final da procissão, haverá hasteamento das bandeiras e missa, presidida pelo bispo da Diocese de Petrolina (PE), Dom Francisco Canindé Palhano.
Programação da festa
No período de 13 a 20, às 6h, haverá o “terço caminhante”, saindo da Igreja do Rosário para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), concluindo com a missa dos peregrinos. Ainda, na antiga Catedral, às 16h30, acontecerá a celebração da missa.
Na Catedral Metropolitana, às 19h, haverá celebração de novena e funcionamento de quermesse. De segunda a sábado, também serão celebradas missas às 11h e às 16h30, e, aos domingos, às 7h, às 11h e às 19 horas.
No dia 21, a programação de encerramento será intensa, iniciando na madrugada, com a procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, e missa, na Praça das Mães, situada na Av. Câmara Cascudo, na Cidade Alta, se estendendo até o final da tarde, quando haverá a procissão com a imagem da padroeira, pelas ruas do centro da capital.
Atividades culturais
Além da quermesse, com funcionamento de barracas e atrações musicais, todas as noites, a programação sócio-cultural também contará com a 2ª edição do Angelus Potengi e com a 2ª Corrida e Caminhada da Padroeira.
O Angelus Potengi será um passeio de barco pelas águas do rio Potengi, nas tardes dos dias 18 e 19, saindo às 15 horas, no Iate Clube Natal, passando pela Pedra do Rosário, retornando ao Iate. O objetivo é levar os fiéis a reviverem o trajeto percorrido pela imagem de Nossa Senhora da Apresentação, em 1753. Em cada dia, o grupo será acompanhado de um sacerdote, que conduzirá momentos de oração e reflexão, ao som de um saxofone. O Angelus também acontecerá na madrugada do dia 21, por ocasião da procissão fluvial, com destino à Pedra do Rosário. Os ingressos estão à venda na antiga Catedral. Mais informações no telefone 3615-2808.
A outra atividade será a 2ª Corrida e Caminhada da Padroeira, que acontecerá dia 18 de novembro, com um percurso de 5 Km. A largada está prevista para as 16 horas, em frente à Catedral Metropolitana, situada na Av. Deodoro da Fonseca, no centro da capital. Depois, segue para a Ribeira, passando em frente à Pedra do Rosário, na Avenida do Contorno, Viaduto do Baldo, Av. Deodoro da Fonseca, retornando para a Catedral. As inscrições estão abertas no site rncrono.com.br.
A programação completa da festa está disponível no endereço https://www.arquidiocesedenatal.org.br/festadaapresentacao2023
Serviço
Festa de Nossa Senhora da Apresentação
Período: 11 a 21 de novembro
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, e Catedral Metropolitana, no Tirol.
Tribuna do Norte
Detran faz mutirão para realização de exames práticos no interior do RN; confira calendário
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte realiza uma ação itinerante para aplicação de exames práticos de direção veicular com foco em atendimentos aos usuários residentes no interior do Estado.
As ações já foram realizadas nas cidades de Passa e Fica e Nova Cruz nesta segunda-feira (6), e em Goianinha nesta terça-feira (7). No cronograma do departamento, outras 25 cidades serão contempladas com os exames, que acontecem durante todo o mês de novembro.
Confira a programação por município:
- Arês e São José do Mipibu (08/11)
- Extremoz (09/11)
- Ceará-Mirim e João Câmara (10/11)
- São João do Sabugi e Caicó (13/11)
- Caicó (14/11)
- Jucurutu e Santana do Matos (16/11)
- Assú (17/11)
- Lagoa Nova e Currais Novos (20/11)
- Santa Cruz e Tangará (22/11)
- Jaçanã e Santa Cruz (23/11)
- Acari, Parelhas e Jardim do Seridó (24/11)
- Patu e Alexandria (27/11)
- São Miguel e Pau dos Ferros (28/11)
- Pau dos Ferros (29/11)
- Umarizal e Caraúbas (30/11)
Mutirão em Natal
Além da ação itinerante dos exames práticos pelo interior do RN, o departamento de trânsito também está realizando mutirões sequenciados na pista de exames práticos, localizada na sede do órgão em Natal. Para este caso, estão sendo contemplados os usuários que possuem processos de habilitação que vão vencer até 31 de dezembro deste ano.
Os exames para o mutirão acontecem nas sextas-feiras, das 14h às 17h, e aos sábados, das 8h às 17h. É necessário agendar o serviço por meio do Portal de Serviço do Detran. Na aba Agendamentos, em seguida Habilitação, seguido por Mutirão "CNH". Basta escolher a categoria da habilitação, o local de atendimento e as datas disponíveis.
A prova prática de direção veicular é a última etapa do processo de habilitação para que o cidadão possa ter direito à CNH.
g1RN
Ministro do TSE condena Bolsonaro à inelegibilidade pela terceira vez
O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade pela terceira vez. A decisão foi publicada ontem (6). O caso diz respeito ao abuso de poder durante as comemorações do 7 de setembro de 2022.
Cada condenação corresponde a oito anos sem poder se candidatar. Contudo, o prazo não se acumula, ou seja, deve ser contado apenas uma vez, a partir da data do segundo turno das Eleições Gerais de 2022. Dessa maneira O ex-presidente continua impedido de participar das eleições até 2030.
Walter Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022, também foi condenado à mesma pena, pela segunda vez.
A poucos dias de terminar seu mandato como corregedor-geral Eleitoral no TSE, Benedito Gonçalves aplicou o entendimento do plenário em análise anterior envolvendo os mesmos fatos. Ele afirmou que, após o julgamento, ficaram “comprovadas” as condutas abusivas de ambos nas comemorações do Bicentenário da Independência.
O ministro determinou “a comunicação imediata desta decisão à Secretaria da Corregedoria-Geral Eleitoral para que promova a devida anotação no histórico de Jair Messias Bolsonaro e de Walter Souza Braga Netto, no Cadastro Eleitoral, da hipótese de restrição à sua capacidade eleitoral passiva, também em função desta Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije)”.
Protocolada pela coligação Brasil da Esperança, que apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha, essa ação de investigação judicial eleitoral (Aije) tramita em separado e envolve também outras 15 pessoas. Em relação aos outros investigados, Gonçalves autorizou uma série de medidas para dar andamento ao processo.
O ministro, entretanto, decidiu antecipar a condenação de Bolsonaro e Braga Netto afirmando terem ficado “comprovadas” as condutas abusivas de ambos nas comemorações do Bicentenário da Independência”.
Entenda
No mês passado, o plenário do TSE conclui por maioria de 5 a 2 ter havido uso eleitoreiro do aparato estatal por Bolsonaro e Braga Netto durante as comemorações do 7 de setembro.
Na ocasião, Gonçalves citou, entre as acusações, a realização de uma entrevista de Bolsonaro à TV Brasil, usando a faixa presidencial, antes do início do desfile em Brasília, bem como a autorização do governo para que tratores de agricultores apoiadores do ex-presidente participassem do desfile militar.
O ministro também citou a participação do empresário Luciano Hang, conhecido apoiador de Bolsonaro, no palanque oficial e a autorização para entrada de um trio elétrico na Esplanada dos Ministérios para realização do comício do então presidente após o desfile.
No Rio de Janeiro, segundo o relator, as irregularidades ocorreram com o deslocamento de Bolsonaro, no avião presidencial, para participar de outro comício, paralelo ao evento cívico-militar, e pela transferência inédita do desfile militar do centro da cidade para a orla da praia de Copacabana, local que se caracterizou pela presença de apoiadores de Bolsonaro durante a campanha eleitoral.
Também votaram pelas condenações os ministros Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.
Os ministros Raul Araújo e Nunes Marques votaram pela rejeição das acusações.
Agência Brasil
Governo não tem data para 13º deste ano e cogita colapso sem aumento de ICMS em 2024
O secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, diz que o Governo “aposta toda as fichas” no aumento da alíquota modal do ICMS para 20% em 2024. De acordo com ele, caso a medida não seja aprovada pela Assembleia Legislativa, o Rio Grande do Norte poderá entrar em colapso nas contas e, como consequência, afetar diretamente o setor produtivo.
Durante a discussão na manhã desta terça-feira (7), Carlos Eduardo Xavier rebateu o argumento de representantes do setor produtivo sobre os impcatos que a majoração da alíquota pode trazer à economia potiguar. Segundo ele, a influência que os gastos do funcionalismo público na economia potiguar têm um impacto importante e, caso os salários venham a atrasar, os empresários também serão afetados diretamente.
“A gente tem consciência de que se não for aprovada (a lei) vai trazer impacto no orçamento e pode trazer colapso nas contas públicas, que vai acabar prejudicando a principal fala aqui do setor produtivo. Já passamos por isso há pouco anos, com o atraso salarial, e trouxe um dano grande à economia. Eles sabem que o colapso nas contas públicas do Estado traz um impacto muito grande porque nossa economia é muito dependente da folha”, argumentou Carlos Eduardo Xavier.
Além da dificuldade que o Governo vislumbra para uma possível derrubada da proposta para 2024, o 13º salário deste ano segue indefinido. A expectativa do secretário Carlos Eduardo Xavier é que o Governo anuncie no início de dezembro como será realizado o pagamento. Porém, ainda aguarda a chegada de recursos extras que estão previstos.
“Esperamos anunciar no início de dezembro. Estamos trabalhando para conseguir os recursos, que são relacionados à venda da folha (R$ 100 milhões), compensação das quedas de FPE e também da lei complementar 194, que foi antecipada do ano que vem. A gente está trabalhando a finalização desses dados para a governadora anunciar como vai ser feito o pagamento do 13º”, disse o secretário da Fazenda.
Tribuna do Norte
Renegociação de dívidas do Fies começa nesta terça-feira
Mais de 1,2 milhão de inadimplentes podem ser beneficiados
ouvir:
Estudantes ou formados com dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem - a partir desta terça-feira (7) - renegociar seus débitos por meio das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Dados do Ministério da Educação (MEC) indicam que mais de 1,2 milhão de inadimplentes podem ser beneficiados com as condições e o desconto de até 99% no valor consolidado da dívida. 
As somas a serem renegociadas, segundo o MEC, chegam a R$ 54 bilhões. Os interessados devem procurar a agência do banco responsável pelo financiamento. Ainda de acordo com o ministério, qualquer pessoa que tem contrato no Fies – inclusive as que estão em dia com o pagamento – pode ser beneficiada pelas novas condições de pagamento ofertadas.
Entenda as condições
A nova regulamentação cria condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do Fies assinados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos. Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.
O estudante que tenha débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023 poderá liquidá-los por meio da adesão à transação, nos seguintes termos:
- Débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias em 30 de junho de 2023: desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista; ou parcelamento em até 150 meses e sucessivos do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (ficam asseguradas garantias e eventuais taxas do contrato).
- Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021: desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.
- Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior: desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
AGÊNCIA BRASIL
Quando sai o resultado do Enem 2023? E o gabarito? Veja datas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 teve seu primeiro dia de prova neste domingo, 5, com questões sobre Linguagens e Ciências Humanas e uma redação dissertativa. Os candidatos terão de responder, ainda, às questões de Ciências da Natureza e Matemática no próximo domingo, 12.
Depois, é só aguardar pelo resultado para utilizar a nota para se inscrever nos programas de vagas em universidades. Confira abaixo datas e detalhes sobre os próximos passos.
Quando sai o gabarito oficial do Enem 2023?
A divulgação dos gabaritos oficiais das duas provas do Enem 2023 serão divulgados no dia 24 de novembro. Eles poderão ser acessados na seção ‘Provas e Gabaritos’ do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Antes da data de divulgação dos gabaritos oficiais, os candidatos podem acessar no Estadão gabaritos extraoficiais feitos por professores de cursinhos pré-vestibulares. Os resultados extraoficiais das 90 questões do primeiro dia de prova já estão disponíveis.
Quando é divulgado o resultado do Enem?
Os resultados individuais do Enem 2023 serão disponibilizados em 16 de janeiro de 2024. Os candidatos poderão consultar suas notas, a partir desta data, na Página do Participante do Enem.
Quando posso ver o espelho da redação?
A partir do dia de divulgação dos resultados, o MEC tem o prazo de 60 dias para permitir o acesso do participante ao espelho da redação. O documento também ficará disponível na Página do Participante do Enem.
Para que serve o Enem?
A prova é a principal porta de entrada para universidades federais no País, além de algumas estaduais e privadas. Também serve de método para conseguir bolsas de estudo e financiamento em instituições particulares, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova, que teve uma taxa de abstenção de 28,1%, segundo o Ministério da Educação (MEC). Para conseguir concorrer às vagas em universidades de todo o País por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), é necessário comparecer aos dois dias de provas e não zerar a redação.
A nota do Enem também pode ser utilizada para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, no caso de adultos que não terminaram o ciclo de educação básica.
Quando começa o Sisu?
Como em todos os outros anos, o Sisu terá dois momentos de inscrição em 2024 para a disputa de vagas em instituições públicas de ensino superior: no início e no meio do ano. No entanto, as datas exatas de inscrições e de divulgação dos resultados ainda não foram divulgadas pelo MEC.
Para participar do SISU 2024, é necessário ter feito o Enem 2023. As inscrições acontecem no próprio portal do SISU.
Quando as inscrições no ProUni e FIES poderão ser feitas?
As datas para inscrições no ProUni e no FIES 2024 também ainda não foram divulgadas. Os dois programas exigem pontuação mínima dos candidatos no Enem. Diferentemente do SISU, nesses dois casos é possível utilizar notas de provas anteriores do exame.
IstoÉ
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 9 milhões
Apostas podem ser feitas até 19h em lotéricas ou pela internet
As seis dezenas do concurso 2.653 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Caixa. 

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 9 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
AGÊNCIA BRASIL
"Central do Cidadão João Câmara em Pausa: Rede Elétrica Passará por Manutenção"
O Gabinete Civil do Governo do Estado (GAC), por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (CODACI), responsável pela gestão do Programa Central do Cidadão, informa que, no período de 08 a 10 de novembro de 2023, a Central do Cidadão de João Câmara terá os seus atendimentos interrompidos, em função da necessidade de realizar manutenção e reparos na rede elétrica da referida unidade.
Os atendimentos aos cidadãos e cidadãs devem voltar à normalidade na segunda-feira, 13 de novembro de 2023, das 07h às 13h.
Natal, 06 de novembro de 2023
Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão
Gabinete Civil do Governo do Estado
Blog do Jasão
E N E M
Prazo para pedir reaplicação do Enem será de 13 a 17/11
Pessoas afetadas por problemas logísticos ou doenças que constam no edital têm direito de fazer as provas em 12 e 13/12. Alocados a mais de 30 km de casa também

Oprazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será de 13 a 17 de novembro. Quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, pode pedir, por meio da Página do Participante, para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou a aplicação no último domingo (5) e dá seguimento em 12 de novembro
Infraestrutura e logística – Se o participante foi afetado por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, ele pode solicitar a reaplicação.
Motivos de saúde – Quem faltou devido a sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital também pode fazer o Enem em dezembro. Estão previstas: covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela.
Documentos – Nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Já em relação aos problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.
Fora das regras – Quem faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação. O participante será considerado ausente e as notas das provas realizadas servirão apenas para autoavaliação de conhecimento. Vale ressaltar que as pessoas alocadas a mais de 30 quilômetros da residência têm o direito à reaplicação garantido.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Acesse o edital do Enem
Acesse a playlist do edital em Libras
Acesse a versão do edital adaptada para deficientes visuais
Acesse a Página do Participante
Saiba mais sobre o Enem
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Comissão de Saúde aprova fisioterapia gratuita para pacientes em tratamento de câncer de mama
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante tratamento de fisioterapia aos pacientes submetidos à cirurgia para retirada de câncer de mama (PL 3436/21).
O benefício também será garantido aos homens submetidos a tratamento para câncer de mama. Apesar de ser uma doença que acomete quase que exclusivamente mulheres, cerca de 1% dos casos atinge homens.
Apresentado pelo ex-deputado Francisco Jr. (GO) e pela deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), o texto altera a Lei 9.797/99, que garante o direito à cirurgia plástica reconstrutiva da mama no Sistema Único de Saúde (SUS).
A comissão aprovou o parecer do relator, deputado Augusto Puppio (MDB-AP), favorável à proposta. “A cirurgia para ressecção do tumor de mama pode ser bastante agressiva, principalmente nos casos de diagnóstico mais tardios, sendo muitas vezes necessária a retirada completa da mama”, disse.
“O tratamento fisioterápico pós-mastectomia, quando indicado, pode melhorar os resultados cirurgia plástica reconstrutora, além de impactar na qualidade de vida da mulher”, explicou Puppio.
TramitaçãoA proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Fies: RN tem 22,3 mil estudantes inadimplentes
Foto: Reprodução
O Rio Grande do Norte tem 22,3 mil estudantes financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) inadimplentes, com atraso superior a 90 dias. Ao todo, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), o saldo devedor dos contratos inadimplentes soma R$ 826,7 milhões.
A potiguar Anita Oliveira, de 28 anos, cursou enfermagem entre 2013 e 2018, e teve o financiamento total do curso através do Fies. Ela contou que a dívida ficou em torno de R$ 52 mil ao todo, e que pretende buscar entender o novo projeto de lei para finalizar o pagamento. “Mesmo não exercendo a profissão, valeu a pena ter estudado”, contou ela.
Uma lei sancionada pelo presidente Lula (PT) no dia 1º deste mês cria condições para amortização de dívidas de estudantes com contratos do Fies celebrados até o final de 2017 e com débitos vencidos e não pagos até junho de 2023. Essa mudança terá um impacto significativo para aqueles que possuem dívidas no âmbito do Fies. Atualmente, existem 1,2 milhão de contratos inadimplentes, com um saldo devedor de R$ 54 bilhões.
Em termos práticos, o Projeto de Lei nº 4172/2023 cria condições mais favoráveis para a amortização das dívidas de estudantes com contratos do Fies celebrados até o final de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023.
Para os estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, serão concedidos descontos de até 99% do valor consolidado da dívida, se estiverem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.
O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do ato que permitirá o refinanciamento das dívidas dos estudantes. “Quem já se formou e está devendo o Fies poderá ter descontos de quase 100% da dívida. É a possibilidade para esses estudantes colocarem suas finanças em ordem. Isso representa mais uma ação relevante do governo federal em benefício dos jovens brasileiros”, disse.
Lula também aproveitou a sanção para encorajar os jovens a resolverem suas pendências com o Fies. “A partir de agora, aqueles que estão em dívida ou inadimplentes poderão quitar seus débitos com desconto. Queremos que nossos jovens tenham a oportunidade de estudar pagando o mínimo necessário”, afirmou.
Em relação ao parcelamento, os estudantes beneficiários que possuem débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023 poderão liquidá-los através da adesão à transação, de acordo com os seguintes termos:
– Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias até 30 de junho de 2023 terão desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas devido ao atraso no pagamento) e 12% sobre o valor financiado pendente, se optarem pelo pagamento à vista; ou poderão escolher o parcelamento em até 150 parcelas mensais e consecutivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos (juros e multas devido ao atraso no pagamento), mantendo as demais condições do contrato, ou seja, as condições de garantia e as eventuais taxas de juros do contrato permanecem inalteradas.
– Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, incluindo o principal, por meio da quitação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e consecutivas.
– Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior, terão desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, incluindo o principal, por meio da quitação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e consecutivas.
Além disso, é estabelecido um limite de contribuição ao Fundo Garantidor do Fundo de Financiamento Estudantil (FG-Fies) de 27,5% referente aos aportes sobre as obrigações financeiras das entidades mantenedoras que aderem voluntariamente ao programa, após o quinto ano de sua adesão. Essa medida tem como objetivo mitigar o ônus das entidades mantenedoras e preservar sua capacidade de oferecer vagas no âmbito do Fies.
O Fies
O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades em instituições de ensino superior privadas, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diferentemente do Prouni, outro programa do governo, o Fies não oferece bolsas de estudos, e sim um “empréstimo”. Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
AGORA RN
Lula e líderes alinham votação da reforma tributária no Senado
Reunião no Planalto traçou estratégias para aprovaçã
ouvir:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordenou uma reunião com líderes partidários da base do governo no Senado, na noite desta segunda-feira (6). O objetivo foi traçar estratégias finais para a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma tributária, a PEC 45/2019. O texto está pautado para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa nesta terça-feira (7) e também no plenário, no dia seguinte.

Estiveram no Palácio do Planalto os seguintes senadores: o relator Eduardo Braga (MDB-AM), Confúcio Moura (MDB-TO), Davi Alcolumbre (União-AP), Efraim Filho (União-PB), Fabiano Contarato (PT-ES), Jacques Wagner (PT-BA), Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Weverton Rocha (PDT-MA), Otto Alencar (PSD-BA), Eliziane Gama (PSD-MA), além dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). O encontro, que começou às 19h30, terminou um pouco antes das 23h.
“Cada votação tem um corpo a corpo, que a gente está fazendo desde de manhã. Conversamos com líderes da oposição, não dá pra dizer que é matéria do governo. Muitas coisas dessa reforma tributária já estavam sendo pensadas antes. Pessoalmente, estou muito confiante”, declarou o senador Jacques Wagner a jornalistas, após o encontro.
“Como disse o ministro Haddad, segundo o Banco Mundial, o sistema tributário brasileiro é o sétimo pior do mundo entre 190 países”, acrescentou o senador, reforçando que a PEC, por ter um longo período para sua entrada em vigor, vai além do atual governo e é uma medida de Estado.
Votos e marco temporal
Para ser aprovada em plenário, o governo precisa do mínimo de 49 votos. Jacques Wagner afirmou que a principal arma do governo é o convencimento. Outro acordo costurado entre governo e oposição é que o Congresso Nacional também analise, essa semana, os vetos do presidente Lula pendentes de análise, principalmente o marco temporal. A previsão é que o veto esteja na pauta da sessão do Congresso de quinta-feira (9).
“O [veto ao] marco temporal em algum momento vai ter que entrar. Não tem nenhum compromisso do governo de trabalhar pela derrubada, o compromisso é botar para votar. Quem tem que botar votos são eles”, afirmou o líder do governo no Senado.
Perguntado sobre se o governo tem votos suficientes para aprovar a reforma, Jacques Wagner evitou contabilizar, mas demonstrou confiança. “Eu não vou dizer quantos votos eu tenho, estou dizendo a vocês que eu vou aprovar a reforma tributária”, destacou o líder.
Parecer da reforma
Entregue pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) na semana passada, o parecer da PEC da reforma tributária manteve a maior parte da proposta para simplificar e reformular os tributos sobre o consumo, aprovada no início de julho pela Câmara dos Deputados. Por exemplo, está mantida a unificação de tributos federais na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e dos tributos estaduais e municipais no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), e a cobrança no destino (local do consumo), com uma regra de transição longa para os tributos regionais e rápida para os tributos federais.
O texto, no entanto, trouxe alterações. De 663 emendas apresentadas no Senado, Braga acolheu, parcialmente ou totalmente, 183. As principais foram a criação de uma trava para a carga tributária (peso dos tributos sobre a economia), a revisão periódica dos setores incluídos em regimes específicos de tributação, a ampliação do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR) e a inclusão de serviços de profissionais liberais na alíquota reduzida de CBS e de IBS
Outras 7 ou 9 novas modificações, no formato de emendas, devem ser incluídas ao parecer de Eduardo Braga ainda antes da votação na CCJ.
AGÊNCIA BRASIL
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Nova carteira de identidade deve ser emitida em todo o país a partir desta segunda
O prazo, até esta segunda (6), para que todas as unidades federativas passem a expedir a CIN foi determinado pelo governo federal, após adiamento em março deste ano.
Até o mês passado, 12 estados já faziam essa emissão: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A adesão começou em julho de 2022 pelo Rio Grande do Sul.
Já foram registrados 2 milhões de novos documentos.
Formato físico e digital
Prazo para todos os estados e DF emitirem o documento vence nesta segunda (6)
REPRODUÇÃO/INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS DO RS
O novo documento está disponível nos formatos físico e digital. A versão física é produzida em papel-moeda. Além das marcas-d'água na imagem do território nacional e no brasão da República, foram mantidos detalhes de segurança em sigilo.
Um QR code permite a validação eletrônica da autenticidade, bem como saber se o documento é verdadeiro, se foi furtado ou extraviado. Ele traz ainda informações do cidadão, impressão digital e a opção pela doação de órgãos.
Essa nova versão serve também como documento de viagem para os países do Mercosul, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.
O prazo de validade do novo documento depende da idade do titular: cinco anos para crianças de até 11 anos e dez anos para quem tem de 12 a 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento.
Para ter acesso ao novo documento, é preciso que o CPF esteja regularizado na Receita Federal. De acordo com o órgão, haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.
Os documentos de identidade nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032.
r7
________________________________________________________________________________________________________________________
O P O R T U N I D A D E
Escola Agrícola de Jundiaí abre seleção para 316 vagas em cursos técnicos
Foto: Reprodução
A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), por meio da Comperve, divulga o edital para o processo seletivo dos cursos técnicos nas modalidades Integrado e Subsequente. Os cursos ofertados são: Agroindústria (integrado e subsequente), Agropecuária (integrado e subsequente), Aquicultura (integrado e subsequente), Informática (integrado), Gastronomia (subsequente) e Veterinária (subsequente). As inscrições serão realizadas das 08h do dia 23 de outubro até o dia 19 de novembro de 2023, exclusivamente pelo site Comperve.ufrn.br.
As Provas serão aplicadas no dia 10 de dezembro de 2023, nos municípios de Natal, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Macaíba. Ao todo são 316 vagas ofertadas. Os cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pela EAJ funcionarão em tempo integral (dois turnos) e os cursos técnicos na modalidade subsequente poderão funcionar em tempo integral ou parcial, no turno diurno.
Os cursos técnicos integrados ao ensino médio (Agropecuária, Agroindústria, Aquicultura e Informática) terão duração de três anos. Os cursos técnicos subsequentes terão duração de um ano e meio (Aquicultura e Gastronomia) e dois anos (Agroindústria, Agropecuária e Veterinária).
Inscrição e isenção
A inscrição será realizada pela internet, a partir das 08h do dia 23 de outubro de 2022 até às 23h59min do dia 19 de novembro de 2022. A taxa de inscrição será no valor de R$ 30,00 (trinta reais). Para se inscrever, o estudante deve, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do formulário de inscrição, disponibilizado no site da Comperve.
No preenchimento do formulário de inscrição, o(a) candidato(a) deverá, anexar seu histórico escolar do Ensino Fundamental (para modalidade integrado) ou do Ensino Médio (para modalidade subsequente), digitalizado de forma legível e no formato PDF. Na impossibilidade de anexar o histórico escolar, o(a) candidato(a) poderá anexar declaração de conclusão de curso, devidamente assinada e carimbada.
O candidato terá direito apenas a uma inscrição. No entanto, no ato da inscrição o estudante poderá indicar a 1ª e a 2ª opção de curso, na modalidade em que está concorrendo (integrado ao ensino médio ou subsequente). Após o envio do formulário de inscrição, não será possível substituir as opções de curso e de local de realização das provas. A inscrição somente será consolidada mediante confirmação do pagamento efetuado pela Comperve.
Para isenção do pagamento da taxa de inscrição do seletivo, o candidato necessita estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e ser membro de família de baixa renda. O processo de isenção será entre 23 de outubro a 03 de novembro de 2023.
Locais das provas e aplicação
Os candidatos a partir do dia 24 de novembro de 2023, devem acessar o site da Comperve (www.comperve.ufrn.br) para consultar a validação de sua inscrição. O candidato que não obtiver a validação da inscrição, deverá mandar a cópia do comprovante de pagamento, no período de 25 a 26. Os locais de realização das provas serão divulgados a partir do dia 01 de dezembro de 2023.
A prova para cursos técnicos integrados ao ensino médio será constituída de 40 questões de múltipla escolha, nas áreas de: Português (20) e Matemática (20). Para os cursos técnicos na modalidade subsequente, a prova objetiva será constituída de 30 questões de múltipla escolha, sendo (15) Português e (15) Matemática.
Os candidatos terão no máximo 3 (três) horas para responder a todas as questões e preencher a Folha de Respostas. Ademais, os alunos deverão levar, no dia de aplicação das provas, caneta esferográfica, de tinta na cor preta em material transparente.
Confira o Edital.
AGORA RN
F U T E B O L
Jogos do Campeonato Brasileiro 2023 série A hoje, (06.11)
32ª RODADA
x 
ÀS 19H
X 
ÀS 21H
Fonte:Placar de Futebol
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Novembro Azul: câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil
Foto: Reprodução
A cada oito minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata no Brasil e, a cada 40 minutos, um deles morre em decorrência da doença. São dados que alertam da importância do Novembro Azul, campanha criada em 2011 e que busca conscientização sobre a saúde masculina, sobretudo na prevenção do câncer de próstata. A iniciativa incentiva os homens a realizarem o exame de próstata regularmente, tendo em vista que o diagnóstico precoce garante melhores chances de tratamento.
O câncer de próstata representa a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil, sendo o tipo mais comum em homens no mundo. No País, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). É um dos mais frequentes em homens a partir dos 50 anos, correspondendo a aproximadamente 29% de todos os cânceres diagnosticados.
“O foco do Novembro Azul é a descoberta do câncer de próstata em sua fase inicial. É isso o que dá a possibilidade de cura desses pacientes”, enfatiza o urologista Matheus Amaral, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Ele ressalta que a Liga Norte-riograndense Contra o Câncer estará fazendo no próximo dia 11 deste mês, uma ação social de atendimento a toda população. “A adesão foi muito grande em relação à campanha, e estamos bem satisfeitos”, diz.
O câncer de próstata é uma doença inicialmente assintomática, portanto, deve ser descoberta através de exames preventivos. São estes o exame de toque retal, e o de PSA, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata no sangue; se ela estiver alta, há o risco da doença. Segundo a medicina, 10% dos casos de câncer de próstata podem ser suspeitados apenas pelo toque retal.
Em relação ao perfil dos homens, envolve diversos fatores, explica Matheus. Todos os homens acima dos 50 anos devem fazer os exames, mas há casos em que essa idade deve ser adiantada para 45 anos. “Quando o homem tiver casos da doença na família em parentes de primeiro grau, como pai ou irmãos; homens da etnia negra, e homens obesos. Esses devem procurar o médico urologista mais cedo para realizar os exames”, diz.
É também importante ressaltar que o câncer de próstata é assintomático entre 70% e 80% dos casos. “Quando há sintomas, a doença já se encontra num estágio bem avançado. Aí o paciente terá dificuldade para urinar, sangramento na urina, insuficiência renal, e também dores ósseas”, explica. Quando os sintomas surgem, normalmente a doença já se espalhou para outros órgãos em até 95% dos casos, portanto, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, com menos efeitos colaterais.
As modalidades de tratamento são individualizadas de paciente para paciente. “Aqueles que estão com a doença numa fase muito inicial, classificada de indolente, com pouca agressividade, podem ser tratados com uma vigilância ativa, ou seja, só acompanhamento com exames de toque retal, ressonância magnética, PSA, e às vezes uma biópsia da próstata”, explica o médico.
Já quando a doença está localizada, em estágio um pouco mais avançado, o paciente pode ser submetido à cirurgia da próstata, que é a prostatectomia radical, podendo ser de três tipos: cirurgia aberta, laparoscópica, e a robótica. “Também podemos lançar mão de radioterapia, e em estágios mais avançados a hormonioterapia e a quimioterapia, fazem parte desse conjunto terapêutico”, diz. A cirurgia, que pode trazer alguma consequência, só é recomendada em casos específicos e graves. As técnicas vêm melhorando a cada dia.
Matheus Amaral atesta que a mortalidade vem caindo, devido ao acesso cada vez maior à informação, e ao alcance de campanhas como o Novembro Azul. “Em relação à mortalidade, nos homens ainda é o segundo tipo de câncer que mais mata, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Então vai depender do diagnostico precoce da doença, inclusive por rastreamento. A mortalidade vem caindo ano a ano devido a essas campanhas de prevenção que vem sendo realizadas”, relata.
O médico ressalta que os tabus envolvendo os exames sobre o câncer de próstata vêm caindo, principalmente no caso do exame de toque, e a atuação da família vem contribuindo muito pra isso. “Sobretudo as mulheres, companheiras, irmãs e mães desses homens, são as que mais se esforçam para conscientizá-los da necessidade de fazer esses exames. “Vemos no dia a dia o aumento do diagnostico precoce, principalmente por conta da procura mais assídua desses homens acima dos 45 anos”, completa.
Somada às visitas regulares aos consultórios, hábitos como manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros podem desempenhar um papel fundamental na promoção da saúde masculina. Essas medidas preventivas não apenas reduzem o risco de doenças, mas também contribuem para uma melhor qualidade de vida de forma geral.
Precaução salvaO médico ginecologista Paulo Rêgo sempre foi adepto dos exames preventivos. Foi em um desses procedimentos, em 2014, quando ele tinha 69 anos, que algo diferente foi detectado. “Fiz um exame de dosagem de PSA, e foi descoberto que estava muito elevada. A partir daí foi pedida uma biópsia de ultrassom, e a doença foi encontrada”, conta. A opção dada a ele foi a prostatectomia radical, a cirurgia de retirada da próstata. A operação foi bem sucedida, sem sequelas, e o médico faz apenas o acompanhamento de praxe.
Hoje, aos 78 anos, ele explica que a sua rotina habitual de exames foi fundamental para ter resolvido a questão sem maiores consequencias. “Não precisei fazer quimioterapia, e nenhum daqueles procedimentos mais invasivos. Se eu tivesse ignorado os exames, não teria a possibilidade de um tratamento cirúrgico. Foi o que me poupou de algo que poderia ter sido muito mais complicado”, conclui.
Tribuna do Norte
________________________________________________________________________________
3R diminui preço dos combustíveis em refinaria do RN
Foto: José Aldenir/Agora RN.
A 3R Petroleum baixou os preços dos combustíveis comercializados na refinaria Clara Camarão, situada em Guamaré, nesta quinta-feira 02. O litro da gasolina A agora é vendido para distribuidoras por R$ 2,710, enquanto o Diesel A S500 está disponível por R$ 3,911. Ambos os produtos tiveram um desconto de R$ 0,12.
Essa alteração reduziu a discrepância em relação aos preços praticados pela Petrobras. No terminal da estatal em Cabedelo, na Paraíba, a gasolina da empresa potiguar tem um acréscimo de apenas R$ 0,001. Por outro lado, o Diesel paraibano é R$ 0,035 mais econômico do que o valor estipulado pela 3R Petroleum.
A empresa ajusta os preços dos combustíveis na refinaria Clara Camarão todas as quintas-feiras.
AGORA RN
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESPORTE
Fluminense enfrenta Boca em busca da Glória Eterna da Libertadores
ouvir:
Em busca do inédito título da Copa Libertadores, o Fluminense recebe o Boca Juniors (Argentina), a partir das 17h (horário de Brasília) deste sábado (4) no estádio do Maracanã. A Rádio Nacional transmite ao vivo a decisão da principal competição de clubes da América do Sul.

Título inédito
Derrotado na única final de Libertadores que alcançou até então na história da competição (com revés de 3 a 1 na disputa de pênaltis para os equatorianos da LDU em pleno Maracanã no dia 2 de julho de 2008), o Tricolor das Laranjeiras tenta conquistar pela primeira vez a Glória Eterna da Libertadores.
Para isto, a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz aposta tanto no bom futebol como na sua força como mandante. Em seis partidas jogando em casa, a equipe brasileira não sofreu nenhuma derrota (foram 2 empates e 4 vitórias, uma delas uma goleada de 5 a 1 sobre os argentinos do River Plate na fase de grupos).
Em entrevista coletiva concedida na última sexta-feira (3) o capitão da equipe tricolor, o zagueiro Nino, comentou a oportunidade de decidir a competição em casa: “É especial viver esse momento no Maracanã. Desde que soubemos que a final seria aqui, [estar aqui] foi um objetivo que traçamos. Ficamos muito felizes e conhecemos o campo, mas não sei se é tão determinante. Sei que teremos pessoas queridas presentes, como nossa família e torcida, o que nos enche de motivação e faz com que entremos em campo com um algo a mais”.
Neste contexto a expectativa é de que o Fluminense tente atuar valorizando a posse de bola e abusando da qualidade de seus homens de frente, que criam boas oportunidades para o artilheiro argentino Germán Cano, artilheiro isolado da atual edição da Libertadores com 12 gols. Mas a grande dúvida do torcedor tricolor está na equipe titular que o técnico Fenando Diniz mandará a campo.
“Diferente do Almirón [técnico do Boca], vocês terão que imaginar […]. A base de minha estratégia é colocar [em campo] o melhor time para cada jogo. É isso que farei amanhã”, afirmou Fernando Diniz.
AGÊNCIA BRASIL
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PUREZA: O DESCASO E A FALTA DE RESPEITO COM OS CONSUMIDORES DE TODA A REGIÃO DO RIACHO SECO POR PARTE DA CAERN É VERGONHOSO
Foto: Internet (Olheiro de Pureza)
A Redação do Sistema de Comunicação Rádio e Web Tv Touros tem recebido quase que diariamente,reclamaçãoes sobre o descaso da CAERN com os consumidores de toda a Região do Riacho Seco,zona rural do município de Pureza,sobre a falta constante do líquido precioso nas torneiras. No entanto, a conta chega todos os meses sem nenhum atraso,cobrando um verdadeiro absurdo.
Parece piada,mas é a pura verdade. Na Terra das águas cristalinas, ainda temos comunidades que sofrem com a falta d'água.
Veja abaixo, mensagens recebidas nesta sexta,feira,03/11/2023.
[13:31, 03/11/2023] Olha aí o absurdo 15 dias sem chegar água mas o papel da água Chega ou o valor
[13:31, 03/11/2023] É vergonhoso viu o negócio desse para nós moradores do interior
Rádio e Web Tv Touros
Mais Qualidade na Informação
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Locais de provas do Enem 2023 no RN serão monitorados em tempo real pela Neoenergia
Foto: Érico Andrade/g1
Aproximadamente 107,7 mil estudantes em todas as regiões do Rio Grande do Norte estão se preparando para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 12 de novembro. Para garantir a confiabilidade do sistema elétrico e garantir a disponibilidade de energia em 257 locais de prova distribuídos em 40 municípios potiguares, a Neoenergia Cosern realizou uma extensa operação de manutenção preventiva em circuitos elétricos. Durante os dias do exame, a empresa também está reforçando suas equipes de plantão e sobreaviso.
“A Operação Enem é uma das maiores executadas pela Neoenergia Cosern todos os anos. Para garantirmos que todos os locais de provas tenham energia de qualidade ao longo da realização do Exame, montamos um planejamento com ações que são desenvolvidas ao longo do ano, com manutenções preventivas da rede e, nos dias das provas, com o monitoramento em tempo real através do nosso Centro de Operações Integradas, o COI”, afirma o engenheiro eletricista Daniel Burgos, supervisor do COI.
Seguindo o plano elaborado pelo Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora, todos os locais de aplicação das provas, tanto impressos quanto digitais, foram identificados e georreferenciados. Em áreas de maior concentração de candidatos durante o exame, como os prédios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por exemplo, a Neoenergia Cosern intensificou a inspeção da rede elétrica. Em colaboração com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), a distribuidora orientou os responsáveis pelos prédios públicos e privados cedidos para a realização do Enem a fazer em revisões preventivas na rede interna de energia elétrica.
Durante os dias das provas, a Neoenergia Cosern contará com 97 eletricistas em regime de plantão, 47 viaturas, 10 técnicos e três engenheiros treinados no COI, além de diversos colaboradores oferecendo apoio técnico. Além disso, os trabalhadores terceirizados ficarão posicionados em pontos estratégicos para um pronto atendimento às ocorrências.
Municípios que sediarão o Enem 2023
Acari
Açu
Alexandria
Alto do Rodrigues
Angicos
Apodi
Areia Branca
Baraúna
Caicó
Canguaretama
Caraúbas
Ceará-Mirim
Currais Novos
Extremoz
Goianinha
Ipanguaçu
Jardim de Piranhas
João Câmara
Jucurutu
Luís Gomes
Macaíba
Macau
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parelhas
Parnamirim
Patu
Pau dos Ferros
Portalegre
Santa Cruz
Santo Antônio
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel
Tibau
Touros
Umarizal
Vera Cruz
AGORA RN
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Na reta final para o Enem, cuidados devem ser com o corpo e a mente
Foto: EBC/Agência Brasil
Uma dica é evitar estudos intensos na véspera da prova
ouvir:
Os dias que antecedem a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser de muita tensão e nervosismo para os candidatos. Mas alguns hábitos podem ser adotados para que a ansiedade não atrapalhe o seu desempenho.
A primeira dica é evitar estudos intensos na véspera da prova. “O que eles tinham que ter de aprendizado já deve ter ocorrido, então na última semana a revisão deve ser de forma mais tranquila e sem pressão”, orienta a coordenadora de convivência ética do Colégio Sigma, de Brasília, Paula Cavalcante.
Ler um livro, assistir a um filme, dar uma caminhada e estar com a família e com amigos são boas opções para passar esse tempo. As atividades físicas podem ser uma válvula de escape para a ansiedade, mas também devem ser praticadas com moderação, para evitar lesões, diz a professora.
A alimentação na véspera e no dia da prova também merece atenção. A dica é manter uma alimentação leve e evitar alimentos que façam mal ao trato digestivo. “A véspera do Enem não é dia de comer coisas diferentes”, aconselha a orientadora educacional e psicopedagoga do colégio Mopi, do Rio de Janeiro, Adriana Ferreira.
Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática.
Ansiedade
Em um momento importante e decisivo como este, a ansiedade é natural, mas deve ser controlada para não atrapalhar o desempenho dos candidatos. “Quanto melhor estiverem emocionalmente, melhores serão os resultados”, diz Paula Cavalcante. Segundo ela, descansar a mente é extremamente importante neste momento e quem já tem o hábito de fazer meditação ou respiração guiada pode lançar mão desses recursos antes e durante a prova.
Para o momento da prova, a principal orientação da professora Adriana é beber água. “Estudante hidratado consegue pensar melhor”. Ela também aconselha o aluno a levar algum alimento que seja fonte de caloria e também de prazer, como um chocolate por exemplo.
Caso o estudante perceba que o nervosismo está atrapalhando, é indicado beber água e dar uma pausa para respirar. “Oxigene seu cérebro, isso não é perda de tempo, é ganho, pois se entrar em uma crise de ansiedade, não vai conseguir resolver as questões”, afirma Adriana.
Dicas para driblar a ansiedade
Antes da prova:
Manter alimentação leve, evitando comidas diferentes do habitual
Fazer atividades físicas leves
Assistir a um filme, ler um livro, fazer uma caminhada
Conversar com a família e amigos
Não fazer estudos intensos
Se sentir necessidade, revisar anotações e mapas mentais
Na hora da prova:
Beber água
Levar um lanche leve e saboroso
Se ficar nervoso ou ansioso, fazer uma pausa para ir ao banheiro
Fazer respiração consciente
AGÊNCIA BRASIL
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PUREZA É NOTÍCIA: MORADORES DA RUA DA PEDRA E DE OUTRAS RUAS EM CANA BRAVA VOLTAM A RECLAMAR DA FALTA D'ÁGUA EM SUAS RESIDÊNCIAS.
Foto: Cedida
Moradores solicitam que o problema recorrente da falta d'água na Rua da Pedra,principalmente para quem reside próximo a divisa com o Distrito de Boa Cida, onde a falta do líquido precioso é constante,seja resolvido por parte da atual gestão municipal de Pureza. Inclusive, que haja uma fiscalização sobre o grande desperdício de água, por parte de muitos consumidores.
Veja alguns relatos:
www.radiowebtouros.com.br
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO
Estudantes terão facilidades para quitar dívidas com o Fies
Lei sancionada por Lula cria condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do Fies celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos até junho de 2023
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O Presidente da República,Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, nesta quarta-feira, 1º de novembro, o Projeto de Lei nº 4172/2023, que altera a Lei nº 10.260/2001 (Lei do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies) e dá outras providências. A alteração será significativa para quem tem dívidas do Fies. Atualmente, existem 1,2 milhão de contratos inadimplentes, com saldo devedor de R$ 54 bilhões.
Na prática, o PL cria condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do Fies celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023. Com a sanção do Presidente Lula, a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e é conhecida como Lei do Financiamento Estudantil ou Lei do Fies, passa a vigorar com alterações.
Aos estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 será concedido desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.
O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, participou do ato de sanção da lei ao lado do Presidente da República, no Palácio do Planalto. Na ocasião, o Ministro destacou a importância do ato que permitirá o refinanciamento das dívidas de alunos. “Quem já se formou e está devendo o Fies poderá ter descontos de quase 100% da dívida. É a possibilidade de esses estudantes colocarem suas contas em dia. É mais uma ação importante do governo federal para os jovens brasileiros”, disse.
O Presidente Lula também aproveitou a sanção para incentivar os jovens a resolverem suas pendências com o Fies. “Quem está devendo, quem está inadimplente poderá, a partir de agora, saldar a dívida com desconto. Queremos que nossos jovens estudem pagando o mínimo necessário”, afirmou o Presidente.
Parcelamento – O estudante beneficiário que tenha débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023 poderá liquidá-los por meio da adesão à transação, nos seguintes termos:
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE e da Secom-PR
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pela 1ª vez, brasileiros que estavam na Cisjordânia são resgatados
32 passageiros seguiram para destinos diferentes no Brasil
ouvir:
A aeronave VC-2 (Embraer 190), cedida pela Presidência da República, que pousou na manhã desta quinta-feira (2) na Base Aérea de Brasília, foi a nona que regressou ao Brasil pela Operação Voltando em Paz, do governo federal, desde o início das hostilidades no Oriente Médio. Mas, foi a pioneira a trazer cidadãos brasileiros resgatados do território palestino da Cisjordânia. Os outros oito voos anteriores da Força Aérea Brasileira (FAB), repatriaram brasileiros que estavam em Israel.

Neste último voo da missão brasileira, os passageiros transportados partiram, na quarta-feira (1º), de Aman, na Jordânia, país vizinho a Israel, após negociações diplomáticas realizadas pelo Ministério das Relações Exteriores.
Dos 32 passageiros, 30 são brasileiros e, ainda, há um palestino e uma jordaniana, casados com brasileiros. Deste total de transportados, 12 são homens; 9 são mulheres e 11 são crianças. Entre os adultos, seis são idosos, dois deles cadeirantes, que receberam ajuda para descer da aeronave. Na chegada, o grupo acenou com bandeiras do Brasil e da Palestina.
Apenas uma passageira permaneceu em Brasília. As demais famílias repatriadas terão outros destinos finais. Das seis pessoas que desembarcaram na escala feita no Recife (PE), às 5h35 da manhã, três pessoas ficaram na capital pernambucana e três seguiram para Fortaleza (CE).
A partir da capital federal, oito pessoas viajarão para Foz do Iguaçu (PR); cinco irão a São Paulo (SD); quatro, a Florianópolis (SC); três, Rio de Janeiro (RJ); dois, em Curitiba (PR); dois, em Goiânia (GO); e um para Porto Alegre (RS).
Resgatados
A Agência Brasil conversou com alguns desses passageiros no desembarque, na capital federal, antes deles voarem para outros estados, até o fim do dia.
O primeiro a descer do avião e segurar um dos lados da bandeira do Brasil, Jalil Abdel, de 70 anos, contou que a guerra entre Israel e Hamas foi iniciada no momento em que ele fazia a visita anual à família na cidade de Ramala. Apesar de voltar em segurança ao Paraná, Jalil confessa que continua preocupado com os parentes que permaneceram na Cisjordânia. “Minha filha e minha esposa estão lá. Fico preocupado pela repressão que a gente tem lá. Muita repressão.”

Jalil Abdel e Mahmoud Abdel Aziz no Brasil - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Na outra ponta da bandeira verde e amarela, outro resgatado contemporâneo de Jalil, também com 70 anos, o palestino Mahmoud Abdel Aziz, sentiu que estava correndo perigo naquele território. Agora, Mahmoud sente gratidão por ter voltado ao Brasil, depois de uma temporada de seis meses na Cisjordânia. “É muito gostoso, é bom demais. Graças a Deus, que a gente tem a honra de ser brasileiros. Nós somos brasileiros. Agradecemos muito à nossa pátria, ao nosso pessoal, à Marinha, às Forças Armadas.”
Ao lado do avô, o brasileiro Mohammed Mahmoud, de 11 anos, voltará a Foz do Iguaçu (PR), após sair da casa que a família deixou na Cisjordânia. “Voltar para o Brasil é muito legal. Aqui, fico com meu pai, meu avô e minha avó”.
Outro palestino, Mahmoud Salim, de 43 anos, retornou com os filhos de 15, 13 e 7 anos e a esposa jordaniana, naturalizada brasileira, após ter passado dois anos em Ramala. O palestino conta que foi visitar familiares em outra cidade da Cisjordânia e não conseguiu retornar para casa. Pesou da decisão de Mahmoud de voltar a São Paulo, onde já morou por oito anos, a piora da situação na Cisjordânia, desde o início do conflito na região. “Se você quiser passar para outra cidade, está perigoso. Ao lado da minha casa, jogaram bombas, balearam o pescoço de um cara. Perdi dois amigos. Agora, lá, está difícil. Eles colocam o [posto de] controle na saída e, às vezes, batem no pessoal por nada.”
"Se o consulado [do Brasil] não ajudasse a gente, nunca passaríamos na fronteira. A gente passou na fronteira da Jordânia porque estava no carro do consulado à frente do ônibus e eles passaram a gente no controle. Fiz contato com a embaixada e falei estou com medo, está perigoso e preciso voltar do Brasil logo, porque estou com medo, e pela minha criança”, descreveu Mahmoud Salim.
Já Amer Azis, de 40 anos, voltará a Foz do Iguaçu (PR), acompanhado dos quatro filhos, após ter ficado dois meses na Cisjordânia, onde os filhos moravam. No colo Amer, o pequeno Tarek e a esperança de melhores dias. “Depois que a gente passou tudo lá, com o que está acontecendo e sendo visto por todos, a situação ficou bem complicada. Mas, vamos ver, se Deus quiser, a situação vai melhorar para poder voltar a ter uma segurança maior. Porque, hoje, está complicado. Se acalmar, poderemos voltar. Se não acalmar, vou ficar aqui [no Brasil].
A única passageira que vai morar no Distrito Federal, Nazmieh Mohamed, de 72 anos, foi recebida pelos filhos, no desembarque tradicional do Aeroporto de Brasília. Ela relatou muito medo. "Tem muito brasileiro na Faixa de Gaza e ninguém está seguro lá". Entrevista foi dada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Assistência médica e psicológica
Antes do pouso, o tenente-coronel Garcez, da FAB, informou sobre a situação de vulnerabilidade emocional de alguns passageiros vindos da Cisjordânia, pelo fato da região também ter sofrido com ataques militares e restrições. “Então, é uma condição até um pouco diferente do pessoal que veio de Tel Aviv [Israel]. E não tão crítica como a situação do pessoal que está em Gaza”, descreve.
Por isso, durante o voo, os passageiros vindos da Jordânia, tiveram assistência médica e psicológica de profissionais da FAB. A bordo, foram realizadas 13 consultas entre médicas e psicológicas, devido a existência de pessoas com comorbidades (doenças) prévias, que requeriam cuidados especiais.
Do ponto de vista psicológico, o atendimento junto a alguns passageiros resgatados que necessitavam de assistência, foi feito para aliviar a ansiedade, a dar perspectivas que não os lembrassem o conflito da região. Para desvincular os passageiros do ambiente da guerra, a aeronave ainda promoveu espaços lúdicos para as crianças desenharem com brinquedos e blocos de montar.
O capitão médico da Força Aérea Brasileira, Gustavo Messias Costa, que fez parte da tripulação descreveu a prestação da assistência com foco no bem-estar e saúde mental de passageiros e tripulantes. “Foi fundamental também a equipe contar com a presença de uma psicóloga a bordo. Esse trabalho multidisciplinar foi fundamental durante essa missão”.

Médico Gustavo Costa acompanhou brasileiros Marcelo Camargo/Agência Brasil
O capitão médico ficou emocionado ao relatar que se sente honrado por cumprir os juramentos feitos quando se tornou médico e quando entrou nas forças armadas. “ Para mim, não tem preço. Não vai ter qualquer coisa material no mundo que me traga essa sensação de ver uma criança sorrindo, um idoso chegando e falar que essa terra é maravilhosa para ele, que aqui a gente tem paz, que aqui a gente tem condições de viver com futuro”, revelou Gustavo Costa.
Balanço
Com o pouso da nona aeronave VC-2 (Embraer 190), são 1.445 passageiros e 53 pets resgatados em voos que já regressaram ao Brasil.
As aeronaves que já pousaram no Brasil são:
KC-30 (Airbus A330 200): 211 passageiros
KC-30 (Airbus A330 200): 214 passageiros + 4 pets
KC-390 Millennium (Embraer): 69 passageiros
KC-30 (Airbus A330 200): 207 passageiros + 4 pets
KC-30 (Airbus A330 200): 215 passageiros + 16 pets
KC-30 (Airbus A330 200): 219 passageiros + 11 pets
KC-390 Millennium (Embraer): 69 passageiros + 9 pets
KC-30 (Airbus A330 200): 209 passageiros + 9 pets
VC-2 (Embraer 190): 32 passageiros TOTAL: 1.445 passageiros e 53 pets
De acordo com a FAB, a aeronave VC-2 (Embraer 190), cedida pela Presidência da República, retornou ao Brasil para manutenção rotineira que estava previamente agendada. No lugar, outro avião de mesmo modelo foi para o Cairo (Egito) e, no momento, aguarda autorizações para resgatar brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
Ainda não há previsão de pouso no Brasil desta décima aeronave.
Até o momento, na lista dos mais de 576 estrangeiros autorizados a deixar Gaza, não há brasileiros.
O governo brasileiro já doou purificadores de água portáteis; kits de medicamentos; insumos; e mantimentos para assistência humanitária, aos brasileiros moradores de territórios palestinos.
Avião com brasileiros resgatados da Cisjordânia chega a Brasília
Agência Brasil
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________













C U L T U R A
Festival DoSol 2023: maratona de shows pelos 20 anos começa sábado (4)
Foto: Brenda Guerra/Divulgação